Abertura de Empresa: Como abrir sua empresa em 2023, veja esse passo a passo

Data: 20/12/2022

abertura de empresa no Brasil é o sonho de muita gente. Por isso, fizemos este post para ajudar. Afinal, qual o passo a passo para abrir uma empresa? Quais são as exigências?

O Brasil, somente no primeiro semestre de 2022, teve mais de 2 milhões de empresas abertas com CNPJ. Isso mostra que apesar do cenário global não ser muito favorável, o brasileiro persiste e busca empreender.

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Por isso, milhares de pessoas buscam viabilizar suas ideais de negócio. E isso passa pela busca de abertura de novas empresas.

Segundo o SEBRAE, na hora de abrir uma empresa é necessário um bom planejamento, para evitar surpresas desagradáveis e riscos desnecessários. Por isso, essa entidade recomenda ter um plano de negócio.

infografico de abertura de empresa

abrir uma empresa no Brasil é ainda um desafio, pois requer vários registros em órgãos públicos, o preparo de documentos necessários para abertura da empresa, elaboração de contratos, solicitação de licenças e outros procedimentos.

Mas com as informações certas, organização e o preparo dos documentos corretos, você vai abrir sua empresa de forma regular mais rápido que imaginou. Acompanhe este guia que vai lhe mostrar o caminho!

Quanto custa para abrir uma empresa?

Segundo o relatório mundial global Doing Business 2023, criado pelo Banco Mundial e disponível apenas em inglês. O custo médio para abrir uma empresa no Brasil pode alterar de cidade para cidade, pois cada cidade cobra um valor das taxas de prefeitura e outros órgãos 

Claro que o valor necessário para abrir uma empresa dependerá diretamente do tipo de empresa, seguimento e uma série de questões.

Fizemos um check list com o levantamento para os empreendedores saber qual a média do custo para abrir uma empresa.

Esse levantamento é uma média que os escritórios de contabilidade praticam no momento de iniciar esse processo de abrir empresa, registrar e  protocolar os documentos nos órgãos competentes, veja no link abaixo.

Portanto, Tenha acesso ao nosso material para você saber sobre esses  valores que irá gastar. 

Para você que pretende abrir um novo CNPJ em 2023, temos um plano super especial ser nosso clientes.

Abaixo fizemos levantamento super importante, então continue conosco aqui.

Abertura de empresa: Como abrir uma empresa em 2023

Para abertura de empresa faça o levantamento das documentações, o planejamento dos custos, qual o melhor regime tributário para seu CNPJ, defina o local, contrate um contador para o contrato social e informe para ele se será individualEIRELI ou  LTDA, 

Escolher o local da empresa e a data é uma decisão importante, pois pode ter um impacto significativo no sucesso da empresa, é importante escolher um local que esteja próximo dos clientes da empresa, caso seja uma empresa física.

 

É importante levar em consideração todos os custos envolvidos e fazer um planejamento financeiro cuidadoso antes de abrir a empresa para ter certeza de que você tem os recursos necessários para sustentá-la. 

Além disso, é importante considerar as opções de financiamento disponíveis, como empréstimos bancários, investimentos de sócios ou investidores e programas de financiamento governamentais, que podem ajudar a fornecer o capital inicial necessário para fazer a abertura da empresa ltda em 2023.

 
abrir um cnpj psimples ara pagar menos impostos

Tipos de abertura de empresa

Há muitos muitas opções para abrir empresa em modelo PFD, seja modelo de prestação de serviços, comercio e industrias, ONG’s para iniciar o próprio negócio:

Tecnologia, representante comercial, engenharia, prestadores de serviços, rural, manutenção de ar condicionado, MEI’s, manutenção de celular, médicos, enfermeiros, engenheiros, dentista, jornalista, economia, limpeza, consultoria, segurança, reciclagem , eventos, projetos, guincho, telemarketing entre outras tipos de abertura.

Quais regime tributário: Simples nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real

Simples nacional

Quer saber como abrir uma empresa simples nacional  simples e conquistar o sonho de ser seu próprio patrão!? Então acompanhe esse artigo e descubra como isso é possível.

Para muitas pessoas abrir seu próprio negocio é um dos sonhos de muitos brasileiros. 

No entanto, quando eles se propõem a realizar esse sonho uma dívida em comum sempre aparece: como abrir uma empresa simples? Ou como abrir sua empresa individual?

Neste artigo mostraremos de uma maneira resumida como fazer para realizar o sonho de ser um empreendedor , quanto de dinheiro custa abrir uma empresa, quais caminhos tomar se sua empresa for de prestação de serviços e muito mais, acompanhe.

Para abrir empresa simples o primeiro passo é definir qual será o ramo de atuação, o tipo de empresa que melhor se adéqua a sua atividade, como ME, EPP, etc. E em sequência procurar um contador de confiança, isso tornará todo o processo mais fácil e seguro.

