Contabilidade para psicólogos

contabilidade para psicólogos serve para cuidar da parte burocrática da clinica e saber qual melhor tributação para pagar menos impostos legalmente.

Contudo precisa ser uma contabilidade especializada na área da saúde para ganhar vantagem competitiva, abaixo várias informações importantes.

Ter uma clínica de psicologia pode ser uma tarefa difícil para quem não está preparado para enfrentar as burocracias necessárias, então uma assessoria contábil irá ajudar.

Com o mundo cada vez mais dinâmico, o mercado de trabalho está passando por diversas transformações na profissão de psicólogo e montar sua própria clinica será ideal. Por isso, na hora de abrir sua própria clínica, não hesite em contratar um contador para auxiliar você na empreitada.

A contabilidade é um tipo de ciência aplicada que ajuda empresas e pessoas físicas a cuidarem da economia e das burocracias. Dessa forma, problemas com o poder público ou de outras naturezas são evitados – alcançando uma maior estabilidade profissional. 

O psicólogo pode exercer sua atividade com maior tranquilidade, enquanto deixa um profissional especializado cuidar dos demonstrativos financeiros e da burocracia. Aqui enumeramos algumas vantagens de ter um profissional cuidando da sua contabilidade em uma clínica de psicologia:

Escritório contábil e sua importância para o profissional

Uma contabilidade para psicólogos especializada, vai ajudar a melhorar os processos burocráticos com conceitos e instruções para uma melhor gestão. Os conceitos são estudados com todo apoio de um especialista na área. 

Dados melhores para orientar suas tomadas de decisões com uma assessoria contábil especializada;

Maior facilidade em cumprir as obrigações fiscais. Ou seja, menos problemas com o estado e uma maior profissionalização da carreira;

Compreender a saúde financeira da sua clínica coma a assessoria fiscal para empresa nesse ramo de atividade.

Ter uma série histórica sobre os demonstrativos financeiros da sua clínica confiáveis.

Aqui neste texto vamos explicar melhor a importância da contabilidade para os profissionais da psicologia, bem como enumerar os benefícios da contratação desse serviço. Confira!

Assessoria contábil

Antes de tudo, é importante entender quais são as despesas recorrentes de uma clínica de psicologia. Já que você vai abrir uma empresa, além de psicólogo também será empresário. 

Por isso, compreender os gastos e toda a estrutura de gestão que exige uma clínica é crucial. Abaixo fizemos uma lista com os principais gastos para você se organizar:

Aluguel e condomínio – Normalmente, essas são as despesas iniciais de quem quer abrir uma clínica de psicologia. 

A estrutura física é determinante para o bom exercício da profissão e, caso você não tenha um espaço próprio, o aluguel se torna a opção mais imediata. O condomínio também sempre precisa ser levado em conta;

Móveis – Você vai precisar comprar diversos tipos diferentes de móveis – como sofá, divã, armários – para montar sua clínica. Coloque isso no orçamento.

Contabilidade – Contratar um contador para sua clínica também faz parte do processo inicial de abertura da empresa. Pode ser um custo relativamente alto no começo, quando os lucros ainda são pequenos. Contudo, a médio e longo prazo fazem enorme diferença na compreensão dos demonstrativos financeiros da empresa;

Contabilidade para psicologos

Despesas do consultório

Aluguel e condomínio – Normalmente, essas são as despesas iniciais de quem quer abrir uma clínica de psicologia. 

Contas (Luz, água, gás etc) – Aqui são as despesas básicas para qualquer lugar. Você precisa ter uma média e levar em consideração o aumento ou diminuição do uso desses serviços. É importante ter tudo na ponta do lápis;

Secretária – Uma assistente administrativa para ajudar a gerir cotidianamente a clínica também deve ser colocada na conta das despesas;

Impostos – O sistema tributário no Brasil é muito alto, e pode trazer muitos problemas caso você não preste atenção nisso. Aqui você deve levar em consideração qual o sistema tributário mais adequado para sua empresa – que vamos explicar logo abaixo;

Vigilância Sanitária – É importante colocar essa despesa na conta. É uma taxa que deve ser renovada anualmente.

Gastos de manutenção – Nesse item, você deve elencar diversos gastos cotidianos e recorrentes – como água mineral, limpeza, impressão, material de escritório etc.          

