Saiba como elaborar um plano de negocio - Analisar o mercado e concorrência - passos importantes
Como elaborar um plano de negócio para minha empresa? Se esta também é a sua dúvida, então, leia até o final, para conferir tudo o que preparamos para você.
Esse documento serve para você se precaver das situações que podem ocorrer, e elaborar estratégias simples de forma a lidar da melhor forma com essas situações.
A cada dia que passa, os empreendimentos digitais estão se destacando como ótimas maneiras de driblar a crise, trabalhando com inovação e criatividade.
Portanto, a melhor forma de se preparar para abrir a sua empresa e lidar com as possíveis crises, é montar um plano de negócio e deixo pronto para toda equipe utiliza-lo.
Afinal de contas, ele te fará conhecer melhor a atuação no mercado, procurar investidores, fazer projeção de ações, e até te ajudará a trabalhar melhor.
Plano de Negócios: Como montar um bom plano de negocio
Esse documento descreve o negócio, a sua finalidade, assim como os passos necessários para você alcançar seus objetivos com um plano de negocio completo e podendo salvar em PDF para os colaboradores.
Por isso, para a sua elaboração, é necessário analisar e pesquisar bem o mercado, e buscas dados e informações reais, que serão cruciais para você criar o seu negócio.
Com ele, você saber de antemão, como será a atuação da empresa no mercado. Além disso, também estará por dentro de aspectos técnicos importantes para o negócio funcionar.
Assim como também poderá fazer uma estratégia de plano de negocio com uma projeção futura do retorno financeiro que terá. necessárias para o funcionamento, do investimento, bem como a projeção de retorno financeiro, dentre outras questões.
Como fazer um Plano de Negócios?
Enfim, a elaboração do plano de negócio contempla, basicamente, 6 etapas. São elas:
Sumário executivo;
Uma análise do mercado;
A elaboração de um plano de marketing;
Planeamento operacional;
Planejamento financeiro;
E, por fim, a análise.
Sumário executivo
Essa é a primeira parte. Ela trará o resumo das informações mais importantes. São elas:
Descrição do empreendimento e o seu diferencial no mercado;
Qual é a missão da sua empresa;
Qual é o perfil tanto dos empreendedores, quanto dos funcionários;
Qual seu produto, serviço e quais são os principais benefícios que eles podem oferecer aos clientes;
Quais são os seus clientes;
Onde a empresa se localizará, caso haja uma sede física;
Investimento total;
Enquadramento tributário;
Forma jurídica.
Análise de Mercado
Nessa análise, será necessário buscar entender para quem você pretende vender, e conhecer seus concorrentes e fornecedores. Com toda a certeza, essa parte é essencial no Plano de Negócio.
Segmentação de clientes
Essa, sem dúvida, é uma etapa essencial. Afinal de contas, se não houver cliente, também não terá venda. Mas, para alcança-los, será preciso saber quem são e conhecer ainda os hábitos de compra que possuem.
Assim, para entendê-los melhor, é importante pensar m algumas questões, como se o seu cliente será pessoa física ou pessoa jurídica, em qual frequência seus clientes compram os produtos que você vende, o gênero, faixa etária, estado civil e escolaridade e muitas outras coisas.
Análise da concorrência
Para analisar os concorrentes, é conhecendo os pontos fortes e fracos, e comparar com aquilo que planeou para seu negócio. Assim, esses são alguns passos para seguir:
Os produtos do concorrente são de qualidade?
Como é o atendimento, e como são os preços?
O que leva as pessoas a comprarem dos seus concorrentes? E o que os faz deixarem de comprar?
O que levará as pessoas a comprarem seu produto/serviço?
Análise de fornecedores
Em terceiro lugar, e sendo a última parte da análise de mercado é o estudo de fornecedores.
Os fornecedores são quem irá lhe entregar matéria-prima, insumos e equipamentos, assim como outros bens que seu negócio precisa para funcionar.
Mas é importante realizar uma pesquisa bem minuciosa.
Plano de marketing
O planeamento de marketing fará uma descrição minuciosa dos produtos e é essencial para o bom plano de negocio efetivo. Ou seja, informações como cores, tamanhos, qualidade, sabores, rótulos, marcas e tudo mais que se aplicar ao seu produto.
Por fim, você deverá ter uma estratégia de como venderá seus produtos, e o que os fará chegarem aos clientes.
Plano operacional
Essa parte irá descrever como o seu negócio funcionará.
Basicamente, você precisa responder à pergunta: Quanto serei capaz de vender em um certo período?
Plano Financeiro
Nele, você deverá descrever tudo relacionado a dinheiro, investimentos, gasto e capital de giro em todas as etapas de planeamento do plano de negócios.
Desse modo, o resultado em números é o Planejamento Financeiro. Assim, será possível ter uma ideia do total de investimento que precisará para abrir a sua empresa. Enfim, podemos subdividir o investimento total em 3 partes:
Capital de giro: o valor em dinheiro necessário para sua empresa funcionar normalmente;
Investimentos fixos: trata-se dos bens para sua empresa começar a funcionar adequadamente;
Investimentos pré-operacionais: trata-se de tudo aquilo que o negócio precisa antes de iniciar as atividades.