Com a ajuda de um profissional da área será muito mais simples conseguir determinar detalhes como a modalidade da empresa, questões como sociedade, taxas e processos de regulamentação e solicitações de alvarás.

tempo para sair o CNPJ novo nesse ano de 2023 costuma variar de acordo com cada Estado brasileiro, isso acontece porque as regras, prazos e documentações podem ser diferentes de uma prefeitura para outra. 

Para saber mais sobre o prazo de abertura de uma empresa no simples nacional você pode entrar em contato com a junta comercial de seu Estado. Em algumas regiões o processo de liberação pode ocorrer em até 5 dias, já em outras pode levar até 1 mês.

Lucro Presumido

O lucro presumido destina-se a empresas de pequeno a médio porte, e faz uma apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

De acordo com a Receita Federal, uma parte do faturamento é considerada lucro. Logo, se presume que não existe a necessidade de uma comprovação no fisco, sobre o recolhimento de impostos no período estipulado.

Para usar o lucro presumido, é necessário ter um faturamento abaixo dos 78 milhões de reais por an,o e não ser banco ou empresas públicas.

As alíquotas de impostos dessas empresas variam de 1,6% a 32%. Existem impostos mensais e trimestrais, que requerem atenção das empresas que estão no lucro presumido.

Lucro Real

O modelo tributário lucro real é o sistema tributário mais complicado porque o imposto incide sobre o lucro líquido da empresa – o que realmente sobra da receita após a dedução de todos os custos e despesas conciliando as contas e balanço.

Dessa forma, a empresa paga os impostos de forma pro rata, ou até mesmo isenta de impostos se perder dinheiro.

O lucro real é obrigatório para empresas, corporações e instituições financeiras com faturamento superior a 78 milhões de reais, mas qualquer empresário pode aderir ao sistema conforme a necessidade.

Como abrir uma empresa: MEI, ME ou EPP

As opções de como abrir uma empresa pelo porte é saber no inicio qual valor do faturamento inicial.

MEI – Microempreendedor Individual

Iniciando pelo valor que terá o faturamento, é  a opção mais econômica a ser escolhida para  obter um CNPJ, as atividades para esse modelo de negocio está no portal do microempreendedor, no site você escolhe qual encaixa para sua empresa. A grande vantagem é o INSS, você estará contribuindo para sua aposentadoria com valor acessível. 

O valor do faturamento é de até 81.000 reais, mas o governo federal está propondo limitar até 132.000.

MicroEmpresa - ME.

A micro empresa já consegue ter mais vantagens sobre a opção MEI, o faturamento anual pode chegar até 360 mil reais, e pode optar sobre o simples nacionalEssa opção abrangem mais empresas, pelo porte do faturamento.

Hoje no mercado nacional esse modelo de tributação é a mais escolhida por empresários e empreendedores.

Modele EPP – Empresa de Pequeno Porte

O faturamento de uma empresa de pequeno porte inicia acima da ME que é de 360 mil reais e pode chegar até 4.8 milhões de reais. Esse porte foi criada a partir do simples nacional.

como transformar mei para me

Abrir empresa 2023: Oportunidade para começar a todo vapor

abrir seu próprio negocio é algo muito promissor e oportunidades é o que não falta, e nesse ano de 2023 o que está mais em alta é o dropshipping que é um modelo de negocio fácil e com altos lucros, pesquise mais sobre esse assunto.

Hoje o mercado de influenciadores também está muito aquecido, mas para isso precisa fazer um ótimo trabalho para conseguir cada vezes mais seguidores e assim gerar resultado para seu próprio negocio.

Outra opção é vender com estoque de outras empresas como o shopee,  e nesse modelo usa os produtos dos fornecedores e conseguir.

Qual é o tempo médio para abrir uma empresa no Brasil

Quando o empreendedor já fez todo levantamento e vai começar a definir qual será a atividade da empresa e se será individual ou LTDA, vem a seguinte dúvida.

O  tempo de abertura de uma empresa no Brasil nesse ano de 2023 pode mudar de estado para estado, em São Paulo o tempo máximo é de 5 dias uteis, ou seja a burocracia diminuiu muito com o processo online de alguns tipos de abertura de empresa.

Para outros estados o prazo médio é de até 10 dias pois há estados que não estão todos desburocratizados totalmente. 

Contratar um contador especializado

A contratação de um bom contador para abrir uma empresa precisa buscar especialista no assunto, com uma assessoria contábil especializada a economiza com seu negocio é certa, pois com um estudo tributário os impostos estarão com o menor percentual na legislação.

Esse estudo tributário busca a fundo qual melhor atividade para seu negocio, seja ele comercio indústria ou serviços,  por tanto, é possível economizar em todos lados. 

