Abrir uma empresa em São Caetano do Sul – SP

Se você quer saber como funciona a abertura de empresa em São Caetano do Sul SP chegou ao lugar certo! Aqui você encontrará todas as informações necessárias para abrir um negócio de sucesso em São Caetano do Sul.

Vamos te ajudar em um passo a passo dinâmico e desenrolado em todo o processo, desde a documentação, e todas as informações importantes para que seu ingresso no mercado empreendedor alavanque e você realize seu sonho.

Aqui é o lado descomplicado da contabilidade, te guiaremos através deste artigo em todo o processo para a abertura de empresa em São Caetano do Sul! Vamos ao primeiro passo e o fundamental: Tirar seu projeto do papel, e ir atrás de todos os registros necessários para que sua atividade seja iniciada o mais breve possível!

É importante escolher o seu sócio, mas se seu plano é abrir uma empresa sem um sócio, vamos te auxiliar de ambas as formas, para que não restem dúvidas.

A cidade de São Caetano do Sul

São Caetano do Sul foi eleita pela PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) no ano de 2017 com o melhor índice de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, a cidade possui um dos melhores PIB’s do país, que fazem com que a ela seja vista como um excelente polo de desenvolvimento comercial.

A cidade conta com grandes empresas instaladas, como a GM que é considerada uma gigante automobilística, trazendo uma enorme demanda de serviços e produtos prestados por fornecedores. Na cidade é possível encontrar também, a matriz das lojas Americanas, instigando ainda mais o desenvolvimento do comercio da cidade.

Se pesquisarmos a fundo constataremos que o desenvolvimento econômico do município está crescendo constantemente, sua renda per capita vem aumentando muito ao longo dos anos, tornando este lugar em um terreno fértil para acolher novos empreendedores, que aqui terão grandes chances de se desenvolver economicamente.

Quais passos devo seguir para abrir minha empresa em São Caetano do Sul?

Na sequência de passos que iniciaremos agora, não podemos esquecer do principal, o primeiro a ser seguido: O Planejamento, que é de extrema importância, ele deve ser feito bem no inicio, sem um planejamento completo é impossível se dar inicio a uma empresa de sucesso, ele é o principal passo para desbloquear suas ideias.

O planejamento servirá para te dar um norte do seu negócio, nele devem conter informações importantes como: Qual o tipo de empresa? Qual o público-alvo? Quais produtos/serviços serão prestados?… Entre outros pontos que não podem faltar.

Quando o planejamento estiver pronto, será a hora de começar a dar forma ao seu empreendimento! Você deve planilhar, calcular, colocar no papel todas as informações, e calcular também o preço do seu investimento.

Tipos de negócio e Regime Tributário

Após todo o processo de planejamento ser concluído, certamente você já começou a pensar na sua estratégia, chegou o momento de avaliar qual o tipo de empresa que você abrirá, e claro, começar a identificá-la.

Mesmo que o MEI (Microempreendedor Individual) seja o Regime Tributário mais procurado, ele não é o mais indicado para quem quer faturar muito, pois não oferece garantias de crescimento da empresa.

Para aquele empresário que visa faturar um pouco mais, é indicado o ME (Microempreendedor), para quem busca um bom lucro no decorrer do ano.

Uma Empresa de Pequeno Porte (EPP) é indicada para quem está projetando faturar consideravelmente.

Existem outros tipos de Regime Tributário, que listaremos logo abaixo:

  • Lucro Presumido:Este é um tipo de regime tributário embasado no valor da estimativa fiscal do lucro, explicando, ela é uma margem de lucro fixada por lei, que não necessariamente necessita corresponder integralmente ao lucro da empresa.
  • Simples Nacional:Aqui temos um regime tributário simplificado, indicado para micro e pequenas empresas, na maioria dos casos, é o regime tributário mais indicado pois permite todas as arrecadações de todos os impostos estaduais, federais e do município, todos em uma única guia, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples). É importante lembrar que a alíquota do imposto é diferente para cada faturamento bruto, ele é separado em faixas, até chegar ao faturamento bruto do ano, com o valor máximo de 4,8 milhões.
  • Lucro Real:Aqui temos um regime que apura os lucros ou prejuízos por intermédio de receitas, despesas e custos, para se ter ciência dos impostos, entretanto, este regime tributário só é indicado para algumas empresas, e para tal, antes é feita uma avaliação tributária para se chegar a melhor decisão, se é viável optar por esse regime ou não.

