Como fazer a abertura de empresa em Santo Antônio de Jesus

Para quem está pensando em fazer a abertura de empresa em Santo Antônio de Jesus, é importante saber que abrir um negócio, pode ser muito mais fácil do que você imagina. Pois, graças ao  desenvolvimento da tecnologia, todos os processos se tornam mais fáceis, ou seja, você pode resolver tudo online sem sair de casa, não tem muita burocracia, isso mesmo, a abertura de uma empresa se trata de um processo que hoje tem pouquíssima burocracia.

Não é difícil se empolgar para fazer a abertura de sua empresa? Pois, todo mundo sonha em ser o seu próprio patrão um dia, ganhar mais dinheiro e viver uma vida melhor. Mas para realizar seus sonhos, você deve fazer a abertura do negócio.

Afinal, é aí que começam  surgir as dúvidas nas cabeças do empreendedor. Além disso, embora a abertura de seu negócio seja muito importante para você, ainda é necessário manter a calma. Fazer a abertura de empresa em Santo Antônio de jesus é muito mais fácil nos dias de hoje e pode ser feito em poucos dias, mas é importante obter os conselhos certos para isso.

O guia para abrir uma empresa

Quem pode abrir empresa em Santo Antônio de Jesus?

Em suma, qualquer pessoa pode fazer a abertura de empresa em Santo Antônio de Jesus, para isso, basta ser maior de 18 anos, que possua uma capacidade civil plena e não esteja impedido legalmente de abrir uma empresa no Brasil.

 

Portanto, é mais fácil listar as pessoas que não estão aptas a possuir um CNPJ por causa de outras atividades exercidas que não possuem compatibilidade com a atividade empresária. Confira:

  • Cônsules, salvo os não remunerados;
  • Corretores e leiloeiros;
  • Estrangeiros não residentes no país;
  • Falidos, enquanto não reabilitados;
  • Funcionários públicos civis (União, Estados, Territórios e Municípios);
  • Magistrados;
  • Médicos, para o exercício simultâneo da medicina e farmácia, drogaria ou laboratório;
  • Militares da ativa das Forças Armadas e das Polícias Militares;

Confira o passo a passo para abertura de empresa em Santo Antonio de Jesus

Se você deseja fazer a abertura de empresa em Santo Atonio de Jesus, não pode deixar de conferir o passo a passo que listamos a seguir:

1- Faça um plano de negócio

Para ser um negócio de sucesso, toda abertura de empresa deve começar por meio de um bom plano de negócio bem feito. Para quem não tem muito conhecimento, o plano de negócio é um tipo de documento que oferece uma descrição da forma de atuação da empresa e como vai agregar valor aos clientes.

No entanto, para um bom planejamento, os seguintes elementos não podem faltar:

  • Análise da concorrência;
  • Definição do público-alvo;
  • Definição do setor e ramo de atividade;
  • Descrição dos produtos e serviços da empresa;
  • Estudo do mercado;
  • Mapeamento de fornecedores;
  • Modelo de negócio utilizado;
  • Plano de marketing;
  • Plano financeiro;
  • Plano operacional.

2- Decida se vai investir sozinho na empresa ou com sócios

Decidir se vai investir na abertura da empresa sozinho ou com sócios é um fator muito importante. O benefício de ter mais pessoas é ter outras perspectivas para apoiar a gestão e ter melhores aportes financeiros.

A sociedade, por outro lado, gera conflito e os resultados devem ser distribuídos de acordo com a participação dos parceiros.

3- Conte com um contador

Depois de feito o plano de negócio, você deve fazer a contratação de um contador para ajudar a formalizar a empresa. Isso é necessário para as etapas subsequentes que envolvem documentos e padrões jurídicos específicos.

4- Escolha a natureza jurídica e o regime tributário

A natureza jurídica de uma empresa determina como ela é tratada legalmente, e o sistema tributário determina como os impostos são calculados e recolhidos.

São exemplos de natureza jurídica:  Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada (LTDA) e Sociedade Simples.

Os regimes tributários disponíveis são Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Nesse ponto, apenas um contador pode definir quais frameworks são os melhores para o seu negócio.

5- Crie um contrato social

Um contrato social é basicamente um tipo de certidão de nascimento de uma empresa, que reúne todas as informações sobre o negócio e marca a existência legal do negócio.

Os contabilistas preparam os estatutos ou os estatutos, dependendo do tipo de sociedade da empresa.

6- Faça o cadastro da empresa na Junta Comercial

Uma vez elaborados os estatutos, o passo seguinte é o cadastro na Junta Comercial ou no Registo Comercial da respectiva região.

Essa etapa pode ser feita remotamente se você contratar um contador para obter os documentos. Uma vez cadastrado, você precisa solicitar um CNPJ junto à Receita Federal – em alguns estados, o processo acontece de forma automática devido à integração do sistema.

7- faça a inscrição estadual ou municipal

Uma vez que uma empresa é registrada, o registro estadual ou municipal ainda é necessário, dependendo da atividade.

Geralmente, as empresas comerciais devem fazer a inscrição estadual, porque cobram ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), enquanto as empresas prestadoras de serviços devem ser registradas na inscrição municipal para recolher o ISS (Imposto Sobre Serviços).

8- Faça o licenciamento

A Lei da Liberdade Econômica isenta as empresas envolvidas em atividades de baixo risco de solicitar licenças comerciais.

No entanto, algumas empresas podem exigir uma licença ou uma licença específica caso existam riscos ambientais e trabalhistas associados à área de atuação.

Qual o valor para fazer a abertura de empresa em Santo Antonio de Jesus?

Para fazer a abertura de uma empresa não é algo tão caro e burocrático, no entanto, abrir um negócio é a realização do sonho que cabe no seu bolso. A seguir, vamos te mostrar o valor para fazer a abertura de empresa em Santo Antonio de Jesus. Mas, a maior importância é saber que o valor que o contador cobra pode afetar bastante esse custo.

Mas, vale destacar que o custo para a abertura de empresa em Santo Antonio Jesus varia de contador para contador. Então, você deve se atentar não apenas no valor cobrado, mas na qualidade dos serviços prestados. Portanto, pesquise bem as opções!

Rolar para cima