Como abrir uma empresa individual?

Agora se você pretende trabalhar sozinho a escolha é abrir uma empresa individual é se tornar um empreendedor individual.

Neste caso você pode optar por criar um MEI e se tornar um microempreendedor individual, através de um programa disponibilizado pelo Governo Federal. 

Pagando uma taxa mensal, em torno de R$ 50, você terá direito a um CNPJ, terá uma contribuição garantida ao INSS e se sua empresa for de prestação de serviços, poderá optar por fornecer nota fiscal ou não para seus clientes. Caso seja uma empresa no ramo do comércio, a emissão da nota fiscal é obrigatória.

Natureza jurídica individual é simples e rápida e pode ser feita de maneira gratuita através da internet, acessando o site Portal do MEI. O problema é que o ramo de atividades e possibilidades desse tipo de empresa é bem limitado. Então, antes de optar por ela, é interessante conversar com um contador e saber mais detalhes sobre a abertura da empresa

abrir um cnpj em barueri

Como abrir uma empresa de prestação de serviços?

Abrir uma empresa de prestação de serviços é um dos mais promissores do Brasil, segundo dados publicados pelo IBGE esta é a área com o maior número de empresas registradas no Brasil, sendo a principal importância econômica do país.

Para abrir uma empresa de prestação de serviços você precisará seguir os seguintes passos:

1. Escolher a estrutura jurídica.

2. Criar um bom nome,

3. Desenvolver um contrato social,

4. Definir um regime tributário,

5. Fazer um registro na junta comercial,

6. Conseguir um CNPJ,

7. Obter um alvará de funcionamento

Faça um simulação para abrir seu negócio próprio, tire todas dúvidas e defina junta com nossos contadores especializados em abertura. 

Separe os documentos

Os documentos necessários para abrir uma micro empresa ou uma empresa de pequeno porte vão variar de acordo com o tipo de empresa que você pretende abrir e o estado onde ela se localizará. Mas de maneira geral você precisará apresentar documentos como:

RG – Registro Geral e CPF – Cadastro de Pessoa Física;

Comprovante de endereço do responsável pela empresa;

Certidão de casamento, caso esse responsável seja casado;

Cópia de um documento ou IPTU onde conste o número da inscrição imobiliária, ou a indicação do imóvel onde a empresa funcionará.

Contratação de funcionários

Contratação: No momento da contratação de profissionais para sua empresa, é preciso fazer uma quantidade expressiva de entrevista, até chegar no candidato ideal para o perfil da cargo.

Se o profissional selecionado não estiver desempenhando o cargo de acordo com as necessidades, não hesite em dispensar e iniciar outras entrevistas até acertar a melhor pessoa.

Selecionando fornecedores

Fornecedor: Esse é um grande desafio para uma empresa que está iniciando, encontrar o melhor fornecedor para para sua empresa isso ajuda a melhorar o fluxo de caixa comprando melhor.

Uma das formas que pode ajudar você é acessar o site casa dos dados e encontrar fornecedores do mesmo segmento.

Como aumentar o faturamento

Vendas: Uma das melhores formas de aumentar as vendas são, variedade de produtos ou serviços e uma grande quantidade de representante comercial para sua empresa.

Quanta mais produtos sua empresa tiver, mas você vai conseguir faturar, esse método funciona muito bem.

Defina qual o código CNAE para abrir a empresa

O crescimento do mercado online vem superando todas as expectativas nos últimos anos, seja na área de comércio ou prestação de serviços e nada melhor que elaborar um plano de negocio para seu empreendimento.

Isso acontece porque esse tipo de empresa tem uma maior facilidade para promover e oferecer seus negócios, podendo atingir uma área de clientes muito maior. 

CNAE da empresa precisa ser feito com muita atenção pois ele definirá qual valor dos tributos a serem pagos. Contrate um contador de confiança e muita experiência 

Elabore o contrato Social

O Contrato social é o documento que define qual será participação de cada um dos sócios empreendedores, quais são as atividades da empresa, para o modo de funcionamento, etc. 

No início das atividades, você poderá avaliar se o seu negócio se enquadra em outro tipo de atividade que pode ser no Simples Nacional, lucro presumido que é uma maneira das formas para reduzir os valores fiscais e simplificar as maneiras de pagamento ao Fisco. 

Conheça esse regime tributário simples nacional na página da Receita Federal

Faça o registro na junta comercial

Registro na Junta Comercial deverá ser feito antes mesmo da obtenção do CNPJ nas atividades definidas, na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Pessoas Jurídicas de sua empresa. 

Esse documento é muito importante e dará a liberação para que sua empresa funcionar legalmente sem problemas com fiscalização. 

Contador para ser responsalvel por uma empresa

Faça o alvará de funcionamento

Alvará de funcionamento e licença é o principal documento do município que dará permissão para o funcionamento físico de seu negócio legalmente em um endereço comercial.  

