Saiba sobre modelos de negócios

CONCEITO DE MODELO DE NEGÓCIO

Um modelo de negócio é estruturado por meio de processos que uma empresa realiza quanto aos rendimentos e benefícios obtidos através dos resultados. Em um modelo de negócio é estabelecido os processos que podem atrair clientes, definindo as ofertas de produto e implementando estratégias publicitárias, entre outras questões associadas à configuração dos recursos da empresa do modelo de negócio.

Existem diversas categorias de processos de modelo de negócio, sendo o mais comum e conhecido, como modelo do retalhista, que consiste na instalação de um negócio (uma loja) em determinado lugar onde seja possível encontrar novos clientes com potencial de efetivação de compra.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM CONTADOR?

Os profissionais contábeis conseguem auxiliar nas tomadas de decisões de diversas áreas: financeira, fiscal, gerencial, rural, entre outras, porém nem sempre é fácil cuidar da gestão quando se tem uma empresa ou escritório em uma dessas áreas, principalmente se não existir um modelo de negócios bem estruturado.

Em um empreendimento,é de suma importância a existência de coordenação e comunicação com a equipe, estando atento às obrigações e aos recursos necessários para o bom funcionamento do ambiente de trabalho. Entretanto, quando não há o planejamento na gestão empresarial, é possível que surjam problemas.

 

MAS O QUE É MODELO DE NEGÓCIO, AFINAL?

Nas organizações, a origem do valor está na criação de conhecimento e na utilização do conhecimento dos clientes e colaboradores, que determinam o design da inovação do modelo de negócio.

Em um mundo onde mercado, produtos, tecnologias, concorrentes e até mesmo a  própria sociedade mudam de forma tão rápida, a inovação contínua e o conhecimento tornaram-se fatores de vantagem competitiva sustentável para as organizações.

As tomadas de ações intensivas em gestão do conhecimento são consideradas como uma classe de processos dentro das organizações que constituem em várias atividades e apresentam exigências nos processos. Os profissionais que atuam no ramo necessitam de aprendizado constante para que a gestão do conhecimento da organizacional seja transformada em informações implícitas ou explícitas no contexto da organização.

COMO DEFINIR UM MODELO DE NEGÓCIO

A escolha de um modelo de negócio é  fundamentada na abertura de uma empresa. É ele quem definirá qual forma se encaixa melhor para se prosseguir com os negócios e nas tomadas de decisões. Sua função é deixar claro e detalhado quais ações serão colocadas em prática por intermédio de sua escolha.

O modelo de negócios é a forma como a empresa irá criar, entregar e capturar valores. De modo que, transforme sua produção de receita em lucros e retorno para todos. 

Com o modelo é possível mostrar a maneira como o seu produto é visto no mercado, e qual a melhor forma de comercializá-lo. 

Normalmente é seguido como um modelo para sua criação a ferramenta Canva. Que parte do pressuposto que um plano pode ser montado em apenas uma folha,neste deve conter os seguintes itens:

  • Parceiros chave
  • Atividades chave
  • Recursos chave
  • Oferta de valor
  • Relacionamento com o cliente
  • Canais de clientes
  • Segmentos de clientes
  • Fontes de custos
  • Fontes de receitas

A sua validação ocorre quando o mesmo é exposto para pessoas do mercado. Assim ressaltando seu modelo comercial e seu potencial.

Após a certificado que o modelo de negócio é promissor, é feito em seguida um plano de negócios, que será responsável pela arrecadação de investimentos.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MODELO DE NEGÓCIO?

ASSINATURA: São serviços criados para atender clientes que utilizam mensalmente como por exemplo o Evino, que aloca seus produtos a disposição por meio do pagamento de uma taxa, dando ao cliente a possibilidade de adquiri alguns produtos. Um grande exemplo são os serviços de streamings como a Netflix. O objetivo deste modelo é garantir qualidade a curto prazo aos seus usuários, para assim garantir sua satisfação evitando sua perda. Seja disponibilizando conteúdos  e gerando expectativas quanto as produções que serão inseridas no catálogo.

Modelo Freemiun: Neste modelo a empresa coloca seus produtos a disposição para os usuários, entretanto, existem duas modalidades: Free e Premium. Seus usuários gratuitos possuem acesso ao conteúdo, mas com limitações. Enquanto os assinantes que pagam pela utilização dos serviços prestados podem acessá-los livremente. Uma grande forma de conseguir assinantes por parte dessas empresas é através das promoções com preços baixos, por um período longo de uso.

ISCA E ANZOL:  Acontece quando são produtos complementares e que dependem um do outro. Um acaba sendo vendido por um valor mais baixo, enquanto o outro, que por vezes é o principal, é vendido por um preço mais elevado.

MARKETPLACE:  Ocorre quando grandes varejistas disponibilizam um espaço para locação dentro de seus negócios. Um bom exemplo são as empresas de revelação de imagens dentro de supermercados.

NEGÓCIOS SÓCIOS: Essa formato de modelo de negócio geralmente une causas ambientalistas e empreendedorismo, apresentando uma grande preocupação com sua imagem e costumam pensar em classes menos favorecidas. 

ECONOMIA LUCRATIVA: Um dos modelos mais populares do momento, consiste em unir interesse e pessoas distintas. Um dos maiores exemplos deste modelo são os aplicativos de transporte como o Uber, que unem diversos interesses. Este modelo acaba por possibilitar  o ganho aquisitivo ao motorista, enquanto o passageiro se locomove confortavelmente. Sendo este o único elo entre os dois e a empresa mediadora. 

