Plano de Marketing: Etapas para criar e desenvolver métodos para atrair mais clientes

A dica desse texto é dedicada tanto para aqueles que estão iniciando o seu próprio negócio, quanto para os empreendedores que já estão há alguns anos no mercado. Iremos falar sobre como montar um plano de marketing.

Sem dúvida, criar um bom marketing para a sua empresa faz toda a diferença. Isso porque o marketing pode ajudar no aumento das vendas, dar maior visibilidade ao mercado, ajuda a atrair de novos clientes. Enfim, traz somente resultados positivos.

Entretanto, para ser possível atingir a todos esses resultados incríveis, é necessário parar, sentar e elaborar um plano de marketing capaz de dar conta dos objetivos que você traçou no início do projeto.

Assim sendo, ao longo desse artigo, vamos apresentar um pouco mais sobre esse assunto, e dar ótimas dicas de como criar o seu plano de marketing. Acompanhe!

Plano de Marketing: O que é, melhor planejamento

De um jeito bastante resumido, podemos dizer que o plano de marketing é um documento no qual constam detalhadamente, todas as fases e estratégias de marketing da empresa.

Nesse projeto, a equipe que irá montar o planejamento, terá de explanar suas ideias, metas, prazos e possíveis resultados que pretendem alcançar com esse plano.

Dessa forma, ficará muito mais simples as discussões para a equipe, e também facilita o trabalho de toda a empresa.

É importante lembrar que o plano de marketing é uma importante ferramenta de gestão de estratégia, é médio e a longo prazo,  precisa fazer a mensuração de cada execução dos pontos definidos.

Outra questão importante a se considerar, no momento em que estiver realizando a montagem do seu plano de ação para o setor de marketing, é o tipo ou modelo de organização.

Pois o planejamento de marketing tem subdivisões para atender melhor às expectativas da empresa. Confira quais são elas:

Estratégico: indicado para as organizações que pretendem criar um plano a longo prazo;

Tático: Utiliza por quem busca resultados a médio prazo, e procura detalhar as responsabilidades de cada departamento;

Operacional: utilizado para resultados a curto prazo, e seu objetivo principal está em trabalhar na operação;

abrir uma empresa de marketing digital e afiliados

Qual é o objetivo de um plano de marketing?

Um bom plano, tem como objetivo  para atrais mais clientes e consequentemente gerar muitas vendas para empresa.

A visão que o gestor tem sobre a estratégica do negócio e com grandes possibilidade de atingir seus objetivos, citados acima.

Esse é o propósito geral de qualquer plano de marketing.

No entanto, com um bom plano é possível traçar alvos conforme o foco e quais serão os objetos a serem alcançados.

Uma empresa que está com seus objetivos traçados tem como missão aumentar a carteira de cliente para ter um faturamento cada vez maior.

Quais as principais fases para o plano de Marketing

Veja quais são as principais fases para fazer uma ótima estratégia de marketing, sigam essa dicas!

Planejamento estratégico

Precisa ser levantada todas informações com setores de vendas e financeiros para saber quais são os produtos que estarão definidos para esse planejamento estratégico.

Com base nessas informações são definido o valor para cada tipo de produto para não ultrapassar o ROE sobre o retorno.

O uso da metodologia análise SWOT são muito bem-vindas.

Veja informações básicas para desenvolver o planejamento que incluem:

-Sumário executivo (resumo do seu plano)

-Avaliação do cenário

-Definição do público-alvo das ações

-Posicionamento no mercado e atuação da marca

-Classificação de objetivos e estratégias.

Como implementar as ações de marketing

Então, o controle  e a avaliação de um plano de marketing  ajudam a reduzir a diferença entre o desempenho do plano traçado e o desempenho real, garantindo sua eficiência da execução, com essas ações de marketing.

Por isso, é necessário ser realizados antes, durante e após ser implementado do Plano.

Contudo, o controle de marketing utiliza composições de ações corretivas e preventivas com objetivo de atrair mais clientes.

A empresa precisa focar seus esforços para trabalhar com controles preventivos.

A partir da estratégia definida, está na hora de realizar as todas ações propostas dentro do prazo estimado, com as ferramentas corretas, pelas pessoas certas e respeitando o orçamento estipulado para esse plano.

Pois, essas ações garantem satisfação do cliente gastando menos.

Crie um passo a passo para avaliar

A avaliação e o controle de um bom Plano de Marketing permitem reduzir os custos da diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia.

Existem vários modelos de indicadores que ajudam a trazer informações sólidas sobre esses temas.

Por isso, devem ser realizados antes, durante e após a implementação do Plano.

Os Controles de Marketing geralmente utilizados são compostos por ações corretivas e preventivas.

O ideal é que a empresa direcione seus esforços para se trabalhar com controles preventivos, pois garantem maior satisfação do cliente e menos investimentos.

Faça uma pesquisa de mercado

Hoje com o mercado digital ficou mais fácil fazer uma pesquisa de mercado, e uma sugestão é; entre em grupos de redes sociais e lance enquetes para os grupos do seu ramo de atividade.

No caso, nossa empresa de contabilidade lançou uma pergunta para saber como as pessoas pesquisava nossos produtos e com base nessas informações conseguimos chegar em resultados extraordinários.

Lançamento de novos produtos ou serviços

Esse último tipo de plano pode integrar algum dos anteriores, pois está relacionado ao lançamento, de fato, da marca dentro do mercado.

Obviamente que nenhum dos planejamentos citados anula o outro. Desse modo, a sua equipe pode criar um planejamento integrando todos os tipos mencionados anteriormente.

O resultado da campanha de marketing com excelentes ganhos é trabalhoso, mas traz muitos benefícios.

Passo a passo para montar o plano de marketing

Apesar de não ser um momento difícil, montar um plano de marketing necessita da atenção e, principalmente, da dedicação de todos da equipe.

Dessa forma, é interessante ter em mente que o planejamento pode não trazer resultados de um dia para o outro. Mas o investimento e as horas gastas com a criação do plano, trarão excelentes resultados no futuro da sua empresa.

Enfim, vamos indicar o passo a passo de como você e seus colaboradores podem iniciar o planejamento de marketing da empresa. Confira!

1º passo: Antes de começar a colocar as ideias e o objetivos no papel, o interessante sempre ter em mente o cenário do mercado atual no qual sua empresa atua. Com isso, você poderá identificar os pontos fortes e fracos da empresa, assim como possibilidades negócios, oportunidades, e quais as possíveis ameaças;

2º passo: defina qual será o seu público alvo. Afinal de contas, as campanhas de publicidades e os produtos ou serviços prestados pela empresa, destinam-se a alguém. Logo, é importante traçar o perfil dessas pessoas;

3º passo: é importante especificar quais os objetivos. Contudo, considere as seguintes questões: se o objetivo é relevante, é algo atingível, qual o tempo real para alcançar e quais os desafios que podem surgir no meio do caminho;

4º passo: assim que os objetivos estiverem traçados e definidos, é o momento de elaborar as estratégias. Crie os planos de ação em conjunto com sua equipe, reflita sobre as diferentes maneiras de implementar suas campanhas no mercado;

5º passo: por fim, mantenha a organização durante a execução do plano, tenha em mente quais serão os gastos, as responsabilidades de cada um na equipe, e não deixe de acompanhar os resultados de suas ações de marketing.

Rolar para cima