Dicas de como abrir uma empresa em São Bernardo do Campo – SP: Passo a Passo

empresa são bernardo do campo

Você que chegou ao nosso site procurando informações de como abrir uma empresa em São Bernardo do Campo/SP, tenho uma boa notícia, você acaba de chegar ao lado descomplicado da contabilidade! Neste artigo te ensinaremos como abrir uma empresa em São Bernardo do Campo SP, de forma muito ágil e sem enrolação.

Ter o próprio negócio, é o sonho de muitas pessoas, a liberdade de ser seu próprio chefe, ter conforto e liberdade de trabalhar onde quiser. Mas para tornar esse sonho real, é necessário que você entenda que precisará de muito empenho, dedicação, e acima de tudo foco, para atingir todos os seus objetivos, e trazer para a realidade o seu sonho.

Busque informações que auxilia para pode abrir seu próprio negocio, participe de palestras e eventos empresariais, não há nada melhor que aprender com quem já quebrou a cabeça para arriscar com o próprio negocio.  

Abrir uma empresa em São Bernardo do Campo: Quais os passos

abertura de empresa

Para sua abrir empresa em São Bernardo do campo, ficou mais fácil com internet, hoje a grande parte dos processo que antes era burocrático ficou mais moderno a tecnologia da informação, podendo abrir seu cnpj em pouco tempo

O primeiro passo para tornar seu sonho realidade é começar a planejar, ouvimos falar constantemente sobre planejamento, planejar seu negócio, fazer um planejamento completo para que nada saia errado, embora sejam frases cansativas de se ouvir tantas vezes, sem o planejamento é quase impossível uma empresa alavancar e ter sucesso.

Como um empreendedor visionário, assim que iniciar seu planejamento, precisa já pensar e definir o modelo de negócio que vai abrir, é muito importante que você entenda esse processo, para que tudo flua bem desde o início.

É preciso identificar e definir o quanto antes os produtos e serviços que serão ofertados aos seus clientes, definir se o atendimento será on-line ou presencial, é outro ponto de importância imensurável.

O planejamento de marketing é outro ponto que não pode ser deixado de lado, é através do planejamento de marketing que novos clientes chegarão a sua empresa.

Agora vamos aos pontos mais importantes de forma bem prática e simples:

  • Planejamento
  • Definir os produtos e serviços
  • Formas de atendimento
  • Estratégias de Marketing

Estes itens são os mais importantes para que você inicie seu planejamento e tire seu sonho do papel.

Qual tipo de empresa você pretende abrir?

Tipo de empresa

Após traçada a sua estratégia e ter montado seu planejamento, vamos te mostrar quais os tipos de empresa.

É muito comum vermos novos empreendedores em busca de abrir o MEI (Microempreendedor Individual) que é um tipo de empresa para quem tem um faturamento baixo, porém este tipo de empresa não oferece chances de crescimento pelas inúmeras limitações que a rodeiam.

É preciso verificar desde o início se sua atividade se encaixa no MEI, para ver se ela é permitida nesse tipo de empresa.

Para quem pretende ter um bom faturamento, o ideal  é abrir uma microempresa (ME), outra opção viável é a Empresa de Pequeno Porte (EPP), para empresários que querem faturar bastante.

Regime Tributário

Aqui te mostraremos quais os Regimes tributários que existem, ressaltando que é indicado que um escritório contábil faça todo o planejamento, para que você fique ciente de todos os impostos.

Vamos aos Regimes Tributários!

–  Lucro Presumido: regime tributário baseado no valor da estimativa fiscal do lucro, ela é uma margem lucrativa fixada por lei, que não precisa de forma necessária corresponder integralmente ao lucro da empresa.

–  Simples Nacional: regime tributário simplificado, indicado para micro e pequenas empresas, na maioria dos casos, é o regime tributário mais indicado pois permite todas as arrecadações de todos os impostos estaduais, federais e do município, todos em uma única guia, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples). É importante lembrar que a alíquota do imposto é difere para cada faturamento bruto, ele é separado em faixas, até chegar ao faturamento bruto do anual.

