Como trabalhar como psicólogo autônomo

Após a graduação, muitos profissionais costumam se perguntar que área seguir. Se você está terminando a sua graduação em psicologia ou terminou recentemente, é bastante provável que já tenha se perguntado qual carreira escolher.

Existem diversos fatores que podem contribuir para a escolha da carreira, no entanto, uma das mais buscadas atualmente é a do psicológico autônomo. Seja pela liberdade ou mesmo pela possibilidade de ganhar mais, grande parte dos formados em psicologia estão partindo para essa área. 

Se você também tem interesse, saiba que é necessário entender como trabalhar como psicólogo autônomo e ter o seu próprio consultório para atender aos pacientes.

O psicólogo autônomo é considerado um caminho bastante interessante, com vantagens e desvantagens como em qualquer área das nossas vidas. Contudo, escolher ser um psicólogo autônomo é algo que deve ser feito de forma bastante pensada, pois cada fator deverá ser ponderado antes de escolher seguir este caminho.

Nesse sentido, se você já escolheu trabalhar na área, o próximo passo é aprender como trabalhar como psicólogo autônomo. E para isso, criamos um guia abaixo, explicando tudo que você precisa saber para seguir essa carreira, portanto, continue lendo e saiba mais.

Vantagens de trabalhar como psicólogo autônomo

Como em qualquer outro tipo de negócio, ter seu próprio consultório de psicologia é um trabalho árduo, pois exige muita dedicação, mas também oferece alguns benefícios para os autônomos enquanto em outro tipo de trabalho, está fora de questão. 

Entre esses benefícios destacam-se a flexibilidade de horário de trabalho, a liberdade de processos, a livre escolha de todos os detalhes referentes ao escritório e a possibilidade de exercer outras funções.

Agendar e controlar os horários de atendimento e determinar a carga horária diária de acordo com sua agenda social são as vantagens que conferem ao psicólogo autônomo

A escolha da melhor forma de trabalhar, as especialidades dos serviços, os métodos utilizados e outros detalhes não são um problema, pois não há um chefe ou regras que normalmente padronizam as clínicas, quem decide como proceder em cada caso. A decisão de comprar, alugar ou dividir um espaço também depende inteiramente de você.

Dicas de como atuar como psicólogo autônomo

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens de trabalhar como psicólogo autônomo, o próximo passo é descobrir como fazer isso. Abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudar você a hora de atuar como um profissional da área de psicologia:

Estudar

Os estudos irão acompanhá-lo pelo resto da sua vida. Nesse caso, além do conhecimento técnico sobre psicologia, é necessário que você também estude os aspectos do empreendedorismo, com objetivo de aprofundar a sua atuação, organização e administração do negócio, assim como planejar toda a sua carreira. 

Cumpre destacar ainda que além de fazer todo o atendimento dos pacientes, é o psicólogo o grande responsável pela administração financeira é legal no seu negócio, sendo necessário lidar com finanças, documentos e até mesmo legislação.

o que é PIS - programa social de integração - pis para mei

Preste atenção a legalidade do seu empreendimento

Como dito anteriormente, psicólogo também terá que lidar com toda a parte legal do seu empreendimento. 

Nesse caso, se ele deseja atuar como profissional autônomo, também terá que ficar atento à legislação e contar com o apoio de advogados e outros profissionais, como contadores. Eles serão responsáveis por abrir um negócio e obter todas as permissões para atuação profissional.

Nesse caso, você terá que registrar o seu empreendimento no conselho profissional de classe, bem como regularizá-lo junto a ANVISA, corpo de bombeiros, entre outros. 

O psicólogo também terá que solicitar os alvarás estaduais e municipais, a sua inscrição estadual e municipal, a documentação do imóvel e muito mais. Portanto, ficar atento a esses detalhes da legislação para atuar regularmente.

Estrutura e localização da clínica

Ao escolher a localização da clínica, é importante confirmar se o local é de fácil acesso para os pacientes, é importante que o imóvel tenha estacionamento, fácil acesso a estações de ônibus e metrô, e preferencialmente central. Além de escolher o local, fique atento a alguns pontos relacionados à proteção e estrutura do local.

Você também deve considerar a iluminação e ventilação do ambiente e visar uma boa experiência para os pacientes, a recepção deve ser confortável e ter água e café, além do que já foi citado, sua clínica é muito importante para deficientes físicos, idosos e móveis Acessos acessíveis e banheiros reformados para portadores de necessidades especiais.

 

Recomenda-se que a sala não seja muito grande ou muito pequena, para receber as crianças é importante atentar-se ao formato dos móveis para evitar acidentes, e ao espaço disponível para testes e atividades recreativas.

Cabe destacar ainda que a decoração do local precisa transmitir receptividade e tranquilidade aos pacientes. Nesse caso, você deve utilizar cores claras e tons neutros, evitando assim inquietação e agitação dos pacientes. 

O planejamento das compras dos materiais para uso diário, como é o caso do armário, cadeiras, equipe auxiliar, profissionais de limpeza e muito mais. Tudo isso deve ser pensado antes de trabalhar como psicólogo autônomo.

Trabalhar legalmente como autônomo

trabalhar como autônomo legalmente, vai precisa abrir um CNPJ e trabalhar  dentro das leis brasileira. Muitos trabalham informalmente, mas o governo federal criou meios onde é possível trabalhar pagando impostos.   

Plano do marketing para conseguir clientes

Para a criação da sua marca, além de panfletos e cartões de visita, você terá que investir em marketing digital. 

 Nesse caso, opte por fazer a divulgação da sua clínica nas redes sociais, assim como construir uma rede de contatos nas faculdades, escolas e muito mais. Interessante destacar que este marca que não pode ser apelativo, devendo seguir o código de ética profissional da classe, de acordo com as orientações do Conselho Regional de Psicologia do estado de São Paulo.

Você pode ainda se credenciar os planos de saúde, de modo a captar mais clientes e realizar a sua fidelização. Não esqueça de me colocar no seu atendimento, postura ética e conhecimento, pois esses itens serão grandes diferenciais.

A falta de ética profissional pode trazer penalidades, como é o caso da advertência, das multas e até mesmo a cassação da sua carteira profissional. Logo, se você busca trabalhar como psicólogo autônomo, é necessário se ater a todos esses detalhes e seguir todas as dicas mencionadas anteriormente. A partir disso, você terá sucesso no seu empreendimento.

 

Rolar para cima