qual natureza juridica para cnpj medico

Não é fácil escolher qual natureza jurídica Ltda para CNPJ médico. São muitas as opções, que deixam esses profissionais da saúde em dúvida e propensos ao erro.

Existem as que são simples, mas também as limitadas. A definição de natureza jurídica, é através da classificação para determinar qual estrutura e funcionamento da empresa.

Porém, antes de mais nada, você precisa saber se é melhor atuar como pessoa física ou jurídica.

A expressão “limitada” quer dizer que a responsabilidade dos sócios fica limitada, em relação ao valor investido por eles.

Qual a diferença entre pessoa física e jurídica?

Antes de saber qual natureza jurídica ltda para cnpj médico, é necessário conhecer melhor sobre o que é pessoa física e jurídica.

A pessoa física é toda aquela que possui um CPF. No entanto, ela também pode emitir nota fiscal como prestadora de serviços. Ela não precisa ter vínculo empregatício com seus clientes, e ter um cadastro no município na qual reside.

A pessoa jurídica consegue ter mais segurança em seus direitos de trabalho. Ela é constituída quando uma empresa é criada por uma ou mais pessoas físicas.

Mas, para ela existir, é necessário a criação de um CNPJ, deverá estar de acordo com a lei e pagar os impostos estipulados.

Qual natureza jurídica ltda para cnpj médico?

Os médicos que estão aptos a abrirem uma empresa, precisam saber que a natureza jurídica dela dirá como ela está constituída, qual seu impacto no regime tributário e a sua classificação.

Esses fatores serão essenciais para a forma como o profissional conduzirá o seu negócio. Existem dois regimes que se limitam para a abertura de empresas dentro da Sociedade Empresarial Ltda: Sociedade Limitada Unipessoal e Sociedade Simples Ltda.

A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) é uma empresa que, para abrir, não há a necessidade de ter um ou mais sócios, ela é formada por apenas um único empreendedor.

Mas, caso ela entre em falência, não se preocupe! Pois a SLU não utiliza os bens de seu dono para uma provável quitação de dívidas. Nela, não há a exigência de valor mínimo para Capital Social.

No entanto, a Sociedade Simples Limitada se destina a profissionais que registram uma sociedade. Um exemplo são os consultórios médicos, onde dois ou mais profissionais da saúde exercem a mesma função, mas não possuem um vínculo empresarial.

Assim como na SLU, o patrimônio dos sócios não é afetado, pois é utilizado o investimento do capital social do negócio. Para arcar com as dívidas, é necessário um capital de investimento.

Mas vale lembrar que, desde 2021, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) não existe mais. Uma de suas desvantagens, era o alto valor para depósitos de 100 salários-mínimos.

Qual a melhor opção para essa tributação jurídica ?

Para saber qual natureza jurídica ltda para cnpj médico é a ideal, é preciso de planejamento, reunir documentos e ter em mente os seus objetivos.

A SLU pode ser a mais indicada para quem quer abrir uma empresa sozinho. Entretanto, em regime tributário, o Simples oferece a melhor opção.

Rolar para cima