Como registrar o contrato para abrir uma empresa na junta comercial

Como fazer passo a passo abertura de empresa na junta comercial.

Pois bem, é fato que o brasileiro tem o empreendedorismo no sangue e consegue aproveitar as oportunidades que surgem para garantir seu sustento. No entanto, para poder tirar as ideias do papel, é preciso saber como fazer abertura de empresa passo a passo.

O fato é que só de pensar em abrir uma empresa, muitos já começam a suar frio, mas a verdade é que não há motivos para isso, pois com as informações certas, você pode realizar esse processo e pôr seu negócio em prática.

Dito isso, vamos ver a seguir como fazer abertura de empresa passo a passo e tudo o que você precisa para passar por esse processo de forma rápida e o mais simples possível. Vamos lá?!

Custos de abrir uma empresa

Antes mesmo de colocar as mãos na massa e aprender como fazer abertura de empresa passo a passo, é interessante conhecer os custos que todo esse processo pode trazer para você.

Segundo a pesquisa divulgada pela Firjan, o custo médio para a abertura de uma nova empresa é de R$ 2.038. No entanto, pode haver uma variação de até 245% de acordo como município ou área de atuação.

Mais do que isso, é essencial lembrar que ainda existem alguns custos indiretos que podem ser sentidos no bolso, tais como a reforma de um ponto comercial, montar o seu escritório e até mesmo os gastos com um contador, que é indispensável nesse processo.

Uma dica é que o ponto comercial já esteja montado desde o princípio da abertura do registro, visto que o zoneamento pode acabar impedindo a realização de determinadas atividades em determinadas regiões.

Afinal, como fazer abertura de empresa passo a passo?

Pois bem, a primeira coisa que você precisa saber se quer seguir o passo a passo para abertura de empresa é a respeito dos documentos necessários para isso, tais como alvarás, licenças e inscrições.

Vale ressaltar que mesmo depois de ter o CNPJ e de estar inscrito na Previdência, ainda existem alvarás municipais e estaduais, além de registros e licenças que são necessárias para funcionar de forma legal.

Já a falta de algum deles pode acarretar atraso ou inviabilização no processo de abertura de empresa, o que não é nada bom.

Dito isso, vamos ver como fazer abertura de empresa passo a passo:

Contrate um contador

Esse profissional é essencial na abertura e manutenção da sua empresa. Ele que irá organizar seu empreendimento e manter a documentação em dia, conforme a lei, além de contribuir para a gestão e controle financeiro do negócio.

A importância de um contador com experiência, é de total relevância para empresa conseguir economizar, devido ao estudo tributário  da mesma. 

o que é um contrato social, para que serve e veja o passo a passo desse documento do nascimento da empresa

Contrato social

De uma forma bem simples, é a elaboração desse contrato que vai definir detalhes sobre a participação de capital de cada sócio, bem como as atividades que a empresa exercerá e o seu funcionamento, incluindo modelo tributário.

Depois disso, é preciso também averiguar se o objeto e o nome social da empresa estão disponíveis para que esse documento possa ser redigido e, posteriormente, reconhecido e cartório e assinado por um advogado, caso seja necessário.

Registro da Junta Comercial

Esse registro pode ser feito na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do estado e é com ele que a sua empresa passa a oficialmente existir.

É preciso fazer ele antes de obter seu CNPJ, mesmo que ele não autorize a empresa a funcionar, é essencial para seguir a legalização da mesma.

Saiba os erros que podem acontecer no contrato social para registrar na junta

  • Formação correta do nome empresarial de acordo com a natureza jurídica
  • Definição correta do objeto social da empresa, de acordo com os CNAES
  • Consulta prévia do nome empresarial
  • O contrato social deve estar de acordo com as leis e códigos civis de cada modelo de empresa
  • Antes de abrir a empresa precisamos de aprovação da viabilidade pela prefeitura
  • Preencher corretamente as informações para não dar exigência 
  • Liberação da viabilidade na prefeitura
  • Distribuição correta de quotas e porcentagem de capital social
  • As datas precisam estar corretamente, pois também da exigência 
  • Colocar uma data no contrato e outra no processo

Alvará de funcionamento

Se você quer aprender como fazer abertura de empresa passo a passo, saiba que esse é o principal documento obtido do município, sendo a autorização que possibilita à empresa que abra suas portas. Para consegui-lo, será preciso provar comprovar na prefeitura que possui todas as condições que são exigidas para o exercício de tal atividade.

Essas exigências podem variar de acordo com a área de atuação e com cada município ou estado. Sendo assim, antes mesmo de solicitar ou de se inscrever na Junta Comercial, a dica é consultar a prefeitura para ver se a atividade da sua empresa pode ser exercida no local pretendido.

Inscrição estadual

Muitos estados possuem convênio com a Receita Federal, o que torna possível conseguir a inscrição pela internet junto do CNPJ, através de um único cadastro.

Já em outros casos, a inscrição estadual precisa ser obtida antes mesmo do alvará de funcionamento, lembrando que ela é obrigatória para prestadores de serviço de comunicação e energia, bem como para o comércio, transportes e indústria.

Licenças e inscrições estaduais e municipais

Essas autorizações devem ser obtidas nos órgãos de vistoria e são essenciais para a obtenção do alvará de funcionamento. Elas podem variar muito de acordo com o município e também com o ramo de atuação e local de instalação da empresa.

Dentre elas, podemos citar a licença ambiental, licença sanitária ou a vistoria de cumprimento das normas de segurança. Além disso, algumas atividades exigem a inscrição em órgãos federais, como Ministério da Agricultura e outros.

Pronto, agora você já sabe como fazer abertura de empresa passo a passo e pode começar a reunir o que é preciso para isso. Boa sorte!

 

Rolar para cima