Quais são os Tipos Jurídicos?

No tópico anterior citamos os Regimes Tributários para a sua empresa, certamente você identificou em qual regime seu negócio se encaixa, agora vamos conhecer os Tipos Jurídicos, um passo muito importante na sua jornada como futuro empreendedor.

É muito importante você se atentar aos Tipos Jurídicos logo no inicio, sem ele é impossível seguir para os próximos passos.

Os Tipos Jurídicos são termos criados pelos órgãos governamentais para identificar as empresas dos brasileiros, é mais conhecido pelo termo firma.

Abaixo citaremos os tipos, leia cada um atentamente, e não se esqueça de anotar em qual a sua empresa se encaixa.

  • Empresário Individual: constituído por um indivíduo, onde o nome da empresa é o seu nome civil completo ou abreviado, porém, por vezes o patrimônio pessoal pode ser confundido com o patrimônio empresarial, isto também pode acontecer com o MEI (Microempreendedor Individual), vale analisar todas as possibilidades antes de determinar as escolhas quanto a este tipo de empresa.
  • Sociedade Limitada Unipessoal: É uma modalidade nova de empresa constituída por uma única pessoa, mas com o tratamento jurídico de uma Limitada. Aqui temos uma empresa cujo patrimônio do sócio está protegido, diferente do Empresário Individual e o MEI, esta é a melhor escolha para quem não quer ter uma sociedade.
  • MEI: este é o Microempreendedor Individual, esta é uma excelente opção para quem está iniciando o seu negócio, este regime tributário pode conter algumas limitações. Sê você optar pelo MEI, precisa ter em mente que seu patrimônio pessoal não será diferenciado pelo MEI, e no caso de acúmulo de dívidas você será chamado de forma direta e poderá responder por isso.
  • LTDA:empresa constituída por duas ou mais pessoas. Que possuem um capital social, que pode ser dividido em partes iguais ou não entre todos os sócios para que seja firmada a sociedade entre eles.

Viabilidade na Prefeitura de São Caetano do Sul - SP

viabilidade

Quando falamos em abrir uma empresa em São Caetano do Sul, é preciso verificar a viabilidade do local escolhido para seu negócio perante a Prefeitura de São Caetano do Sul.

Com a era informatizada e acesso a internet, a maioria das prefeituras, ficaram interligadas com o Sistema de Registro.

A atividade da sua futura empresa deve sem exceções ser autorizada pela prefeitura, para que funcione no local que você escolheu.

Olha a documentação! Caneta e Papel em Mãos!

Quando a viabilidade da sua empresa for aprovada, é de suma importância que você separe toda a documentação. Como citado no tópico anterior, com toda a modernidade e acesso a internet, não é necessária aquela lista gigantesca de documentos, o governo tem acesso a todos os dados de todas as pessoas e empresas.

Vamos a lista a seguir:

Para sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de endereço residencial de todos os sócios e certidão de casamento, se casado;
  • 1 cópia já autenticada de RG já com o CPF ou carteira de habilitação de ambos;
  • Recibo da entrega de declaração do IR (de um sócio), se tiver declarado no ano da abertura da empresa.

Para a empresa:

  • 1 cópia simples do IPTU do imóvel onde será instalada a empresa;
  • 1 cópia simples do contrato de locação ou contrato de compra e venda.

 

Vamos ao Processo para abertura de empresa em São Caetano do Sul

tabela do inss 2023

A Junta Comercial do Estado de São Paulo JUCESP

Para começar o processo de abertura de empresa em São Caetano do Sul, é de muita importância primeiramente se dirigir a JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo)

Quando toda documentação estiver reunida, a viabilidade da prefeitura ter sido aprovada, e tudo estiver devidamente preenchido.

