Como administrar um consultório médico: Veja abaixo as 5 dicas para sair na frente

Como adminstrar o consultorio médico e ter o controle de fluxo de caixa organizando o atendimento com o paciente e com os prontuários

Você está buscando informações para administrar  um consultório, então fizemos um estudo para você médico sobre a melhor forma para conseguir faturar mais e reduzir custo fixo e variáveis.  

Para conseguir uma boa gestão precisa seguir alguns passos como, definir algumas metas, fazer o monitoramento do sobre o que foi traçado e avaliar de tempo em tempo. 

Para administrar um consultório será preciso fazer o levantamento sobre  todas as informações e garantir a colaboração e desempenho de todos funcionários, para conseguir atingir a meta traçada.

Administrar um consultório médico: Veja as dicas

Com o uso da tecnologia, está mais fácil administrar um consultório médico com informações proveniente. As agendas eletrônicas, hoje em dia, não deixa que a secretária marque dois pacientes ao mesmo tempo, ou cometa outros erros como esse.

A confirmação de consulta via e-mail ou SMS, também pode ser feita pela agenda eletrônica. Além disso, isso ajuda o médico a saber como será o seu dia no consultório em poucos minutos, e na palma de sua mão e fazendo a gestão de consultas.

Como ser pessao juridica e pessoa fisica para médicos

Ademais, softwares de gestão são uma ótima escolha para administrar o consultório e deixar disponível as informações dos pacientes da semana ou do mês como por exemplo. Assim como também os preços dos serviços a serem oferecidos.

Esses softwares otimizam o tempo e facilitam a assessoria das clinicas.

Marketing para consultório médico

Hoje em dia, a internet e o marketing são ferramentas que possibilitam uma maior expansão da imagem, ou de um produto específico, por tanto divulgando os serviços médicos será possível expandir para mais pacientes e assim aumentar o faturamento.

Todavia, o Conselho Federal de Medicina (CFM) coloca algumas regras relacionadas à publicidade na área. Porém, você pode utilizar o marketing de conteúdo a seu favor.

Faça vídeos falando sobre a sua especialidade médica, as doenças que nosso corpo pode ter e como combatê-las. Publique artigos seus e de outros amigos da área.

Além disso, ter redes sociais e divulgar informações é importante. Assim como criar um blog ou um canal no YouTube.

Administrar e gerencia as finanças do consultório médico

No começo, você pode até pensar que irá gastar muito sem ter um retorno imediato no investimento para administrar o consultório. Mas é necessário investir, para que o sua clinica atenda com qualidade os seus pacientes.

De acordo com a especialidade que pretende oferecer, você terá que investir na compra de materiais para a realização de exames, e também em móveis confortáveis, pois nada melhor que um ambiente aconchegante para aguarda o atendimento.

Além disso, é preciso ter um estoque de insumos para que não seja surpreendido com a falta deles e não possa atender o seu paciente.

Organização financeira

Mas, para isso, a organização financeira é crucial. Uma dica é elaborar uma planilha com o dinheiro disponível e com os gastos para melhor gerenciamento da clinica. Pois te ajudará no controle do dinheiro, para evitar ficar no vermelho.

Uma outra dica de como gerenciar um consultório médico, é sempre separar suas despesas pessoais com a do trabalho.

Estipule um salário mensal fixo para o pagamento pessoal e deixe em caixa o dinheiro destinado para o consultório para usar nas necessidades como conta de luz, água e em qualquer outra eventualidade, como a compra de novos equipamentos, por exemplo.

Ofereça um ambiente agradável e encontre um local de fácil acesso

É necessário oferecer um ambiente agradável para a sua equipe. Portanto, focar no bem estar mental e físico, colabora para que o trabalho da sua equipe seja satisfatório. Além disso, encontrar um local estratégico também é essencial.

O ideal é buscar um local de fácil acesso, para que os clientes não tenham problema para encontrar e ter acesso à clínica.

Ademais, observar o perfil de seus pacientes, ajuda a montar uma sala de espera agradável.  Uma música ambiente e TV com volume baixo são comuns em todos os consultórios médicos.

Quanto custa abrir uma empresa simples naciona e qual o valor em dinheiro que irá gastar

Consultório médico com ambiente ideal para seu paciente

Entretanto, você pode ir além. Pense na decoração, usar a arte, livros e revistas fazem a diferença. Se a sua área for infantil ou algum paciente precisar levar seus filhos à consulta, ter brinquedos, livros de colorir ou revistas em quadrinhos são uma bela distração.

Em alguns momentos, o consultório pode ficar cheio. Com isso, colocar máquinas de bebidas além da água e do café, mostram que o médico se preocupa com o bem estar do paciente.

Então, agora é só seguir as nossas dicas de como administrar um consultório médico, e começar certo o seu negócio!

Rolar para cima