Contabilidade para clinica médica

Regularização da clinica médica e registar no cartório para liberar o alvará de funcionamento .

Entenda neste artigo por que contar com um bom escritório de contabilidade para clínica médica é uma escolha segura e muito promissora.

Se você tem uma clínica e está pensando qual a real importância de contar com um escritório ou um profissional de contabilidade para clínica médica. Precisa continuar lendo esse artigo para entender melhor o assunto.

Aqui, além de mostrarmos a importância de contar com um profissional de contabilidade para clínica médica, ainda explicaremos como esse serviço funciona para este tipo de setor.

Como ser pessao juridica e pessoa fisica para médicos

Conheça as obrigações fiscais de uma clínica médica

A primeira coisa que você precisa entender é que, assim como qualquer estabelecimento comercial, empresarial ou industrial, a sua clínica médica precisará contar com funcionários e terá algumas obrigações fiscais e trabalhistas para cumprir.

É comum encontrar médicos recém-formados, ou mesmo alguns com mais experiência, que sonham em montar uma clínica médica, mas não fazem ideia de como fazer isso, ou mesmo como manter a clínica aberta e funcionando dentro da lei.

Se você é um desses profissionais, a primeira coisa que precisa saber é que a obrigação fiscal mais importante para sua clínica médica é que ela seja aberta de maneira legalmente correta.

Para isso, é preciso criar uma pessoa jurídica, ou seja, abrir uma empresa de acordo com as características e seguindo os padrões necessários para que ela seja registrada corretamente junto aos órgãos públicos competentes.

Depois de aberta a pessoa jurídica para a clínica médica, as obrigações fiscais da mesma podem ser divididas em duas partes, uma que engloba o pagamento de taxas e impostos necessários e outra responsável por entregar obrigações de acessórias.

Porque a contabilidade para clínica médica é necessária?

A utilidade da contabilidade para clínica médica começa na abertura da empresa. Com o auxílio de um escritório de contabilidade ou um profissional qualificado, será muito mais simples seguir os passos necessários para a obtenção do CNPJ para clínica médica.

Neste caso, o profissional ficará responsável por definir junto ao proprietário o melhor tipo de sociedade para a empresa e formação tributária mais adequada. Em seguida deverão ser definidas as atividades econômicas da clínica.

Essas atividades são regulamentadas e classificadas de acordo com um padrão estabelecido pelo CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Como estamos falando de clínicas médicas, o ramo de atividade é classificado na classe 8630-5, que se refere às atividades de foco ambulatorial realizadas por médicos e/ou odontólogos.

Feito isso, o passo seguinte será providenciar o registro da empresa na Junta Comercial da cidade, junto a Receita Federal e do Estado, e a Prefeitura. Em seguida será preciso agendar uma visita dos bombeiros ao local onde a clínica funcionará, além de solicitar um alvará de funcionamento.

A medicina é uma profissão que exige muito conhecimento e estudos com atualizações constantes. Por essa razão, é comum encontrar profissionais dessa área que não entendem muito bem de leis e obrigações fiscais.

E, é justamente por isso que a contabilidade para clínica médica é tão necessária. Contando com um profissional da área você não precisará se preocupar com detalhes burocráticos e estará livre de erros que futuramente poderão trazer transtornos.

medicina online

Qual a importância da contabilidade na manutenção da clínica médica?

Além de ser fundamental na criação da empresa e abertura da clínica, ter um profissional de contabilidade para clínica médica fará com que sua clínica esteja com as finanças sempre em dia.

Um profissional de contabilidade para clínica médica, será responsável por realizar balanços mensais e anuais, cuidar da folha de pagamento dos funcionários, da entrada e saída de divisas e muito mais.

Isso permitirá a você mais tranquilidade para exercer a medicina e abrir uma empresa de serviços médicos para clinica, sem a necessidade de se preocupar com burocracias, cálculos e encargos que são constantemente necessários, principalmente quando estamos falando de um local onde se trabalha com vida.

Como encontrar um bom escritório de contabilidade para clínica médica?

Se você deseja saber como é possível saber se um escritório de contabilidade para clínica médica é bom e confiável o primeiro passo é a pesquisa. Para isso, basta que você acesse o site do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, órgão responsável por regulamentar e fiscalizar a área de contabilidade.

Dentro do site procure pela opção “Consulta cadastral de profissionais e organizações contábeis”. Você será direcionado para uma página onde deverá digitar os dados do profissional ou do escritório. Se ele estiver funcionando dentro da lei, seguindo todas as normas necessárias seu nome aparecerá na pesquisa, mostrando que tudo está certo.

Outra maneira para saber se um escritório de contabilidade para clínica médica ou um profissional liberal são confiáveis, é buscar conversar com atuais e clientes já inativos. Faça perguntas sobre a idoneidade, se essas pessoas tiveram algum tipo de problema com a empresa ou profissional e qual foi, etc.

Agora que você já sabe a importância de um escritório ou profissional de contabilidade para clínica médica. E sabe como pesquisar se ele trabalha corretamente e é idôneo, não existem mais motivos para se negar a ter o auxílio desse profissional.

Se você quiser saber mais sobre o assunto e entender como funciona a contabilidade para médicos, acompanhe nosso artigo mencionado no link.

 

 

Rolar para cima