Abertura de empresa para Comércio Atacadista

Hoje em dia, cada vez mais brasileiros estão investindo no sonho de abrir um negócio. Assim, a abertura de empresa para Comércio Atacadista tornou-se uma boa opção para futuros empreendedores. Mas, o processo de abertura de empresa para Comércio Atacadista passa por muitos fatores. Então, veja alguns exemplos de passos que você deve seguir:

Adquirir todas as licenças e alvarás;

Precificar os seus produtos;

Determinar de um endereço;

E muito mais.

Dito isso, embora não estejamos falando de um processo fácil, abrir um comércio não é nada impossível de se fazer. Basta seguir todas as etapas com firmeza e iniciar a se movimentar no mercado.

Então, como saber quais são os principais passos para um empreendedor fazer a Abertura de empresa para comércio atacadista? Acompanhe nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto!

Como fazer Abertura de empresa para Comércio Atacadista?

A primeira etapa para o sucesso da abertura de empresa para Comércio Atacadista é desenvolver um plano. Se os gerentes não tiverem um plano de negócio não avançará.

Dessa forma, cada companhia tem mais oportunidades de se destacar no mercado e se consolidar, a partir do momento em que o empreendedor sabe para onde ir e quais ações são precisas para estar no caminho do sucesso.

Portanto, caso você queira iniciar um comércio atacadista, saiba ser preciso elaborar um plano. Mas que informação deve ser considerada agora? O foco do planejamento é determinar os objetivos principais e o caminho ideal para a transação.

Embora esta seja uma etapa que exige muito empenho e organização, ela é essencial. Então, siga os principais passos abaixo para abrir um comércio atacadista de sucesso. Veja!

1. Realize uma análise de mercado

A realização de análises de mercado é um passo essencial ao iniciar o comércio atacadista. Enfim, é aqui que é tomada a decisão em qual ramo de atividade sua empresa irá atuar.

Dessa forma, é essencial entender quais são as tendências principais do setor, o que está caindo, seus principais concorrentes, o valor que você cobra por meio dos seus produtos e conhecer a qualidade deles.

A julgar por meio de uma pesquisa de mercado, é possível abrir um atacado com mais confiança, e com maior oportunidade de crescimento. Isso ocorre porque neste momento pode ser feito sem correr muito risco de falha.

2. Saiba o que fazer com seus impostos

Um dos passos básicos para iniciar o comércio atacadista é definir seu sistema tributário. Estamos falando das escolhas que definem como as empresas são tributadas. Assim, os empresários brasileiros acham três diferentes alternativas de enquadramento tributário.

Elas são: Lucro RealSimples Nacional e Lucro Presumido. Portanto, o enquadramento tributário correto para o comércio atacadista determina sua administração tributária. Assim, sob um sistema impróprio, a tributação pode acabar acontecendo de modo errado.

Por isso, é aconselhável obter apoio de serviços profissionais, como a contabilidade. Enfim, estamos falando de profissionais experientes trabalhando para sua administração tributária.

3. Cuide da sua burocracia

O processo de Abertura de empresa para comércio atacadista é repleto de alvarás e licenças que vão ter que ser apresentados ao órgão responsável.

Então, veja algumas das obrigações principais por trás da abertura de um comércio atacadista:

Inscrição Estadual;

CNPJ;

Visto ambiental;

Alvará de funcionamento.

Para garantir a confiança em cada uma das obrigações acima, deve haver suporte dedicado. Isso novamente destaca a importância dos serviços de contabilidade com os quais você trabalha.

O procedimento de Abertura de empresa para Comércio Atacadista

Cópia Autenticada do IPTU do Imóvel;

Cópias do Contrato Social 

Cópia do Contrato de Locação com Firma reconhecida; (Quando for alugado)

Cópias do RG e CPF Autenticadas dos Sócios;

Cópia Simples do Endereço residencial dos Sócios;

Demais formulários Elaborados no Sistema da Junta Comercial.

Contudo, o prazo para abertura da empresa consiste na atividade. O Comércio Atacadista geralmente é 30 dias.

A legislação

Para abrir um mercado atacadista é selecionar uma boa localização para o seu negócio. Consequentemente, certifique-se de que ele tenha um excelente acesso para receber e armazenar produtos e um excelente tráfego de consumidores.

Assim, veja a legislação, por se tratar de um local especializado no comércio de alimentos, é necessário adquirir as licenças precisas para operar. Estes incluem o Alvará de Funcionamento e demais documentos.

Em seguida, outra etapa é enfrentar a burocracia precisa para abrir a própria empresa. Por exemplo, em São Paulo, é exigido da Jucesp o registro do comércio atacadista, além do registro estadual municipal e do CNPJ.

Enfim, todas essas partes burocráticas têm um preço, e poderá levar meses para liberar todos os documentos precisos, por isso leve isso em consideração ao planejar seu negócio.

Os impostos do seu negócio

Como falamos acima, hoje em dia, há três tipos de impostos para os mercados atacadistas, e você deve selecionar a que melhor se adequá ao seu plano de negócios:

Lucro Presumido:

 Essa abordagem contempla uma gama de tributos, com percentuais que variam entre 5,93% e 6,93%, referentes aos percentuais do imposto federal e do ICMS, que variam de estado para estado. Um imposto de renda adicional de 0,80% é devido se o lucro trimestral exceder R$ 750.000,00.

Lucro Real:

 Neste caso, o imposto incide sobre o valor real do lucro calculado. Dessa forma, tem uma proporção maior, porém, por outro lado, só funciona com valores calculados.

Simples Nacional:

esta é uma forma mais simples. muitos impostos são unificados aqui. Têm direito ao Simples as empresas com faturamento anual de até R$ 3.600.000,00. A proporção varia de 4% a 12% da receita total da companhia.

Enfim, agora você sabe com quais leis e impostos você tem que lidar, porém, isso é somente uma parte do processo, pois você também necessita considerar logística, planos de negócios e acordos com distribuidores, sempre buscando o melhor preço.

Então, para simplificar o processo, você pode contar com a ajuda de profissionais, como advogados e contadores que tratam da papelada e dos documentos necessários, para orientá-lo por meio da burocracia dos impostos.

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