Como abrir uma empresa médica em São Paulo

Muitos médicos em São Paulo capital não sabem como abrir um negócio e buscam dicas de como abrir uma empresa médica em São Paulo. Eles podem precisar redigir faturas, formalizar suas prescrições ou criar uma empresa. No entanto, eles não têm ideia de como fazer isso. Se você está no mesmo barco ou curioso para saber mais sobre esse processo, continue lendo para obter informações relevantes.

Os médicos que abrem um negócio seguem o mesmo processo que qualquer outra pessoa que abre um negócio de prestação de serviços. A maior diferença está nos aspectos técnicos do negócio — como responsabilidade legal — e no formato proposto.

Qual empresa um Médico pode abrir para prestar serviços

Simples Nacional para médicos

Os médicos no Brasil devem prestar muita atenção ao Simples Nacional, o sistema tributário do país. A empresa médica se enquadra nas tabelas do Simples Nacional do Anexo III ou V.

Uma empresa médica deve se enquadrar no Anexo III do Simples Nacional gastando mais de 28% de suas despesas com pró-labore e folha de pagamento de funcionários. Esse requisito pode ser atendido usando uma fórmula de cobrança em vez de cobrança direta.

A alíquota inicial para o Anexo III é de 6% devido a este fato.

Aproveitar a alíquota inicial de 6% exige que o médico preste serviços em hospitais e clínicas. Como isso pode não valer a pena, o médico perderia 28% do custo do trabalho.

Para determinar se o Anexo V do Simples Nacional vale a pena, deve ser realizado um estudo tributário. A alíquota inicial desse imposto é de 15,50% e não depende de despesas trabalhistas.

Os médicos supostamente lucram com os ganhos presumidos

As empresas médicas frequentemente usam o esquema de lucro presumido. Eles pagam imposto de serviço trimestral – também conhecido como ISS – para reduzir sua carga tributária. As agências fiscais permitem alguma margem de manobra quando se trata de empresas médicas e seus lucros.

Dependendo da atividade, pode ser concedida uma redução nos lucros em vez de um lucro padrão de 11,33%. Isso porque o lucro é apurado somando-se 11,33% dos tributos federais com a Secretaria Municipal de Arrecadação, ou ISS. No entanto, esse número pode variar entre 2% e 5%.

Antes de discutir se vale a pena iniciar um negócio como médico, devemos primeiro considerar se vale a pena continuar como pessoa jurídica.

Os tipos de empresas que os médicos usam com mais frequência

Ao abrir uma empresa médica em SP, você precisa escolher o tipo de empresa que mais se adequa ao seu modelo de trabalho. No Código Civil, considera-se que tem caráter jurídico.

Em primeiro lugar, a escolha do tipo jurídico é fundamental para questões tributárias e de segurança patrimonial.

Para esclarecer melhor, vamos entender esses tipos de empresas:

Sociedade de Responsabilidade Limitada (LTDA) – A empresa pode ser composta por 2 ou mais pessoas, deve ter 1 médico como sócio, outros de outras atividades profissionais, se necessário, o patrimônio privado será protegido, pois somente a Pessoa Jurídica é responsável pelas dívidas da empresa e obrigações.

Regime tributário Sociedade Empresarial Unipessoal

Sociedade Empresarial unipessoal (LTDA) – Um médico pode iniciar seu próprio negócio sem sócio, sem exigência de capital mínimo e ainda proteger seu patrimônio privado, pois somente o patrimônio da pessoa jurídica é responsável pelas dívidas e obrigações da empresa.

Sociedade de Responsabilidade Limitada (LTDA) – Sociedade entre médicos para fins de prestação de serviços na área médica, podendo ser prestados em hospitais e clínicas médicas de propriedade de terceiros e gozar de tratamento jurídico diferenciado das LLCs.

Sociedade Puramente Simples – Esta empresa será cadastrada no Cadastro de Pessoa Jurídica e o ISS na maioria das cidades é reduzido a uma empresa profissional. No entanto, com essas empresas, o que inviabiliza a decisão é a capacidade ilimitada do sócio de reagir com seus bens pessoais.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) – A empresa precisa pagar e comprovar um capital social de 100 salários mínimos vigente no momento da abertura, mas isso não é o mais adequado, pois existe uma sociedade unipessoal e não possui valor de capital.

Um médico CLT, autônomo e PJ compartilham a mesma definição?

Os médicos têm horários que mudam com frequência devido ao horário de trabalho variável e aos salários mais altos.

As formas de contratação desses profissionais dependem da demanda de trabalho das clínicas, consultórios e hospitais.

Cada caso é diferente na hora de abrir um CNPJ medico; é possível contratar um médico PJ, trabalhar como autônomo ou trabalhar em CLT. Na seção a seguir, discutiremos qual opção é melhor para cada caso e se vale a pena ou não.

Iniciar uma empresa médica requer tomar medidas.

Este artigo contém todas as informações necessárias para abrir um CNPJ para médicos, além de como criar um.

Ao ler isso, você pode ver exatamente quais os passos a seguir na hora de abrir um CNPJ médico. Confira!
Considere contratar uma empresa de contabilidade com experiência.

Para adquirir um certificado digital e-CPF e um e-CNPJ, compre um certificado e-CNPJ.

Registre o Estatuto Social da sua empresa na Junta Comercial.

Após obter o CNPJ do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, aguarde.

Depois de obter a certidão de Registo Municipal, aguarde.

Antes de abrir, obtenha o Alvará de Vigilância Sanitária e o Alvará de Funcionamento.

O médico PJ deverá solicitar o registo no CRM e no CNES.

Os contadores e outros especialistas da Gerando Empreendedores fazem com que as várias etapas envolvidas na formação de uma empresa pareçam simples.

Nossa equipe irá ajudá-lo a entender o processo de CNPJ e tirar todas as suas dúvidas. Além disso, podemos ajudá-lo a economizar em impostos.

Valeria a pena abrir um CNPJ para um médico em um endereço residencial?

Os médicos podem abrir uma conta no CNPJ com endereço residencial, endereço virtual ou endereço fiscal.

Os pagamentos de aluguel são reduzidos – e até eliminados – por meio dessa alternativa interessante. Além disso, você economizará em despesas fiscais.

Os médicos que desejam verificar sua capacidade de usar seu endereço residencial para registro da empresa devem procurar um contador com experiência relevante.

Antes de considerar a possibilidade de abrir um parque público, o prefeito da cidade deve primeiro consultar as autoridades competentes para confirmar que esta é uma opção. Depois disso, um contador deve concluir uma consulta sobre a viabilidade da possibilidade e assim finalizar as dúvidas sobre como abrir uma empresa médica em São Paulo.

 

Rolar para cima