O planejamento estratégico, como o nome já sugere, é uma iniciativa dos gestores empresariais com o intuito de definir os rumos do negócio com assertividade. Ou seja, elaborar uma estratégia planejada para alcançar os objetivos e metas da empresa.
O que significa que a partir da situação atual é feita uma projeção para o futuro e o que é planejado permite e organize uma empresa , envolvendo o planejamento tático e operacional com horizontes temporais definidos. Por certo, prioriza uma visão de longo prazo e objetiva aumentar a competitividade do negócio.
Certamente, é uma ferramenta essencial para definir o sucesso de uma empresa com o planejamento estratégico. Por isso, veja neste artigo o que é e como elaborar um plano estratégico de forma assertiva. Além disso, entenda a diferença entre plano tático e operacional e suas características.
Mas qual ferramenta para montar o planejamento você está pensando em usar, será que desenvolver um para sua empresa seria a melhor opção.
Por que usar o planejamento estratégico na empresa?
Certamente, existem inúmeras razões que justificam uma empresa usar a ferramenta de planejamento estratégico para definir o futuro do negócio. Por isso, a melhor maneira de mostrar essas razões, é explicando os principais aspectos definidos neste plano:
1.º – Determinação dos objetivos da empresa em termos de longo prazo, além de desenvolver o desdobramento das metas em planos de ação para cada setor da empresa;
2.º – Definição de elementos fundamentais para a caracterização do negócio, tais como: missão (razão de existir), visão (posição para o futuro), valores (princípios e condutas);
3.º – Identificação do nicho de mercado de atuação, bem como o perfil de clientes a serem atendidos com os produtos e/ou serviços da empresa;
4.º – Definição de estratégias para alcançar um diferencial de mercado em termos de penetração e desenvolvimento de novos produtos e segmentos de atuação;
5.º – Definição da interação vertical voltada para os fornecedores de insumos ou a integração horizontal direcionada para os consumidores;
6.º – Definição de novos investimentos em recursos materiais, financeiros, humanos e tecnológicos, visando o processo de inovação organizacional e expansão dos negócios;
7.º – Projeção dos lucros esperados em cada um dos pontos estratégicos de atuação da empresa, calculando a Taxa de Retorno do Investimento (ROI).
Assim sendo, é fácil perceber como a elaboração de um planejamento estratégico é o ponto chave para o crescimento do negócio e desenvolvimento sustentável.
Qual a diferença entre planejamento tático e operacional?
Saiba que em um processo de planejamento estratégico é essencial entender a diferença entre os tipos de planejamento. Visto que são essenciais em seu processo de elaboração e implementação para alcance dos objetivos e metas. Veja a seguir:
Planejamento tático
O plano tático está ligado com os níveis gerenciais e, por isso, alcança apenas um setor ou área da empresa. Partindo do planejamento estratégico, são desenvolvidas as metas e meios para que as ações possam ser colocadas em prática.
Logo, é um plano mais específico e com uma perspectiva de médio prazo, em torno de 1 a 3 anos. Por isso, são desenvolvidos planos específicos de cada área, como plano de marketing, plano de vendas, plano de finanças, dentre muitos outros.
Planejamento operacional
Para a elaboração do plano operacional, é necessário que o plano tático esteja bem formulado e alinhado com o planejamento estratégico, que é a base de todo o processo. Por isso, tem uma visão de curto prazo, variando entre 3 a 6 meses.
Por certo, a finalidade do plano operacional é traduzir os objetivos e metas em ações concretas, com um respectivo cronograma de execução. Para que isso seja possível, é necessário distribuir tarefas, delegar funções, definir equipamentos e recursos financeiros.
Afinal, os três tipos de planejamento caminham juntos e de forma integrada, visando a concretização dos objetivos e metas definidos como perspectiva de futuro para a empresa.
Quais os benefícios obtidos com esse processo?
O planejamento estratégico, bem elaborado e implementado, gera inúmeros benefícios para a empresa. Principalmente em termos de retorno financeiro e satisfação dos clientes e colaboradores. Veja a seguir os principais benefícios que são obtidos:
1.º – Aumento da produtividade da empresa e dos seus colaboradores, o que gera um retorno positivo que será percebido pelos clientes e fornecedores;
2.º – Permite que as tarefas estejam definidas em termos de prioridade, dando a cada colaborador a noção exata de sua importância e um cronograma de execução;
3.º – Melhora o processo de tomada de decisão, visto que existe um alinhamento do planejamento estratégico com a missão, visão e valores estabelecidos para a empresa;
4.º – Gera em toda a organização uma visão de resultados em um determinado horizonte temporal, pois os colaboradores são responsáveis pelo alcance dos objetivos da empresa;
5.º – Gera eficiência organizacional ao transformar estratégias em iniciativas concretas, permitindo que todos os esforços estejam alinhados na mesma direção;
6.º – Fortalece a cultura da organização para a ênfase no trabalho em equipe, gerando um ambiente de compartilhamento de informações e troca de experiências;
7.º – Torna a imagem da empresa no mercado sustentável, diferenciada da concorrência, além de conquistar a confiança dos clientes e a parceria estratégica com os fornecedores.
Como fazer um bom planejamento estratégico?
Para elaborar um bom planejamento estratégico, de forma eficiente, é necessário seguir um passo a passo, que facilita o desenvolvimento de todo o processo. Veja a seguir:
Diagnóstico atual da empresa
O objetivo de desenvolver um diagnóstico da empresa é conhecer a sua situação atual, procurando mapear as suas dificuldades e obstáculos. Além disso, é necessário analisar como os processos internos estão sendo realizados e identificar falhas e deficiências;
Para esse levantamento inicial, uma ferramenta que permite desenvolver com eficiência todo esse diagnóstico é a análise SWOT. Isso porque mostra com clareza os pontos fortes e fracos (ambiente interno) e as oportunidades e ameaças (ambiente externo).
