Abertura de empresa em Jataí

Saiba aqui Como abrir uma empresa em Jataí? O sonho de muitas pessoas que gostam de empreender é abrir sua própria empresa e ser seu próprio chefe. Mas, muitos ainda têm dúvidas sobre como abrir uma empresa em Jataí. No entanto, para que esse sonho se torne realidade, você precisa dar o primeiro passo no processo de abertura de sua empresa.

De início, você precisa saber que esse processo é um pouco burocrático e requer muita atenção e organização. Para isso, a melhor forma de iniciar esse processo é contratar um contador especializado em abertura de empresa para te dar as instruções. Porém, nessa hora as dúvidas começam a surgir na cabeça do empreendedor, até porque, abrir uma empresa é um passo muito importante, por isso, fique tranquilo, hoje em dia é bem mais fácil abrir uma empresa e você pode fazer esse processo em poucos dias, mas é necessário contatar uma assessoria certa.

abertura de empresa em Jataí

Como abrir uma empresa em Jataí? O que é necessário?

Muitas pessoas acham que o processo de abertura de uma empresa em Jataí é uma tarefa difícil, principalmente quando se lembra de todas as burocracias envolvidas. Mas, felizmente, o Brasil melhorou muito nesse requisito e vem adotando facilidades para a vida do empreendedor na hora de fazer a abertura de sua empresa para formalizar seu negócio.

O Governo Federal lançou diversas medidas nos últimos anos para agilizar o processo de abertura de empresas e melhorar o ambiente empresarial.

Basicamente, toda a papelada envolvida no processo está sendo substituída por processos totalmente online e os sistemas dos órgãos, enfim, estão conversando para que o empreendedor não tenha que ficar peregrinando de balcão em balcão. Portanto, para abrir sua empresa, você precisa seguir o passo a passo abaixo:

Primeiro, você precisa fazer uma análise de viabilidade junto à prefeitura da cidade onde você deseja abrir seu negócio para confirmar se é permitido instalar a empresa no local;

Elaborar o contrato social da empresa

Também é necessário elaborar um contrato social um documento que reúne as principais informações sobre o funcionamento do negócio, equivalente a uma “certidão de nascimento”.

É necessário fazer o registro do contrato na Junta Comercial ou Cartório de Registro Pessoa Jurídica – órgãos responsáveis pelo registro de atividades empresariais no país – juntamente com os documentos pessoais dos sócios. Esse passo já pode ser feito 100% online em alguns órgãos, como na JUCESP( Junta Comercial do Estado do rio de Janeiro);

O empreendedor precisa obter o CNPJ junto à receita federal através do portal Redesim – algumas juntas comerciais e cartórios também já possuem o

seus  sistemas integrados com essa plataforma para que o processo seja agilizado.

O empreendedor precisa tirar o alvará de funcionamento e licenças específicas junto à prefeitura, caso as atividades da empresa sejam de médio ou alto risco.

É necessário fazer as inscrições fiscais estadual e municipal nas secretarias responsáveis pelo cadastro de contribuintes mobiliários da sua região, de acordo com a atividade da empresa.

É necessário solicitar a autorização para a emissão de nota fiscal eletrônica na secretaria de finanças.

Por fim, o empreendedor precisa fazer o cadastro da empresa na Previdência Social para que todas as obrigações trabalhistas sejam cumpridas.

Quais os documentos necessários para abrir uma empresa em Jataí?

Os documentos exigidos para Abertura de empresa em Jataí são os mesmos de outros estados, o que deve mudar é a forma de preenchimento das informações. Veja a seguir a lista dos documentos necessários para a abertura de uma empresa em Jataí:

O titular e os sócios precisam enviar o RG, CPF ou outro documento compatível,um comprovante de endereço, estado Civil, tanto do titular quanto dos sócios, profissão, dos sócios e titular, telefone dos sócios ou titular e e-mail dos sócios e do titular.

A lista de documentos e  informações da futura empresa são:

  • O endereço comercial da empresa
  • A razão social da empresa
  • O nome fantasia da futura empresa
  • O capital social da empresa
  • A participação de cada sócio dentro da empresa
  • Um número de telefone da empresa
  • Um email de contato da empresa.

Toda essa documentação é reunida de forma simples, ao enviar todos de forma correta, o processo de abertura de sua empresa será concluído de forma rápida.

Veja as opções tributárias

O empreendedor conta com várias opções tributárias para pagar os impostos de sua empresa, veja aqui as principais opções de tributação de uma empresa, para você escolher a melhor opção.

O MEI, o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Cada uma dessas opções tributárias possui suas particularidades e para que você escolha a melhor opção é preciso fazer uma análise, uma forma simples para isso, é contratar um bom contador para te ajudar nessa tarefa e pagar menos impostos na sua empresa.

O que é consulta de viabilidade em Jataí?

Na hora de abrir sua empresa em Jataí, você deve se perguntar, o que é essa tal viabilidade? Até porque, você não tem experiência com o processo de abertura de empresa, isso é de responsabilidade do contador. Mas, mesmo assim, vamos explicar um jeito simples para que você entenda como a viabilidade é importante no processo de abertura da sua empresa.

Viabilidade nada mais é do que uma etapa de análise e consultas cadastrais para analisar se é possível usar o nome que você escolheu para sua empresa, visto que é possível existir alguma empresa com o mesmo nome. Na viabilidade também será analisada se é possível abrir sua empresa no endereço escolhido e se as atividades da empresa são permitidas naquele local.

Na viabilidade também serão analisados se  os sócios e titular da empresa podem abrir aquela empresa, visto que pode existir algum impedimento legal que possa vir influenciar. Então é para isso que a viabilidade serve.

Rolar para cima