– Lucro Real: um regime que apura os lucros ou prejuízos por intermédio de receitas, despesas e custos, para se ter ciência dos impostos, entretanto, este regime tributário só é indicado para algumas empresas, e para tal, antes é feita uma avaliação tributária para se chegar a melhor decisão, se é viável optar por esse regime ou não.

Tipos Jurídicos para se escolher na hora de abrir uma empresa em São Bernardo do Campo - SP

tipos jurídicos de empresa

Após avaliar qual o melhor Regime Tributário para a sua empresa em São Bernardo do Campo, conheceremos agora os tipos jurídicos, que nada mais é do que a classificação que os órgãos governamentais criaram para a identificação das empresas, o regime tributário é fundamental desde o início.

LTDA: empresa constituída por duas ou mais pessoas. Que possuem um capital social, que pode ser dividido em partes iguais ou não entre todos os sócios para que seja firmada a sociedade entre eles.

–  Empresário Individual: constituído por apenas uma pessoa, onde o nome da empresa é o seu nome civil completo ou abreviado, porém, por vezes o patrimônio pessoal pode ser confundido com o patrimônio empresarial, isto também pode acontecer com o MEI (Microempreendedor Individual), vale analisar todas as possibilidades antes de determinar as escolhas quanto a este tipo de empresa.

 – Sociedade Limitada Unipessoal:É uma modalidade nova de empresa constituída por uma única pessoa, mas com o tratamento jurídico de uma Limitada. Aqui temos uma empresa cujo patrimônio do sócio está protegido, diferente do Empresário Individual e o MEI, esta é a melhor escolha para quem não quer ter uma sociedade.

 – MEI: este é o Microempreendedor Individual, esta é uma excelente opção para quem está iniciando o seu negócio, este regime tributário pode conter algumas limitações.Se você optar pelo MEI, precisa ter em mente que seu patrimônio pessoal não será diferenciado pelo MEI, e no caso de acúmulo de dívidas você será chamado de forma direta e poderá responder por isso.

Consultar a Viabilidade na Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP

Hoje em dia a Junta Comercial e muitas das prefeituras, são ligadas ao registro de empresas.

Quando você der início a abertura da sua empresa em São Bernardo do Campo, não se deve esquecer de consultar a viabilidade do local de instalação do seu negócio. Basicamente a prefeitura tem que autorizar o funcionamento da sua empresa no local que você escolheu.

Normalmente a prefeitura responde a solicitação sem demora, e caso ela seja positiva poderá seguir tranquilamente com os processos de registro.

Com toda a modernidade do mundo e com a chegada das plataformas digitais, pode-se cogitar a possibilidade de se abrir uma empresa em um endereço virtual, prestando serviços para seus clientes no conforto do seu lar.

Documentação Necessária para abrir uma empresa em São Bernardo do Campo

Assim que a prefeitura aprovar a viabilidade, é muito importante separar a documentação o mais breve possível, para que se possa agilizar todo o processo de abertura da sua empresa.

Com toda a modernidade, muitos documentos já estão disponíveis nos órgãos responsáveis através dos sites do governo, que já tem tudo bem sincronizado, de pessoas e empresas.

 

Para os sócios:

  • 1 cópia de RG ou carteira de habilitação válida de um dos sócios.

Para a empresa

  • 1 cópia simples do IPTU do imóvel onde será instalada a empresa.

Processo para abertura de empresa em São Bernardo do Campo

Junta Comercial: Logo após reunir toda a documentação e for aprovada a viabilidade na prefeitura, você deverá procurar a Junta Comercial, porém deverá ter tudo já preenchido para que sua empresa seja aberta.

Assim que estiver tudo regularizado até aqui, você receberá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), número este fixado no ato constitutivo da empresa.

Receita Federal: O Documento Básico de Entrada (DBE) é necessário para que seja possível abrir um CNPJ, este também é realizado na Junta Comercial.

