Como Abrir uma Clínica de Dermatologia | Clínica Dermatológica

como abrir uma clinica de dermatologia

Saiba quais são os procedimentos de como abrir uma clinica de dermatologia, quais são os documentos, prazos.

Muitos médicos sonham em abrir seu consultório, entretanto não sabem por onde começar, acabam se perdendo e deixando este objetivo de lado. Mas não se preocupe, neste artigo te guiaremos por um passo a passo dinâmico, onde você entenderá todo o processo para abrir seu consultório de dermatologia.

Nosso escritório de contabilidade vamos te ajudar a atingir seu objetivo!

Como é o Mercado para Médicos Dermatologistas?

Dermatologistas são médicos que tem a função de diagnosticar doenças da pele, unhas, cabelo, identificando e as tratando, devolvendo a autoestima a seus pacientes.

Estes profissionais atuam também com cirurgias estéticas.

Segundo o Universo Doc, os dermatologistas representam 2,2% dos médicos especialistas brasileiros. Segundo a pesquisa Demográfica Médica de 2022, do CFM, o Brasil conta com 9.685 especialistas em Dermatologia, isto representa 4,61 dermatologistas a cada 100 mil habitantes.

Este é um mercado em constante desenvolvimento, a concorrência na área não é tão grande, é muito importante que este profissional se dedique ao seu negócio, um planejamento requer tempo e bastante tempo, assim seu consultório terá grandes chances de atingir o sucesso.

Plano de Negócios, é mesmo Necessário?

Como montar um consultório de cardiologia para pacientes - com sintomas cardiacos

Você como um médico dermatologista que pretende atingir o sucesso, deve sim se preocupar com um bom planejamento de negócios, com este planejamento com certeza você atingirá todo o sucesso que tanto almeja.

Um plano de negócios bem elaborado, trará para você contatos de outros profissionais da área dermatológica, isto vai trazer até você uma visão ampla do mercado que você está entrando, assim será possível que você compreenda todos os fatores que englobam esse universo.

Um planejamento para você saber como abrir um consultório de dermatologia te dará a oportunidade de entender sobre todos os serviços que podem ser prestados pela sua clínica, detalhes do seu investimento, valores a serem investidos, entre outras coisas.

Para que seja possível desenvolver o planejamento será necessário reunir todos os investimentos com máquinas, equipamentos, materiais, e também o pagamento de funcionários, não se esqueça da pesquisa de público alvo, é muito importante conhecer as pessoas que contratarão o seu serviço, para saber como você pode se destacar da concorrência.

Para te auxiliar e dar um empurrão inicial (nada de procrastinar!) vamos citar abaixo alguns pontos para se abrir uma Clínica de Dermatologia:

  • O que será o negócio?
  • Onde sua empresa estará localizada?
  • Qual o valor do seu investimento?
  • Quanto você pretende faturar mensalmente?
  • Em quanto tempo você pretende ter retorno do investimento?
  • Quais serão os serviços prestados?
  • Quem serão os seus clientes?

Localização para Abrir a Clínica de Dermatologia

melhores ideias de negocio lucrativo

Escolher uma boa localização é um fator muito importante para o sucesso da sua clínica de dermatologia.

Ao escolher a localização, não se esqueça de ponderar alguns fatores que certamente influenciarão de forma direta o seu faturamento. Exemplificando: ao escolher um ponto bem acessível, isto favorecerá a sua visibilidade ao público que você almeja alcançar, um local de fácil acesso é um lugar que traz a sensação de comodidade aos seus clientes

Quais Documentos preciso para abrir a Clínica de Dermatologia?

Você já deve ter se perguntado quais os documentos necessários para abrir sua clínica de dermatologia, talvez pense que é algo muito complicado de organizar. Mas fique tranquilo, não é um bicho de sete cabeças!

Abaixo alguns documentos que você vai precisar:

  • IPTU do Imóvel
  • Cópia já autenticada do RG e CPF
  • Cópia do contrato de locação ou de Compra e Venda
  • Verificar junto a ANS (Agência Nacional de Saúde) que contém 54 tipos de atendimento implementados, e definir qual será o seu.

Com estes documentos em mãos, é hora de providenciar o seu contrato social. Estes são os documentos necessários para obtê-lo:

  • Registro na Junta Comercial ou Cartório
  • Alvará de Funcionamento da Prefeitura
  • Alvará de Funcionamento do Corpo de Bombeiros
  • Alvará da Vigilância Sanitária
  • Regulamentação do seu consultório junto a CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde)
  • Podem existir outros documentos necessários na sua cidade.

Quais as formas que um Dermatologista pode atuar?

dermatologista

Um dermatologista pode atuar de duas formas: Pessoa Jurídica e Pessoa Autônoma.

  • Pessoa Jurídica: Como PJ você terá acesso ao perfil de um empreendedor, e com isto muitas oportunidades surgirão, como a gestão do seu negócio, e o impulsionamento da sua carreira. Neste regime, você terá o auxílio de um serviço contábil eficiente e especializado, ele poderá te ajudar em todos os processos que envolvem a sua empresa e cuidar de toda a parte burocrática do seu negócio.
  • Autônomo: Como PF (Pessoa Física) você pagará seus impostos mensalmente e os impostos o Imposto de Renda (IRPF) fazendo os cálculos com o carnê leão, e pagará o INSS como Autônomo.