Definição dos objetivos para o futuro da empresa
Certamente, a definição dos objetivos funciona como a base de toda a elaboração do planejamento estratégico. Além de permitir ter uma visão mais ampla para construir a filosofia da empresa, com especificação da sua missão, visão e valores.
De fato, a metodologia SMART ajuda na definição de objetivos de forma precisa e coerente com o que a empresa deseja alcançar. Por isso, ao elaborar os objetivos é preciso cuidar para que atendam aos seguintes critérios:
- Specific (Específico): bem definido, claro e inequívoco;
- Measurable (Mensurável): indicar meios de medir a evolução;
- Achievable (Alcançável): deve ser possível de alcançar;
- Realistic (Realista): relevante para o propósito da empresa;
- Time based (Temporal): definição clara do horizonte temporal.
Definição de metas estratégicas e plano de ação
Saiba que o planejamento estratégico tem a responsabilidade de definir as metas estratégicas que estão relacionadas com o plano tático. Nesse sentido, é importante que sejam conectadas entre si e especifiquem ações concretas.
Por isso, a definição de uma meta estratégica implica em desdobrá-la em ações menores, para que possam ser facilmente entendidas e colocadas em prática. Além disso, devem gerar também as metas setoriais, como metas de vendas, marketing, dentre outras.
Tendo detalhado as metas em ações menores e concretas, é o momento de elaborar o plano de ação estratégico. Nesse sentido, deve indicar os recursos necessários, as equipes de trabalho envolvidas e o cronograma para realização de cada uma das metas.
Controle e monitoramento dos indicadores
Saiba que o sucesso do planejamento estratégico está no monitoramento dos resultados alcançados. Certamente, a adoção de indicadores de desempenho (KPIs) permite mensurar o alcance das metas e objetivos e identificar pontos de melhoria.
Existem vários tipos de indicadores, que avaliam diferentes aspectos de um negócio, que permitem ter uma visão ampla dos processos e da eficiência dos resultados. Alguns exemplos dos pontos abordados pelos KPIs são os seguintes:
- Medir o nível de produtividade dos colaboradores ou máquinas em um período;
- Avaliar a qualidade dos produtos ou serviços entregues aos clientes;
- Mensurar a capacidade de resposta de um processo interno da empresa;
- Avaliar as estratégias de execução do plano, da situação atual para o cenário futuro.
Além disso, alguns indicadores são específicos para cada área da empresa, permitindo uma avaliação mais detalhada por setor. Por exemplo:
1.º – KPIs em Tecnologia da Informação (TI): Acordo de Nível de Serviço (SLA), Disponibilidade, Conclusão de projeto, Despesas e Efetividade;
2.º – KPIs em Recursos Humanos (RH): Despesas, Absenteísmo, Conclusão de projetos, Avaliação de desempenho e Rotatividade;
3.º – KPIs financeiros: Despesas, Conclusão de projetos, EBITDA, Auditoria e Receita;
4.º – KPIs jurídicos: Revisão de contratos, Conclusão de projetos, Encerramento de processos, Realização de acordos;
5.º – KPIs de marketing: Cálculo da taxa de conversão, Taxa de Rejeição, Índice de engajamento, Índice de influência social.
Como executar o planejamento estratégico?
Certamente, a execução do planejamento estratégico é tão importante quanto a sua elaboração. Por isso, veja algumas dicas de como realizar essa etapa com eficiência:
1.º – É importante que o progresso da implementação do planejamento seja conhecido de todos os colaboradores da empresa, valorizando todos os resultados alcançados;
2.º – É essencial realizar reuniões de análise da estratégia para fazer as modificações e ajustes que se fizerem necessários;
3.º – É necessário procurar ouvir os colaboradores sobre a execução do planejamento, conhecer as suas dificuldades e entender como superá-las;
4.º – É preciso manter todos informados sobre as prioridades da empresa, bem como demonstrar o envolvimento dos gestores e esforços para o sucesso do planejamento;
5.º – É fundamental conhecer o planejamento em cada uma de suas etapas, sabendo exatamente em que fase encontra-se o processo de execução;
6.º – É condição para o sucesso avaliar no decorrer do percurso se a implementação corresponde ao planejado e, se for preciso, realizar ajustes.
Quais são os cuidados que precisa tomar?
Com toda a certeza, para um planejamento estratégico eficiente, é preciso ter uma atenção especial para alguns fatores chave para o sucesso da iniciativa. Por isso, é interessante entender os principais cuidados ao elaborar esse plano. Veja a seguir:
1.ª – Um bom plano depende do engajamento coletivo de todos os colaboradores da organização, pois os gestores são os condutores do processo;
2.º – O sucesso de um plano depende de informações acessíveis para todos os envolvidos, permitindo que entendam a situação atual e onde é preciso chegar;
3.º – Cada colaborador envolvido no processo deve entender qual é o seu papel e contribuir com ideias e ações assertivas;
3.º – Um dos objetivos do plano é gerar vantagem competitiva para a organização, ou seja, criar o seu diferencial de mercado, que gere valor para a empresa, visível para os clientes;
4.º – Para ser estratégico, o plano deve gerar iniciativas concretas para alcançar os objetivos e metas definidos, tendo por base a visão de futuro da empresa.
Portanto, o planejamento estratégico é uma ferramenta que permite o crescimento do negócio de forma sustentável e duradoura. De fato, oferece uma metodologia para repensar toda a organização e desencadear um processo de mudança e inovação.
Contudo, como são muitas etapas e análises a serem desenvolvidas, é essencial contar com uma empresa especializada para dar suporte para a assertividade dessa iniciativa.
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