Qual o melhor para médico simples nacional ou lucro presumido?

A diferença entre as tributação para atender na área da saúde, saiba o regime de tributação que melhor encaixa.

Quem trabalha na área médica, deve se perguntar qual o melhor regime de tributação para abrir um CNPJ para médico, se é o simples nacional ou lucro presumido.

Mas isso depende muito das necessidades do profissional. Os dois estão inclusos como PJ (Pessoa Jurídica).

Enfim, o CNPJ para médico pode auxiliar o profissional que queira pagar menos impostos.

Simples nacional

É um regime tributário para micro e pequenas empresas.  Atualmente, é dividido em cinco anexos. Até 2017, todos esses profissionais se encaixavam no anexo 6, que cobrava cerca de 16,93% de tributação para o governo.

Mas, em janeiro de 2018, isso mudou. Os médicos passaram a integrar os anexos 3 e 5. No anexo 5, essas pessoas jurídicas pagavam cerca de 15,5% de impostos. Mas a empresa não deveria ter empregados, e ter um faturamento anual de R$180.000,00 por ano.

Para poder usar o simples com um pagamento de impostos menor, a empresa precisa ter 28%, ou mais que isso, da sua folha salarial.

Assim, consegue obter a alíquota de impostos em 6%, ou um faturamento de R$180.000,00 anual. O anexo que permite isso é o anexo 3.

Todavia, o médico precisa ter em sua empresa, empregados de carteira assinada, e seus sócios terem pró-labore, que é quando eles recebem uma remuneração de forma justa, de acordo com sua função na empresa.

Lucro presumido

Destina-se a empresas de pequeno a médio porte, e faz uma apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

De acordo com a Receita Federal, uma parte do faturamento é considerada lucro. Logo, se presume que não existe a necessidade de uma comprovação no fisco, sobre o recolhimento de impostos no período estipulado.

Para usar o lucro presumido, é necessário ter um faturamento abaixo dos 78 milhões de reais por an,o e não ser banco ou empresas públicas.

As alíquotas de impostos dessas empresas variam de 1,6% a 32%. Existem impostos mensais e trimestrais, que requerem atenção das empresas que estão no lucro presumido.

Qual o melhor: CNPJ para médico simples nacional ou lucro presumido?

Para saber qual é a melhor opção de CNPJ para médico, se simples nacional ou lucro presumido, é preciso ver suas vantagens e desvantagens.

O Simples, por ser menos burocrático, permite que a empresa tenha seus impostos recolhidos de uma só vez. Todavia, para estar no Simples, o perfil é específico tem que ter um faturamento anual de 4,8 milhões de reais.

Já no lucro presumido, o recolhimento dos impostos ocorre separadamente. No entanto, caso sua empresa não se enquadre no Simples Nacional, usar o lucro presumido ainda dá a vantagem de ter uma carga tributária menor do que a de pessoa física, que é de cerca de 27%.

Então, fazer um CNPJ para médico simples nacional ou lucro presumido depende muito de como cada um permitirá pagar menos impostos na empresa que será criada.

Rolar para cima