Após ser aprovado, você receberá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), que é criado pela JUCESP, e anexado ao ato constitutivo da empresa.

 

CNPJ

cnpj

Quando os documentos da JUCESP estiverem devidamente registrados, você terá o seu número de CNPJ, que será emitido pela Receita Federal.

Tanto o processo de abertura de empresa da JUCESP quanto o da Receita Federal, são bem rápidos na cidade de São Caetano do Sul.

O processo é tão rápido que geralmente em três dias úteis, o seu CNPJ já terá sido emitido, mas para tanto, é necessário que um escritório contábil realize todos os trâmites.

Inscrição Estadual

Por muitos anos este processo foi visto como o de maior burocracia, nos tempos atuais, ele é o mais ágil de todos, mas isto só acontece se estiver tudo certo com o endereço da empresa, e bem definida a atividade que será exercida.

Há alguns segmentos empresariais que tem a obrigatoriedade de ter a inscrição estadual, podemos citar: serviços de transporte, comércio e indústrias, entre outros.

Pode acontecer do contribuinte ser notificado e ter de apresentar os documentos para que seja emitida a inscrição estadual.

Provavelmente você já possua esses documentos: contrato de compra e venda ou locação, documentos dos sócios e IPTU.

Registros e Alvarás de Funcionamento

Para certas atividades é necessário que a empresa apresente alguns licenciamentos, as indústrias por exemplo necessitam do licenciamento da Cetesb, licença de funcionamento da prefeitura e alvará do Corpo de Bombeiros.

Atividades que dependem de regulamentação profissional, devem registrar suas empresas no Conselho de Classe, os médicos, arquitetos e advogados são um exemplo disto. Tal registro deve ser feito por uma contabilidade de confiança da empresa.

É de extrema necessidade ter em mãos um alvará de funcionamento e o Alvará do Corpo de Bombeiros, isto dependerá da atividade escolhida para a empresa e seu local de funcionamento.

Para que bares possam funcionar, é necessário um alvará da Anvisa, um Alvará do Corpo de Bombeiros e o alvará de funcionamento da Prefeitura.

Existem certas atividades em que o negócio do empreendedor não tenha um estabelecimento fixo (ou físico), empresas prestadoras de serviço são um bom exemplo disso, serviços como este podem ser obtidas automaticamente no site da Prefeitura de São Caetano do Sul, ou em alguns casos pode ter essa necessidade dispensada, este fato é previsto na lei da Liberdade Econômica que foi aprovada em 2019.

Inscrição Municipal

É de responsabilidade de todas as empresas, independentemente da atividade que exerça, a obrigatoriedade de possuir a inscrição municipal devidamente cadastrada na Prefeitura de São Caetano do Sul.

A Inscrição Estadual é um documento com a finalidade de permitir o funcionamento da sua empresa no município, e recolhe anualmente uma taxa, isto para cada atividade empresarial existente na cidade.

Ressaltando que a Inscrição Estadual não é o alvará de funcionamento, ele difere do alvará emitido pela prefeitura.

Certificado Digital

como montar uma empresa de piscina de 6 metros

O Certificado Digital é indispensável para a empresa, ele identifica as empresas e pessoas, só através dele, o empreendedor conseguirá realizar certos tipos de procedimentos eletrônicos: assinatura de documentos eletrônicos por exemplo.

E não menos importante, o certificado digital, é um documento obrigatório para o envio do esocial pelas contabilidades, que recolhem as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas neste novo sistema de escrituração digital.

Prazos e Custos para abrir uma empresa em São Caetano do Sul

O valor cobrado por escritórios contábeis pode variar, esses preços podem sofrer alterações de escritório para escritório, os valores são estipulados pelos escritórios, que levam em consideração muitos fatores como: o tipo de empresa, o valor é modificado para cada tipo empresarial.

Dependendo de qual seja o tipo de empresa escolhido pelo empresário, o prazo obter todos os documentos pode ser de até dez dias úteis, este prazo pode sofrer alterações caso você tenha algum licenciamento ou alvará.

Agora que você conheceu os passos para abrir uma empresa em São Caetano do Sul, podemos tirar algumas dúvidas comuns.