Inscrição Estadual: A muitos anos, este processo já foi conhecido como o mais burocrático, mas atualmente é visto como o processo mais simples e rápido, isto se toda a documentação da empresa junto ao seu endereço e a atividade a ser exercida, alguns segmentos empresariais  são obrigados a obter a inscrição estadual, são estas: industrias, serviços de transporte intermunicipal e interestadual, comunicação e energia.

Inscrição Municipal: independente da atividade que será exercida pela empresa, ela tem a obrigação de ter a inscrição municipal regularizada e cadastrada junto a prefeitura de São Bernardo do Campo.

A Inscrição Municipal, é um tipo de autorização para que seu comercio funcione na cidade, anualmente recolherá uma taxa.

Lembrando que essa inscrição não é o alvará de funcionamento que a prefeitura emite, ressaltamos este fato para que não haja confusão na hora de reunir a documentação.

É necessário fazer a aquisição do Cerificado Digital

O Certificado Digital é um documento eletrônico que identifica empresas e pessoas, sendo um item indispensável, pois através dele, o empresário conseguirá realizar todos os procedimentos eletrônicos,

Todas as empresas necessitam deste certificado para assinar documentos digitais, registrar seus empregados, servindo também para que seja possível transmitir todas as declarações para o escritório contábil.

O Certificado Digital é necessário para o envio do e-social empresarial, ele consiste no atual sistema de escrituração digital das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais.

Alvarás e Licenciamentos para abrir uma empresa em São Bernardo do Campo

Existem algumas atividades que exigem determinados licenciamentos e alvarás.

As indústrias precisam do licenciamento da Companhia Ambiental, um Alvará do Corpo de Bombeiro (AVC) e não se pode esquecer da licença de funcionamento da prefeitura.

As atividades médicas precisam do Registro no órgão de classe, nesse caso o Conselho Regional de Medicina, em alguns consultórios médicos é necessário o alvará de funcionamento da prefeitura.

Os bares precisam de um alvará da Anvisa, um alvará do Corpo de Bombeiros e um alvará da prefeitura.

Custo da abertura de Empresa em São Bernardo do Campo - SP

Há diferença nos valores cobrados pelos escritórios de contabilidade, estes preços divergem de escritório para escritório, os preços cobrados dependem muito do tipo de empresa que o cliente pretende abrir, os valores dependem de fatores como o tipo de empresa, se é uma sociedade, um microempreendedor ou um microempreendedor individual, depende muito do negócio contábil em si.

De acordo com a atividade da empresa, é possível que o prazo para se abrir um CNPJ em São Bernardo do Campo, pode ser de 3 dias úteis, todavia o prazo para abertura da empresa será de 15 dias (variável), entretanto se os alvarás e licenciamentos estiveram ok, este prazo pode ser modificado, os sistemas automatizados do governo auxiliam muito na redução de prazos.

Agora que você conheceu todos os passos para abrir uma empresa em São Bernardo do Campo, podemos tirar algumas dúvidas!

Contrate um contador

Um contador te auxiliará em todo o processo, nas obrigações fiscais e também nas assessorias trabalhista, fiscal e tributária.

Ele te ajudará na terceirização da gestão financeira, que já faz parte da realidade de muitas empresas, neste e em outros casos, um contador é de extrema eficácia e agilidade.

Nada pode substituir um bom contador na hora da consultoria contábil, do planejamento tributário, elaboração de contratos sociais, abertura e alteração e no processo de fechamento da empresa.

Um contador é o mais apto quando se trata de abrir uma empresa, seja ela um ME (Microempreendedor) ou uma EPP (Empresa de Pequeno Porte), sem enrolações.

A Contabilidade Olimpia

Escritório de Contabilidade Olímpia

Nós da contabilidade Olimpia estamos a disposição para realizar todo o processo de abertura da sua empresa, independente de qual seja o tipo de empresa escolhida!

Contamos com uma equipe de contadores especializados e pronto para te atender, e o melhor de forma on-line, sem dores de cabeça e sem a necessidade de que você se desloque do seu lar.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente! Estamos prontos para atendê-lo!

Veja Também:

Como montar uma fabrica de pão de queijo

Super Passo a Passo de como abrir uma empresa

Abrir uma empresa pouco dinheiro

Rolar para cima