Agora que você já sabe as despesas iniciais de uma clínica, vamos mostrar para você qual a importância de ter uma estrutura financeira organizada por um profissional. 

contabilidade é determinante para qualquer empresa, e em uma clínica de psicologia não é diferente. Por isso, contratar um contador é crucial para sua clínica manter uma estrutura sólida, com dados financeiros confiáveis e facilita mento na lida com as burocracias.

Quanto custa abrir sua empresa

Como contratar uma contabilidade para psicólogo cuidar da sua clínica?

Balanço patrimonial: é um documento que expõe a estrutura financeira de sua empresa – no caso, a clínica de psicologia. Em uma coluna, estão representados seus ativos (como bens, direitos etc) e em outra coluna são apresentados os passivos, ou obrigações, da sua clínica.

Demonstrativos de Resultado do Exercício (DRE) – É o documento que expõe os demonstrativos financeiros de sua atividade profissional, focando na realização de uma regime de competência que organize o fluxo de entrada e saída da sua clínica.

Fluxo de caixa – Aqui é possível ver um retrato da saúde financeira de sua clínica. O fluxo de caixa diz respeito às entradas e saídas financeiras, independente de quando foram realizadas as transações.

Agora que você já sabe algumas questões básicas em torno do assunto, vamos explicar com mais detalhes o significado de cada sistema tributário. 

Cada um possui a sua especificidade e é crucial não ter dúvidas na hora de escolher – já que os impostos no Brasil passam por uma estrutura extremamente burocrática e cheia de nuances.

Simples Nacional

O sistema de tributos Simples Nacional talvez seja o mais usado pelos psicólogos. Nessa opção, há uma diminuição da burocracia porque todos os impostos são simplificados em uma única taxa. 

As alíquotas são progressivas de acordo com o faturamento da empresa e variam de 6% a 30%.  Para pequenas clínicas, é o sistema ideal. 

Contudo, pode não ser a melhor opção quando o faturamento começa a aumentar e para uma clinica de psicologia é uma das melhores opções.

Lucro Presumido

No lucro presumido, há uma predeterminação dos cálculos de impostos de acordo com o segmento profissional. Assim, há uma tabela fixa na qual para os consultórios de psicologia os impostos giram em torno de 11,33% + a taxa de ISS (entre 2% a 5%).

O sistema se chama lucro presumido porque o sistema fiscal faz uma cálculo de lucro futuro, que para clínicas de psicologia é 32%. Assim, a declaração é feita com base nesse percentual.

Contudo, nesse regime as alíquotas (PIS, COFINS, IRPJ e CSLL) são separadas – e não em uma taxa única como no Simples Nacional. Por isso, é importante considerar bem se esse é o melhor sistema para sua clínica.

Lucro Real

É um sistema parecido com o lucro presumido. Contudo, aqui não há uma taxa pré-calculada do lucro: toda a apuração é feita a partir do lucro real, com a opção de descontar as despesas sobre as atividades finais da empresa. 

Normalmente, só vale a pena para clínicas de psicologia muito grandes – pois as alíquotas são maiores. Ao mesmo tempo, assim como no lucro presumido, você vai precisar lidar com as taxas de impostos separadamente.

Contrate um contador

Agora que você já entende os gastos de uma clínica de psicologia e quais são os 3 sistemas tributários possíveis para um psicólogo, chegou a hora de ter o auxílio de um profissional da área para escolher o melhor sistema para o seu caso. 

O contador facilita e agiliza o seu trabalho, fazendo com que você deixe de se preocupar com burocracias e te tornando mais profissional e ficar tranquilo deixando com a contabilidade para psicólogo.

Contadora-marli-olimpia-gomes-martins-em-são-paulo

Escrito por: Marli Olimpia 

Marli é contadora formada  em Ciências Contábeis e ajuda milhares de empreendedores, é especializada em tributação de empresas, gerando melhores resultados para empresas de vários setores.

Atualmente é a Diretora e Contadora responsável pela Contabilidade Olímpia, consultora em gestão, empreendedorismo e Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas.

abrir empresa de transportes
Abertura de empresa medica
Abrir empresa de advocacia
Abrir uma startup
Rolar para cima