Dicas de Imposto de Renda 2022

imposto de renda 2022

E comum muitas pessoas evitarem as declarações de Imposto de Renda 2022 de lado por causa da complexidade, por isso é muito importante contar com o auxílio de um profissional contábil.

Se você compreender alguns aspectos do seu negócio, é totalmente possível declarar esses impostos de forma menos burocrática. Não é sempre que dicas incríveis assim aparecem, então aproveite todas elas!

  • Saber qual o porte da sua empresa facilitará e muito você saber quais  será obrigado a transmitir: O Imposto de Renda 2022 é um tributo que necessita ser pago pelas pessoas jurídicas, ela depende de onde está seu enquadramento dos tributos cujo é optante, não se esquecendo das declarações que devem ser enviadas impreterivelmente, contando as informações sobre os respectivos. Saber qual o seu Regime Tributário facilita muito sua compreensão sobre quais declarações deverão ser entregues.
  • Conhecer as diferentes declarações facilita a adequação das suas rotinas: Existem algumas declarações utilizadas por pessoas jurídicas para transmitir o Imposto de Renda, entre elas: 
  • PGDAS-D (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional Declaratório) este é um programa preenchido todo mês no qual deve constar todos os dados do seu faturamento, utilizado para calcular os tributos que uma empresa deve recolher, mas que também deve declarar.
  • DCTF (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais) é um demonstrativo que empresas devem enviar todo mês para a Receita Federal, nele devem constar os dados relacionados a débitos e pagamentos de todos os tributos, inclusive do IRPJ. Esta é apenas para quem recolhe impostos por meio de Lucro Real e Lucro Presumido.

A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) integra o projeto Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e surgiu para substituir a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (DIPJ).

A Contabilidade Olímpia

Escritório de Contabilidade Olímpia

Procure o auxílio de uma empresa contábil especializada: Quando se tem o auxílio de especialistas no assunto, tudo acontece de forma mais simples e você ficará em dia com suas obrigações com o estado quanto antes.

Um profissional contábil está por dentro de todas as obrigações que uma empresa tem na hora de declarar seu Imposto de Renda.

É muito importante que você entenda como funcionam as diferentes declarações, assim você poderá ajustar a sua rotina, tornando mais fácil a organização de todos esses demonstrativos.

Rolar para cima