Em qualquer uma das formas que você decida exercer a sua função, você poderá contar com o apoio de um serviço contábil, sugerimos um especializado na área da saúde, se você não tem um contador em mente, te convidamos a conhecer nossos serviços, somos especialistas em abertura de empresas médicas.

Mas então, qual o melhor opção? Pessoa Jurídica ou Pessoa Física?

medicina online

Para saber qual a melhor opção, é necessário uma avaliação da sua situação, assim será possível dizer com clareza qual seria a melhor opção para que a sua clínica de dermatologia atinja o sucesso.

Como Pessoa Física você fará o carnê leão todos os meses para o recolhimento de IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física).

Para você entender: Para cada atendimento/paciente você precisa fazer um recibo, o seu controle será feito pelo cartão leão, ou pode optar pelo livro caixa, dizemos isto pois toda clínica ou negócio possuem despesas dedutíveis como: Internet, aluguel, recepcionistas ou secretárias (Com CLT), estes são algumas despesas dedutíveis do seu negócio que podem ser abatidos na base de cálculos do Imposto de Renda.

A Contabilidade Olímpia faz esses cálculos para você, incluindo a soma do INSS autônomo, já analisando se a tributação como Pessoa Física é a melhor opção para você.

Como Pessoa Jurídica, você terá um CNPJ e também emitirá Notas Fiscais, podendo optar por um dos regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

Vamos explicar cada um deles para que você fique por dentro e escolha junto a um contador qual se encaixa melhor na sua empresa:

  • Lucro Presumido: Possui esse nome por causa do seu sistema tributário dos Impostos Federais: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).

Na parte Federal estão inclusas IRPJ/CSLL, PIS e COFINS, isto totaliza uma alíquota de quase 11,3%. É importante se atentar também ao ISSQN (Imposto sobre Serviços de qualquer Natureza) do Município.

  • Lucro Real: Este nós não indicamos, não é compensatório na maioria dos casos de prestadoras de serviços, como no caso de dermatologistas. Em todo caso, é sempre bom avaliar junto a um contador se este regime no momento é indicado para o seu negócio.

O Lucro Real é calculado baseado no lucro líquido, este regime tributa todos os resultados da empresa de maneira mensal ou trimestral para que assim se obtenha o valor do imposto a ser pago. Portanto é necessário que a contabilidade da empresa esteja em dia, por meio dela serão definidas as alíquotas de IRPJ e CSLL, o PIS e a COFINS também é exigida.

  • Simples Nacional: Este é o Regime Tributário mais escolhido, ele unifica o pagamento de todos os impostos em uma única guia denominada DAS (Documentos de Arrecadação do Simples). Entretanto ele não é tão simples como parece, ele gera algumas alíquotas especificas por faixa de tributos, conforme seu faturamento do ano e seu tipo de atividade.

Divulgação Clínica de Dermatologia

Divulgar é um ato muito importante, nos tempos atuais com a era tecnológica e o marketing presente em todos os lugares, é muito importante fazer um uso bem feito deste marketing, ele poderá trazer a você e a sua clínica uma visibilidade muito grande. Algumas formas para você investir no Marketing da sua clínica são: Divulgação em redes Sociais, tráfego orgânico, tráfego pago, Google Adwords, ou meios comuns como: cartão de visita, panfletos, rádio.

Dica bônus para sua Clínica de Dermatologia

O mundo e todas as áreas de negócio, estão em constante movimento e mudança, é importante estar atento e por dentro de tudo que engloba o universo do seu empreendimento. Fazer pesquisas constantes sobre as novas tendências, o que busca o seu público alvo, a sua concorrência, para assim ter um controle dos serviços que você ainda não ofertou e incluí-los no seu consultório.

Sugerimos que você busque outros colaboradores e parceiros que trabalhem com prestação de serviços que podem agregar a sua empresa, como contadores, advogados e uma empresa especializada em Marketing.

A Contabilidade Olímpia

Escritório de Contabilidade Olímpia

Estamos prontos para atender você e te auxiliar em todo o processo de abertura da sua empresa! Contamos com uma equipe especializada em abertura de empresas médicas.

Trabalhamos de forma on-line, o que significa que você poderá resolver todos os trâmites referentes a sua clínica médica via whatsapp ou telefone! Você no conforto do seu lar, realizando o seu sonho, enquanto nós cuidamos de toda a parte burocrática!

Nosso escritório de contabilidade trabalha de forma ágil, rápida e segura, evitando toda e qualquer dor de cabeça que possa ser causada por falta de auxílio na hora de abrir o seu tão sonhado negócio. E o melhor atendemos todas as cidades do Brasil!

Entre em contato conosco, e deixe a gente te ajudar a iniciar essa jornada!

Você também pode se interessar:

Rolar para cima