Dicas de como abrir uma empresa de app – aplicativos

Modalidade de como você poderá abrir sua empresa de aplicativos e desenvolver jogos para vender e colocar na loja online.

Com o avanço da tecnologia mobile, muitos aplicativos surgiram como forma de facilitar a vida dos usuários, tornando-se um negócio altamente rentável. Saiba neste artigo dicas de como abrir uma empresa de app – aplicativos.

O negócio, como já dito, é altamente rentável e possui um grande campo de possibilidades à ser explorado. Abrir uma empresa de aplicativos, em parte, não é muito diferente de uma outra empresa qualquer onde, claro, tem suas particularidades.

É importante salientar que, apesar de ainda haver um vasto campo à ser explorado quando o assunto é aplicativo, você vai enfrentar uma certa concorrência e precisará ter alguns diferenciais para enfrentá-la. Então, saber mais sobre o negócio é fundamental.

Neste post vamos ajudar você a entender melhor este tipo de negócio bem como o que você precisará fazer para ter a sua empresa aberta e devidamente legalizada. Depois disso, é só contabilizar os lucros. Boa leitura!

Escolher a plataforma e uma necessidade

Para começar será necessário escolher uma plataforma para o desenvolvimento do app, portanto a ideia precisa sendo desenvolvido para suprir uma necessidade  

Vários aplicativos nasceram de uma necessidade, contudo isso se resolveu com uma solução inovadora para anteder vários públicos.

Várias equipes fazem reuniões para abrir uma startup a partir de vários estudos e pesquisas.

A evolução dos aplicativos na sociedade

Hoje é até natural possuirmos muitos aplicativos para muitas funcionalidades diferentes. Basta você imaginar que precisa, por exemplo, de um app que grave voz. Ao acessar a sua loja de aplicativos (Play Store, App Store, etc.) você vai encontrar várias opções de gravadores de voz.

Vai precisar escolher o que melhor se encaixe às suas necessidades; depois, terá que olhar ainda se ele é bem avaliado, se tem ou não propaganda, se é gratuito, etc.

O que se tira de conclusão aqui é que existem muitos aplicativos diferentes para a mesma função e disto não se exclui, claro, a importância e relevância de todos eles, afinal, conforme o nosso exemplo, você precisa de um gravador de voz em seu smartphone.

Neste ponto, entram os diferenciais que vão evidenciar a importância do seu aplicativo em detrimento aos demais. A função dele é facilitar a vida do usuário. Por exemplo:

• Ele oferece versões gratuitas?
• Está disponível em versão PC e mobile?
• Se tem propaganda na versão gratuita, tem a opção paga sem os anúncios?
• Ele cumpre bem a funcionalidade a qual se destina?

A resposta à estas perguntas já é um bom início para diferenciar o seu produto dos demais. Use um pouco de empatia: o que você espera de um app quando precisa de um?

abrir uma empresa de marketing digital e afiliados

Como abrir a sua empresa de aplicativos?

Se você está pensando em abrir uma empresa de aplicativos é porque, de alguma forma, você quer ter rentabilidade financeira com este seu novo negócio. Independentemente se você é o desenvolvedor ou não deste aplicativo, terá que pensar em toda a parte administrativa de sua nova empresa.

A aplicativo em si vai oferecer soluções para várias pessoas que vão pagar à você valores relativos a anúncios do seu aplicativo, ao uso do mesmo ou mesmo comercialização de algum produto associado ao app criado.

Seja como for, temos que nos voltar agora à parte do negócio, à parte comercial e administrativa do seu novo empreendimento, supondo claro, que o app em questão já foi desenvolvido ou está em vias de desenvolvimento. Confira então os passos iniciais:

Planejamento estratégico de sua empresa

Toda e qualquer empresa precisa deste planejamento. Ele será a base para que seu negócio evolua sem maiores percalços porque neste planejamento você vai detalhar o máximo possível todas as etapas do empreendimento.
Dentre tantos pontos deste seu planejamento, dê uma real atenção ao público alvo do seu negócio, do seu aplicativo e como chegar até ele. Neste ramo, este ponto é fundamental.

Desenvolvimento com software e equipamentos de local e trabalho

No desenvolvimento e comercialização de app’s você não precisa, necessariamente, de um ponto comercial, mas precisará, por outro lado, de equipamentos de ponta para suprir suas necessidades de negócio.
Além do mais, quando pensar em um local de trabalho, precisa pensar juntamente no espaço em que você terá neste local para abrigar a sua equipe, por exemplo, ou em um escritório para receber possíveis clientes e, claro, móveis e a estrutura necessária para receber toda esta tecnologia de que você irá precisar.

Equipe de desenvolvo do app

Pensar em uma equipe não está relacionado apenas em avaliar as pessoas que irão trabalhar para você, trabalhar para o seu negócio. Pensar em equipe é pensar e formar um time, um time de trabalho que esteja em total sintonia para que se possa desenvolver todas as metas pré-definidas do negócio.
Este time precisa estar engajado e tecnicamente preparado. Não dispense uma atenção especial neste quesito.

Abrir sua empresa de aplicativos

Você fica empolgado e determinado já a partir do seu planejamento estratégico, mas, no entanto, não pode esquecer da parte legal do seu novo empreendimento. Nesta etapa, ter um contador ao seu lado facilita muito e, inclusive, ele é exigido por lei.
Na parte legal, você precisará, sem sombra de dúvidas, de abrir um CNPJ e para tanto precisará providenciar algumas documentações e autorizações, como:

  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ da empresa);
  • Prefeitura do seu município (alvarás, autorizações, etc.);
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal (INSS/FGTS, etc.);

Outro ramo de negócio altamente rentável são empresas de ar condicionado, tanto manutenção como comercialização. Ficou curioso a respeito? Então não deixe de conferir nosso próximo post que vai falar exatamente disto.
Gostou deste artigo? Então compartilha, pois pode ser útil para mais alguém.

Escritório de Contabilidade Olímpia
Rolar para cima