Como abrir uma empresa Como abrir uma empresa passo a passo Como abrir uma empresa passo a passo Como abrir uma empresa

Como abrir uma empresa

Dicas valiosa de como abrir uma empresa, saiba como inicar sua empresa e ter muito sucesso como empreendedor

Para muitas pessoas, ter o próprio negócio funcionando corretamente e como estabilidade é um sonho, porém, só de pensar nos desafios a se superar, esse sonho torna-se cada vez mais impossível. Em um guia rápido e simples, conheça abaixo um passo-a-passo para transformar seu sonho empreendedor em uma realidade e tirando suas duvidas de como abrir uma empresa

Quanto custa abrir uma empresa

O custo para abrir uma empresa no Brasil está em torno de R$ 2.038,00, segundo uma pesquisa realizada pela FIRJAN, porém, esse valor pode sofrer grande variação entre os municípios. Essas são as despesas formais. Além delas, há as despesas indiretas que são respectivas a cada tipo de negócio e situação do empreendedor, como locação e reforma do ponto comercial, honorários do contador, custos em infraestrutura de equipamentos e em alguns casos, de funcionários, que acabam sendo suportados pelo empreendedor no início das atividades da empresa.

Documentos necessários para abrir uma empresa:

O primeiro passo na abertura de um negócio formal é o registro de todas as licenças, inscrições e alvarás respectivos que vão além do CNPJ. A falta de alguns desses documentos poderá comprometer ou até mesmo impedir a abertura de sua empresa, por isso, é importante estar atento a todas as documentações necessárias para cada tipo de atividade, nos setores municipais e estaduais. Conheça alguns dos principais documentos:

Como abrir uma empresa | Contrato Social

O Contrato social: O contrato social é o documento que define a participação de cada um dos sócios de um empreendimento, as atividades da empresa, modo de funcionamento, etc. O primeiro passo é criar um nome social, verificando se este encontra-se disponível e após, registrá-lo e reconhece-lo em cartório assinado por um advogado. Como uma empresa em início de atividades, você pode avaliar se o seu negócio enquandra-se no Simples Nacional, que é uma maneira de reduzir as obrigações fiscais e simplificar as formas de pagamento ao Fisco. Conheça esse regime tributário na página da Receita Federal:

Registro da empresa na junta comercial - Como fazer

Registro na Junta Comercial: O registro na junta comercial deve ser feito antes mesmo da obtenção do CNPJ, na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do estado de sua empresa. Esse documento dará o aval para que sua empresa funcione oficialmente.

Alvará da empresa e localização de funcionamento

Alvará de Localização e Funcionamento: esse é o principal documento municipal que permitirá o funcionamento físico de seu negócio, em um endereço. Para obtê-lo, você precisrá comprovar na prefeitura que possui todas as condições de funcionamento exigidas por lei, por isso, antes de requerê-lo, verifique na prefeitura de sua cidade as exigências para o exercício da atividade profissional escolhida.

Inscrição estadual: na maioria dos casos, a inscrição estadual é requerida juntamente com o CNPJ, pela internet em um cadastro único, porém, nem todos os estados brasileiros possui convênio com a Receita Federal e, nesses casos, você precisará obtê-la antes mesmo do alvaráde funcionamento. Essa inscrição é obrigatória aos seguintes segmentos: comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual e é responsável pela emissão do ICMS.

Licenças em órgãos de regulação: Algumas atividades possuem licenças específicas para o seu funcionamento. Conheça as principais licenças reguladoras:

Licença ambiental: emitida em órgãos municipais, estaduais e IBAMA. Normalmente é exigida para os setores: atividade industrial, metalúrgica, mecânica, têxtil, química, de calçados, atividade agropecuárias.

Licença sanitária: Emitida por órgãos municipais, estaduais e federais de vigilância sanitária, principalmente a negócios nos ramos de alimentação, medicamentos e cosméticos.

Vistoria e cumprimento de normas de segurança: realizada pelo corpo de bombeiros a todos os segmentos empresariais.

Para saber todas as licenças que sua empresa necessita, consulte um cntador que irá te orientar com toda a documentação formal. Após isso, basta investir na infraestrutura de sua atividade e iniciar as atividades. Uma empresa regulamentada, com um bom planejamento e gerenciamento tem todas as chances para decolar no mercado e tirar suas duvidas de como abrir sua empresa passo a passo

Como abrir uma empresa Como abrir uma empresa Como abrir uma empresa Como abrir uma empresa


Leia Também