Com tantos negócios já vigentes em São Caetano do Sul, eu consigo ter sucesso com a minha empresa na cidade?

O município de São Caetano do Sul é um lugar muito bom para negócios, está sempre de braços abertos para receber novos empreendedores, o número de empresas na cidade não afeta a abertura de novos negócios.

São Caetano do Sul tem um público consumidor bem extenso, dados mostrados nas estatísticas da cidade, que cresce dia após dia, acolhendo novas empresas.

Com a tecnologia na palma da mão é muito possível expandir todo e qualquer negócio para o país inteiro, dando infinitas oportunidades de vendas para o empreendedor, que pode conquistar clientes em todos os cantos.

Realmente preciso de um Contador para minha empresa em São Caetano do Sul?

Como contratar um contador

Embora esta seja uma dúvida pertinente em todos os novos empresários que surgem dia após dia, a única resposta para esta pergunta é Sim!

Mesmo que você utilize a tecnologia a seu favor, buscando informações na internet, onde a maioria é esclarecedora, afirmamos com convicção que SIM todas as empresas necessitam de um contador.

O profissional contábil poderá te auxiliar com todos os documentos, papeis e alvarás, para que nada saia do lugar e não atrapalhe a concretização do seu sonho.

Além disto ele te dará todo apoio com a assessoria contábil, trabalhista e as obrigações fiscais.

O contador é um profissional insubstituível principalmente quando o assunto é a consultoria contábil, defesa de processos administrativos, na abertura, alteração e encerramento de empresas, e elaboração de contratos sociais.

Precisarei emitir notas fiscais quando eu for vender ou prestar um serviço?

como fazer um capital de giro com garantia

Sim, você precisará emitir Notas Fiscais quando abrir sua empresa em São Caetano do Sul.

A emissão de Notas Fiscais, independe da solicitação do cliente, quando não se emite uma nota fiscal, é caracterizado sonegação fiscal, pois haverá omissão de recolhimentos de impostos, afetando de forma direta a contabilidade da empresa.

Emitir uma nota fiscal não é difícil, existem prestadoras de serviço para a emissão, que é feita pelo portal da Prefeitura de São Caetano do Sul.

Em segundo lugar está o credenciamento para nota eletrônica ou SAT.

Deve-se fazer a aquisição de um software pago, com preços diferentes variando de empresa para empresa, há a opção de uso do sistema gratuito do governo, ele é bem básico, mas por enquanto pode ajudar.

Contando com um escritório de contabilidade confiável, certamente ele te indicará os softwares para cada segmento.

É necessário que eu abra uma conta no banco para minha empresa?

Todas as empresas necessitam abrir uma conta corrente bancária para que seja realizada as transações financeiras.

Abrir uma conta é importante para que não haja confusão patrimonial entre os sócios. Constantemente vemos muitos empresários se negarem a abrir uma conta no banco, com a finalidade de economizar dinheiro com as taxas, preferindo movimentar suas contas pessoais o que é um grande erro.

Quando uma pessoa é jurídica, suas movimentações são todas monitoradas pela Receita Federal, ela não fará nenhuma ligação dos dados que envolvam os sócios.

A abertura de uma conta empresarial, pode escancarar portas para o crescimento da empresa, que poderá obter recursos financeiros para que assim sua empresa cresça, isto tudo com condições especiais.

A Contabilidade Olímpia

Escritório de Contabilidade Olímpia

Nossa Contabilidade está a anos no mercado, pronta para realizar todos os processos de abertura da sua empresa, seja ela MEI, EPP, ME, da forma mais ágil e eficiente, para que você não tenha dores de cabeça.

A sua empresa em São Caetano do Sul pode ser aberta por nós de forma on-line, rápida e segura.

Garantimos a você uma parceria de longo prazo, que ajudará sua empresa a decolar e atingir o sucesso profissional e empresarial.

Estamos prontos para atendê-lo, entre em contato com a nossa equipe!

Leia também:

Como abrir uma empresa de assessoria de comunicação

abrir-um-cnpj

Abertura de Empresa ME

 

Rolar para cima