PROPOSTAS DE VALOR: As propostas de valor são o pacote de bens e serviços que agregam valor a um segmento de clientes em específico. Em tese: é a causa pela qual os consumidores migram de uma empresa para outra. As proposta de valor são compostas por um conjunto bem selecionado de bens e/ou serviços que atendam às determinações do seu público-alvo, objetivando a satisfação de suas necessidades. A empresa oferta aos seus clientes, adicionando algumas características e agregando atributos de benefícios. Para que uma excelente proposta de valor seja executada, ela deve atender aos seguintes requisitos: 

  • Qual o valor entregue para o cliente?

  • Em quais problemas do cliente este modelo de negócio ajudará?

  • Quais as necessidades dos clientes estão sendo atendidas?

  • Quais pacotes de bens e serviços é ofertado para cada segmento de clientes

CANAIS: O bloco de canais apresenta a maneira como uma empresa se comunica com seus clientes para oferecer uma Proposta de Valor. Os canais são meios de contato com o cliente e dispõem de inúmeras funções, incluindo:

  • Sensibilizar os clientes sobre os produtos da empresa e serviços oferecidos;

  • Auxiliar os clientes na avaliação da Proposição de Valor ofertada;

  • Permitir que os clientes comprem bens e serviços específicos;

  • Fornecer suporte ao cliente pós-venda

  • Comunicação, distribuição e canais de vendas incluem uma interface da empresa com os clientes, que desempenham um papel importante na experiência do cliente.

RELACIONAMENTOS COM CLIENTES: Este tópico descreve os tipos de relacionamentos presentes em cada empresa e suas pretensões ao estabelecer um segmento específico de clientes. A maneira escolhida pela empresa para se comunicar com seus clientes e consumidores, deve ser definida. Este processo pode variar entre um sistema automatizado  e também por  de contato pessoal. As motivações para definir o tipo de relacionamento com os clientes podem ser:

  • Aquisição de Clientes

  • A retenção do cliente

  • O Impulsionamento das vendas

Neste bloco é essencial a especificação das formas de relacionamento, o que cada um dos segmentos de clientes espera obter para manter um relacionamento fidedigno, quais relacionamentos a organização já tem estabelecido e como esses relacionamentos são inseridos nas demais partes.

FONTES DE RENDA: A renda representa o capital de giro que uma empresa gera  através de cada segmento de cliente. É dever da organização averiguar qual o valor que cada segmento de clientes está disposto a pagar. A resposta a essa pergunta é fundamental, ela permite à empresa  gerar um ou mais fluxos de receita. Um modelo de negócios pode envolver dois tipos diferentes de fontes de renda:

  • A renda de transações resultantes dos pagamentos dos clientes em um único momento;

  • As rendas recorrentes, resultantes de pagamentos em curso, que entrega uma proposta de valor para os clientes ou oferece um suporte pós venda.

ATIVIDADES-CHAVE: Este tópico elenca o que é relevante para uma organização executar com o intuito de que o seu modelo de negócio obtenha êxito. Dependendo do modelo de negócio, as atividades-chave variam, mas sempre devem manter o foco no oferecimento de uma proposição de valor, alcançando os mercados, mantendo o relacionamento com o cliente e obtendo receitas. As atividades são categorizadas em:

  • Produção

  • Resolução de problemas

  • Plataforma / Rede

RECURSOS-CHAVE: O bloco dos recursos-chave descreve os ativos mais importantes necessários para fazer um modelo de negócio funcionar. Esses recursos permitem que uma empresa crie e ofereça uma proposição de valor, alcance os mercados, mantenha um relacionamento com os segmentos de clientes e obtenha receitas. Os recursos-chave podem ser categorizados em:

  • Físicos;

  • Intelectual;

  • Pessoas;

PARCERIAS-CHAVE: As parcerias-chave apresentam a rede de fornecedores e parceiros que integram o modelo de negócio fazendo-o funcionar, estes podem ser das seguintes formas:

  • Alianças estratégicas entre empresas não concorrentes;

  • Parcerias estratégicas entre concorrentes;

  • Joint ventures para desenvolver novos negócios;

  • Relacionamento fornecedor-comprador para garantir o abastecimento confiável e de forma sustentável.

  • Estabelecer parcerias estratégicas permite a criação de alianças operacionais, a otimização dos negócios, a redução de riscos ou possibilita a aquisição de outros recursos.

ESTRUTURA DE CUSTO: Este bloco discorre de todos os custos envoltos para a operação de um modelo de negócio. Devendo atender aos seguintes requisitos:

  • Quais são os custos mais importantes inerentes ao modelo de negócio em estudo?

  • Quais os recursos-chave que são mais caros?

  • Quais atividades chave são mais caras?

  • Quanto custa o relacionamento pretendido com os clientes?

  • Ao se estabelecer os custos, deve-se distinguir qual das duas grandes classes de estrutura de custo de um modelo de negócio se seguirá, se orientada pelos custos ou pautada por valores, e definir qual delas será adotada. Os nove blocos de construção do modelo de negócios formam a base da ferramenta para orientar o processo de criação de um modelo de negócio pronto para crescer.

FRANQUIAS: No ramo de negócios de franquias, o modelo é conhecido por sua tradicionalidade, mesmo que não haja um único modelo. Ele é apresentado como uma forma de vender um produto ou serviço por meio de uma distribuição.  

  • Resumidamente neste formato o franqueado obtém o direito do uso da patente ou marca. Porém, ainda assim deve manter o padrão exigido pelo franqueador, que o irá auxiliará com treinamentos para tal feito.

Escritório de Contabilidade Olímpia
Rolar para cima