Para obtê-lo será necessário comprovar na prefeitura que possui todas as condições e obrigações de funcionamento exigidas por lei legal, portanto, antes de requisitá-lo, verifique na prefeitura todas as exigências necessárias para o exercício da atividade profissional escolhida e assim ter sua empresa abertura.

Obtenha a licenças em órgãos que regularizam sua empresa na formalidade

Para algumas atividades têm licenças específicas para cada tipo do seu funcionamento legal.

Licença ambiental:

Emitida em órgãos municipais, estaduais e IBAMA. Normalmente é exigida para os setores: atividade industrial, metalúrgica, mecânica, têxtil, química, de calçados, atividades agropecuárias.

Licença sanitária:

É Emitida por um órgão do município, estadual ou federais de vigilância sanitária da região.

Bombeiros

Vistoria de cumprimento das normas de segurança do negócio é realizada pelo corpo de bombeiros a todos os segmentos empresariais. 

Para saber todas as licenças que sua empresa vai precisa, consulte-nos que iremos lhe orientar com toda a documentação formal e gratuita.

Assim que você registrar a sua empresa na Junta Comercial, deve-se fazer seu cadastro na prefeitura da cidade em que ela será aberta.

Então, você receberá um número de identificação de município. E é esse número que é o primeiro passo para conseguir o Alvará de Funcionamento do seu negócio.

Essa identificação é a Inscrição Municipal, Cadastro do Contribuinte Mobiliário (CCM), ou ainda Cadastro Mobiliário ou Alvará. Essa diferenciação de nomes se dá por conta da prefeitura e de cada estado.

Essa inscrição serve para identificar o contribuinte no CTM (Cadastro Tributário Municipal). E ela está diretamente ligada com o ISS, que é o Imposto sobre Prestação de Serviço.

Portanto, se a empresa irá prestar algum serviço, essa identificação é importantíssima. Pois é só a partir dela que será possível emitir Notas Fiscais.

Será preciso fazer a inscrição municipal para empresa de serviços.

A inscrição Estadual para empresas

A Inscrição Estadual (IE) é um número de inscrição cuja liberação é feita pela Secretaria da Fazenda, ou SEFAZ.

Esse número se encontra no Estado em que o registro é feito. Trata-se do registro que o contribuinte fez no ICMS, que é mantido através da Receita Estadual.

É por meio da Inscrição Municipal que o contribuinte consegue ter o documento de maneira formal da sua empresa perante a Receita Estadual, no estado que o negócio funcionará.

A inscrição Estadual precisa ser feita para empresas de comércios 

Faça um bom planejamento empresarial

Fazer um bom planejamento para abrir sua empresa, você empreendedor vai estar na frente, então abaixo vamos sugerir algumas informações para iniciar seu negocio.

– Defina o seu mercado-alvo: Identifique a quem você quer vender seus produtos ou serviços e o que os diferencia de outras opções no mercado.

– Faça uma pesquisa de mercado: Descubra mais sobre sua concorrência, preços de mercado e as necessidades e desejos de seu mercado-alvo.

– Escolha um modelo de negócio: Decida como você quer estruturar seu negócio, como uma empresa individual, sociedade ou outro tipo de estrutura.

– Elabore um plano de negócios: Desenvolva um plano detalhado que descreva sua empresa, seus produtos ou serviços, seu público-alvo, sua estratégia de marketing e sua previsão financeira.

– Escolha um nome e verifique a disponibilidade: Escolha um nome para sua empresa e verifique se ele está disponível para uso e registro.

– Registre sua empresa: Registre sua empresa junto ao governo e obtenha quaisquer licenças ou permissões necessárias para operar legalmente.

– Obtenha seguros e proteção financeira: Proteja seu negócio e seus ativos com seguros adequados e considere opções de proteção financeira, como garantias de crédito ou cartões de crédito corporativos.

– Defina sua estrutura de preços: Determine os preços de seus produtos ou serviços considerando seus custos, a concorrência e as expectativas do mercado.

– Crie um plano de marketing: Desenvolva uma estratégia para promover e vender seus produtos ou serviços, incluindo campanhas de mídia social, anúncios pagos, marketing de conteúdo e outras táticas.

– Contrate pessoal: Se você precisar de funcionários, contrate e treine a equipe de acordo com suas necessidades e orçamento.

Contadora-marli-olimpia-gomes-martins-em-são-paulo

Escrito por: Marli Olimpia 

Marli é contadora formada  em Ciências Contábeis e ajuda milhares de empreendedores, é especializada em tributação de empresas, gerando melhores resultados para empresas de vários setores.

Atualmente é a Diretora e Contadora responsável pela Contabilidade Olímpia, consultora em gestão, empreendedorismo e Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas.

Rolar para cima