Como ser medico no Canadá – Veja nossas dicas e guia completo

País, um dos vestibulares mais concorridos é sem dúvidas o de medicina e alguns sonha em ser médico. e alguns buscam saber como ser médico no Canadá. Logo, somente os candidatos mais preparados consegue entrar nas vagas disponibilizadas nas universidades.

No Canadá, a concorrência é a mesma do nosso país, ou seja, muitos candidatos preparados buscam uma vaga na faculdade de medicina e futuramente se tornarem médicos no país.

Nesse caso, se você quer aprender como ser médico no Canadá, saiba que antes de tudo você terá que se preparar bastante para todo o processo, provas, universidade e muito mais.

Da mesma forma que em nosso país é bastante difícil, no Canadá não é diferente. Se tornar médico no Canadá vai exigir dos estudantes muita dedicação, paciência e comprometimento.

Porém, se este é o seu sonho e você deseja descobrir como ser médico no Canadá, saiba que chegou ao lugar certo. Isso porque nesse texto, criamos um dia onde você irá aprender o passo-a-passo para se mudar do Brasil ao Canadá e conseguir uma vaga na universidade de medicina do país.

Contudo, devemos informar que isso exigirá do candidato muita preparação e coragem para lutar contra todos os desafios que irão aparecer ao longo da sua jornada.

 Desse modo, se você está disposto a lutar por essa oportunidade, recomendamos que continue conosco na leitura deste texto, pois, nele, você irá aprender de forma detalhada como ser médico no Canadá. Logo, continue lendo e saiba mais.

Diferença entre o Ensino Superior no Brasil e no Canadá

O ensino superior no Canadá não é nada parecido com o que vimos no Brasil no passado. Antes que você pense assim, não estou falando apenas de linguagem. A primeira diferença é que não há universidades gratuitas no Canadá.

Quer dizer, mesmo público não é gratuito. A segunda diferença, e a mais importante, é que aqueles que desejam estudar no Canadá, independentemente do curso que escolherem, pagam uma taxa anual significativamente maior do que os canadenses.

Além disso, é importante que você saiba que, mesmo que quisesse, não poderia simplesmente entrar na faculdade de medicina e não estudar uma matéria relacionada à ciência, como biologia.

Um dos requisitos para o primeiro passo para a medicina é frequentar esta universidade. Dito isso, mesmo que você não tenha pensado em fazer outra faculdade, você precisa dela para realizar seu sonho de se tornar médico.

Passo a passo de como ser médico no Canadá

Ao todo, o Canadá conta com cerca de 17 faculdades de medicina. Logo que você concluir o ensino superior, ainda não estará apto a atuar como médico. A regra adotada no país serve tanto para pessoas de outras nacionalidades quanto para os próprios canadenses que se formaram recentemente.

Canadenses e qualquer outra pessoa recém formada no curso de medicina, independente de qual seja a sua nacionalidade, será obrigada a fazer a residência médica para que possa atuar como profissional da medicina.

Nesse caso, é necessário que o candidato se submeter a uma prova chamada MCCQEQ1, que nada mais é do que o Medical Council of Canadá Qualifying Exame 1, exame responsável por avaliar os conhecimentos dos recém formados no campo da medicina. Após ser aprovado neste exame, o candidato poderá submeter a sua candidatura a uma vaga nos hospitais. Assim, será possível atuar.

Após a conclusão da residência, é necessário se submeter a uma segunda prova de avaliação, para então ser habilitado a desempenhar a função de médico em todo o Canadá. 

Esse exame é conhecido como MCCQE2, que funciona como uma extensão do primeiro exame, no entanto, trata-se de um exame prático, que dura dois dias e avalia tanto o conhecimento quanto a habilidade do candidato na atuação em diferentes áreas. Logo, ao passar por essa fase, você já pode atuar como médico em todo país, finalmente se tornando médico no Canadá.

As vezes surgir algumas duvidas de ter um CNPJ da saúde para trabalhar como estrangeiro no Canadá. 

Validando o diploma de medicina para ser médico no canadá

O processo de validação do diploma de medicina no Canadá não é tão burocrático quanto muitas pessoas costumam apontar. Nesse caso, o primeiro passo para fazer essa validação é  o registro do seu diploma no WDOMS.

É por meio deste cadastro que o diploma será analisado pelos profissionais para que você consiga atuar no país.

Fazendo isso, é necessário entrar no site chamado Physicians Apply, realizar o seu cadastro e pagar todas as taxas cobradas, enviando os documentos pelo correio em conformidade com o formato exigido. Alguns dos documentos enviados precisam ser traduzidos através de uma tradução juramentada e outros precisam ser autenticados em cartório, portanto, você talvez precise de um advogado que tenha carimbo na língua inglesa.

Em seguida, temos a solicitação da avaliação das credenciais do interessado através do ECA (Educational Credential Assessment). Se você conseguir as credenciais, estará apto a passar para a próxima fase, que é igual ao passo-a-passo mencionado anteriormente no processo de ser médico no Canadá.

Isso significa dizer que você terá que passar pelos exames MCCQE1 e MCCQE2, bem como as demais provas práticas e a residência médica. Fazendo isso, você poderá validar o seu diploma e atuar como médico no Canadá.

Conclusão

Como já foi mencionado ao longo do texto, o processo de como ser médico no Canadá é longo e exige do interessado bastante comprometimento e paciência para passar por cada uma das fases indicadas. Sendo assim, a atitude para conseguir esse feito está única e exclusivamente nas suas mãos.

O procedimento é complexo, de longa duração e custa bastante, tanto psicologicamente quanto financeiramente. Sendo assim, antes de você entrar nessa aventura, é necessário ter certeza de que isso é exatamente aquilo que você deseja. Portanto, tenha força e Resiliência para lutar pelos seus sonhos de se como ser médico no Canadá.

Rolar para cima