A Declaração do Imposto de Renda está quase aí! É importante se preparar! Veja como

declaração imposto de renda, quem deve declarar para receita federal e quais são os documentos e prazos para entregar.

imposto de renda

É importante ressaltar que quanto mais cedo as declarações do Imposto de Renda 2022 forem entregues, maiores as chances de receber o valor restituído no primeiro lote.

Sabemos que falta bem menos do que um mês para que se inicie o prazo de envio do IR 2022, mas para quem já quer prestar contas o quanto antes, já pode começar a organizar os documentos necessários.

Entre os benefícios de prestar contas o quanto antes, é o fato de poder receber o valor restituído com antecedência, além de que se organizado com urgência, os contribuintes passam longe de todo e qualquer sufoco de esperar para a última hora.

A Declaração de Imposto de Renda para receita federal deve ser entregue por quem tenha recebido rendimentos isentos no valor acima de R$ 40 mil, quem receber algum dinheiro da venda de imóveis ou bens ou que tenha realizado operações de qualquer natureza na bolsa de valores no valor acima de R$ 300.000,00.

O que já pode deixar separado?

Já se pode reunir toda a documentação corresponde a venda ou compra de ações, se você pagou algum imposto no ano de 2021 é aconselhável deixar este documento separado, todo imposto sob venda de imóveis também se deve deixar separado.

Quando se tem imóveis, é importante ter as informações e datas da aquisição, bem como a área, a inscrição municipal onde se situa o IPTU, os registros do cartório e as inscrições em órgãos públicos.

Já quem tem conta em banco e investimentos a declarar, será preciso informar o número da conta, a agência o CNPJ da instituição financeira, quando se trata de uma conta poupança, mesmo que a aplicação seja isenta de Imposto de Renda, deve ser informada, por isso é importante separar estes dados, não se esqueça de separá-los.

Quem possui veículo como aeronaves e embarcações, precisarão fornecer o número do Renavam ou o registro que consta no órgão fiscalizador.

Para a Consultoria IOB, o contribuinte deve reunir recibos e comprovantes das suas despesas como saúde e educação, escola e faculdade, para quem pretende fazer a declaração completa, este passo incluí comprovantes de dependentes.

O que ainda se pode esperar?

o que é o balanço patrimonial

No momento da declaração, é necessário ter em mãos seus informantes de rendimentos de todas as fontes pagadoras, sendo obrigatório também apresentar os rendimentos de todas as aplicações financeiras.

Estes são os documentos que envolvem renda, no entanto ainda serão liberados pelas empresas, o INSS também deve liberar neste mês todas as informações para as pessoas que recebem aposentadoria ou pensão por meio do instituto, para esses será necessário esperar.

No momento da declaração, a consultoria também lembra que é de suma importância informar todos os dados pessoais, como endereço, dados atualizados de todas as contas bancárias para que seja possível fazer a restituição ou débito já apurado, bem como o nome completo, CPF e a data de nascimento de todos os dependentes. A IOB aconselha ainda aos contribuintes que tenham todas as declarações em mãos, até a declaração do ano de 2021.

Rolar para cima