Como abrir uma academia

Como montar uma uma academia de ginastica e

Abrir uma academia de musculação.

Dicas para montar sua própria academia.

Siga as dicas!!!

Nos últimos anos, foi possível notar um crescimento no mercado de cuidados com saúde e bem-estar, bem como na quantidade de pessoas interessadas em empreender. Por este motivo que hoje vamos falar mais sobre como montar uma academia de musculação.

O fato é que montar uma academia pode ser a junção perfeita entre vontade de empreender e demanda de mercado. No entanto, sabemos também que abrir o próprio negócio não é algo tão simples, afinal, é preciso estar muito bem preparado.

É por isso mesmo que hoje vamos ver todos os detalhes importantes para você que quer aprender como montar uma academia de musculação e ter ótimos resultados. Então, para saber mais é só continuar lendo!

Quais documentação para legar sua academia de musculação

Um ponto importante para abrir sua academia de musculação é legalizar, para isso vai precisa  abrir um cnpj com a atividade de academia.

Se, por uma acaso a  academia em questão tiver  um custo total de até 28% do seu faturamento bruto, então a empresa se encaixa no Anexo V do Simples Nacional

Escolha qual perfil dos clientes

O interesse por cuidar da saúde é crescente e isso é um fato já constatado em inúmeras pesquisas, crescendo a cada ano que passa. Embora a demanda seja grande, a oferta também é, o que significa que sua concorrência será gigantesca, portanto, considere isso também.

Segundo a ABA, Associação Brasileira de Academias, o número de locais passou de 4 mil no ano 2000 para mais de 25 mil no ano de 2017. No entanto, a procura também aumentou muito!

Outra coisa importante a se considerar é o perfil dos clientes, pois isso torna mais fácil montar o negócio. Se você montar a academia em um bairro em que a população é mais idosa, por exemplo, pode oferecer mais atividades específicas para a terceira idade.

Já se você montar em um bairro com grande número de estudantes e jovens, é interessante ter planos com valores mais acessíveis, por exemplo.

Escolha a equipe de uma academia

A escolha e contratação de funcionários para sua equipe é fundamental se você quer saber como montar uma academia de musculação. A dica é evitar contratar alguém somente porque foi indicado, sempre conferindo o trabalho e as referências do profissional.

Lembre-se que é fundamental ter colaboradores bem qualificados e devidamente treinados para dar o melhor atendimento ao público. Além disso, não pense que você só precisa de professores de musculação.

Embora eles sejam fundamentais, você também precisa contar com pessoas para fazer a limpeza, um recepcionista e até um contador e/ou advogado, para administrar a parte legal e financeira do empreendimento.

Além de tudo isso, mesmo não sendo obrigatório, a recomendação é contar com um fisioterapeuta ou médico para fazer a avaliação e supervisão das atividades.

Defina qual local para abrir uma academia de musculação

Antes mesmo de tomar a decisão de abrir uma academia, é preciso fazer uma boa pesquisa para avaliar o nível social da região pretendida, o interesse do público pela prática de atividades e etc.

Muitas vezes você pode pensar que um lugar é excelente para abrir uma academia somente porque não tem outras academia na região. No entanto, pode ser que não tenham academias ali porque a adesão do público do local é baixa.

Isso é bastante comum em áreas muito comerciais, por exemplo, onde se tem muita indústria ou escritórios e poucas residências. Portanto, avalie bem!

Mais do que isso, de acordo com o nível do local deve ser também o nível do seu negócio. Não adianta montar uma super academia, com a mensalidade alta em um bairro de classe mais baixa pois não é o perfil do público.

Escolha quais são equipamentos necessários para abrir sua academia

negocio, empreender, negocio proprio

É preciso pesquisar bem e encontrar os equipamentos adequados ao seu espaço a fim de evitar prejuízos. Então, veja bem o espaço que você possui, a área que cada equipamento exige, considerando a circulação e segurança, e não esqueça de considerar ao banheiros, escritório, vestiário, recepção e etc.

A dica é reservar uns 60% do espaço para os equipamentos de musculação em si, e os outros 40% para as demais áreas.
Lembre-se ainda que você pode comprar ou alugar os equipamentos, mas a dica é sempre cuidar para que estejam em boas condições e com a manutenção em dia para não ter problemas futuros.

Qual o valor do investimento necessário

Se você quer saber como montar uma academia de musculaçãosaiba que é preciso dinheiro. A estimativa é que o investimento necessário seja algo em torno de R$80 mil a R$200 mil, lembrando que o retorno só virá a longo prazo.
No entanto, uma opção é optar por alugar o local e os equipamentos, diminuindo bastante a necessidade do investimento inicial que é tão alto.

Defina a documentação para abrir sua academia

Os procedimentos e documentações para montar seu próprio negocio  no ramo uma academia de musculação podem variar de um município para outro. No entanto, alguns básicos são os seguintes:

  • Escolher o tipo de sociedade da empresa, nome e contrato social
    • Registro na Junta Comercial do município
    • Registro na Secretaria da Fazenda
    • Inscrição do CNPJ na Receita Federal
    • Inscrição na prefeitura para obter o alvará de localização
    • Registrar-se no Sindicato Patronal.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre como montar uma academia de musculação!

Já pensou em abrir uma empresa?
Escritório de Contabilidade Olímpia
Rolar para cima