O que é médico intensivista – Salário, o que faz e mais

abertura de uma empresa médica

Você deve está em busca sobre, o que é médico intensivista?

Saiba aqui nesse artigo informações sobre essa profissão da saúde.

O que ele faz e onde é o atendimento.

Aqui você vai entender tudo sobre o medico intensivista.

Bora lá então!

Se você teve Covid-19 e precisou se internar no hospital, é bastante provável que você tenha visto um grande número de profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e muito mais. 

Para médicos intensivista, todos esses profissionais ganharam notoriedade ao longo da pandemia, tendo em vista a sua importância nos cuidados com os pacientes.

Contudo, um dos profissionais que mais se destacaram nesse período foram os médicos intensivista. Mas você já se perguntou o que é médico intensivista?

 Como esse profissional atua? Quais são as suas diferenças para os demais médicos?

Isso porque esse profissional se diferencia dos demais graças a inúmeras características, de modo que eles ganhassem bastante destaque graças a atuação firme que tiveram na prestação de cuidados aos pacientes internados devido ao contágio pelo Covid-19 e que estavam em estado crítico.

O médico intensivista foi o responsável por cuidar desses pacientes e dar todo o suporte necessário.

Portanto, muitas pessoas se questionam sobre o que é médico intensivista. Se você também está incluso nesse grupo de pessoas, saiba que temos as respostas para essa e outras perguntas. 

Mas para isso, você precisa ler todo o texto que preparamos e ficar por dentro de todas as informações reunidas, de modo a tirar toda e qualquer dúvida existente.

O que é médico intensivista?

A resposta para o que é médico intensivista é bastante simples: trata-se de um profissional que atua na área de medicina de cuidados intensivos. A medicina de cuidados intensivos é uma especialidade médica que lida com pacientes críticos, geralmente em uma unidade de terapia intensiva.

Portanto, esta é uma área que requer a implementação de procedimentos de moderada a alta complexidade, gerenciando um paciente buscando melhorar sua condição.

Além disso, a medicina intensiva é derivada da medicina interna, pois lida com diferentes sistemas do corpo e sua integração. Ou seja, os intensivistas dominam muitos conceitos em cardiologia, endocrinologia, nefrologia, pneumologia e muito mais.

Mas difere justamente na gravidade do quadro do paciente, que, no caso de uma unidade de terapia intensiva, requer cuidados e monitoramento cuidadoso.

 

Unidades de terapia intensiva

Os médicos intensivistas são um campo muito multidisciplinar. Nesse sentido, as unidades de terapia intensiva são mais frequentemente encontradas em hospitais de atenção terciária devido à maior infraestrutura e complexidade.

Quanto melhor a estrutura e disponibilidade dos profissionais, melhor a assistência prestada a esses pacientes críticos.

Cumpre destacar ainda que o médico Intensivista não substitui os demais especialistas.

Este médico é responsável por acrescentar conhecimento sobre a interação e o manejo do paciente que se encontra em estado grave. 

Contudo, esse trabalho é realizado em parceria com os demais médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas e demais profissionais da área de saúde.

Como é o mercado de trabalho e o salário dos médicos intensivistas?

Para trabalhar nessa área, os médicos precisam fazer uma especialização. Nesse sentido, existem dois caminhos que podem ser escolhidos:

Pós-graduação: para ser um médico Intensivista, você precisa fazer uma pós-graduação com duração de um até três anos, assim como se submeter a uma prova de títulos que é realizada pela Associação de medicina intensiva brasileira.

Após ser aprovado, será disponibilizado o título junto ao Conselho Regional de Medicina e o candidato poderá atuar como médico Intensivista.

Residência: para se tornar um médico Intensivista, também é possível fazer uma residência em medicina intensiva de dois anos, assim como ter outra residência em clínica médica, neurologia, infectologia, cirurgia geral ou anestesiologia.

Desse modo, se o médico optar por este caminho, ele irá levar quatro anos até se tornar um médico Intensivista. O título será obtido após ele realizar a última residência.

Nesse sentido, para que você se torne médico e trabalhe na medicina intensiva, é necessário primeiramente entender a quantidade de tempo que você possui indisponível, as suas prioridades e quais serão os seus objetivos. Desse modo, é possível entender qual é o melhor caminho a se adotar.

Que tipo de paciente é atendido pelo médico intensivista?

Como já foi dito anteriormente, os médicos que atuam nessa área precisam lidar com um tipo de paciente bastante específico: o paciente que está em estado grave e necessita de atendimento constante, assim como o monitoramento ininterrupto.

Desse modo, os seguintes sinais podem ser encontrados quando o médico decide atuar na área de medicina intensiva, são eles:

Pacientes portadores de doença de base Descompensada;

Pacientes que estejam em pós-operatório após realizarem cirurgias com grande complexidade ou que esteja enfrentando complicações após as cirurgias;

Como médicos intensivista tratam os pacientes que estejam em estado grave após poli traumatismo;

Pacientes com idade avançada, que possuam doenças graves ou que estejam acometidos por infecções generalizadas em desequilíbrio sistêmico.

Todos eles requerem frieza, cautela e especialização por parte do médico que irá atendê-los. Nesse sentido, o médico Intensivista desempenha papel fundamental.

Rolar para cima