Abrir uma startup Abrir uma startup Abrir uma startup Abrir uma startup

Abrir uma empresa de portaria e limpeza

O que é necessário para poder abrir empresa de limpeza e conservação

Tanto empresas quanto condomínios estão preferindo terceirizar certas atividades como limpeza e portaria. Isso tem dado ótimas oportunidades a quem deseja trabalhar por conta própria nesse setor do mercado. É por isso que está se tornando até comum a abertura de empresa de portaria e limpeza, pois os dois serviços estão agregados a um único empreendedor o que pode ser bem interessante para ambas às partes.

Como abrir empresa de portaria e limpeza

Esse tipo de empresa pode ser aberta como limitada ou individual. Como em todo negócio, é preciso ter um investimento inicial nesse empreendimento para que seja feita sua legalização. Além do mais, é preciso investir nas instalações, uniformes, equipamentos, computadores entre outros que são necessários ao seu funcionamento. Também é preciso pensar nas despesas pré-operacionais e no capital de giro.

Procedimentos e documentos necessários

O primeiro passo é escolher o tipo societário, ou seja, se a empresa de portaria e limpeza não terá sócio ela é individual, mas quando há uma sociedade com pelo menos uma pessoa ela deve ser limitada.

Outro ponto de fundamental importância é escolher um nome para a empresa. Quando for uma empresa individual ela tem de ser obrigatoriamente o nome do seu criador. Mas quando se trata de uma empresa limitada o nome pode ser por denominação social ou firma desde que esteja constando a abreviatura de limitada, LTDA.

Para evitar qualquer tipo de problema quanto ao nome é preciso avaliar, na Junta Comercial, se existe outra empresa com aquela mesma denominação. Outro ponto importante é fazer uma pesquisa no INPI a fim de garantir que aquela não está registrada no nome de uma outra empresa.

Além desses pontos é preciso fazer o contrato de locação que seja registrado em cartório ou uma declaração feita pelo proprietário quando se trata de um imóvel cedido. É necessário tirar uma fotocópia do comprovante de endereço de cada sócio, RG e CPF/MF autenticada dos mesmos além de fotocópia do IPTU do imóvel que será a sede empresarial.

Ainda deve ser feito o contrato social quando se trata de uma sociedade ou declaração quando for uma empresa individual. O responsável por elaborar o contrato social é um contador ou advogado. Essa documentação deve ser apresenta na Junta Comercial em 4 vias assim como os outros documentos que são exigidos para que sejam registrados.

Também é necessário fazer a inscrição junto a Receita Federal para que o CNPJ seja obtido e se inscrever na prefeitura do município que a empresa de portaria e limpeza irá atuar.

Como abrir uma empresa pela interne Abrir uma startup Abrir uma startup Abrir uma startup


Leia Também