Como trabalhar como médico na Austrália

Veja as informações para ser um médico na Austrália e atender pacientes na saúde

Profissionais formados em medicina no Brasil nem sempre querem atuar nacionalmente, mas não sabem Como trabalhar como médico na Austrália.

Além disso, existem aqueles profissionais que desejam se formar na Austrália, por exemplo, em medicina.

Desse modo, é possível exercer a profissão de médico na Austrália, mesmo sendo brasileiro.

Mas, existe uma série de exigências e requisitos para aqueles que desejam atuar como médico em outro país.

Principalmente, por ser uma área de atuação delicada, onde há contato direto com a população diariamente é necessário exercer a profissão com excelência.

A boa notícia é que a Austrália tem passado por um período de carência de profissionais qualificados, principalmente em regiões do interior.

A seguir, você terá acesso a um guia completo de Como trabalhar como médico na Austrália, tanto se formando no país, quanto validando o diploma.

Guia de como trabalhar como médico na Austrália se ainda não sou formado

Aprende ingles

O primeiro passo de Como trabalhar como médico na Austrália é aprender a falar inglês, porque é a língua oficial da Austrália.

Desse modo, é fundamental saber falar inglês, seja para conseguir uma vaga em uma das instituições de ensino de medicina na Austrália ou para validar o diploma médico, porque a proficiência em inglês é uma exigência.

Além disso, o candidato terá que fazer provas que são aceitas na Austrália e comprovam a proficiência em inglês.

Dentre essas provas mais aceitas, estão o TOEFL e IELTS. Quanto a segunda opção, o candidato poderá se preparar para a prova fazendo um simulado IELTS gratuito.

Se forme em medicina na Austrália

A primeira possibilidade de quem deseja saber Como trabalhar como médico na Austrália, é se formar em medicina no país.

Desse modo, essa possibilidade de cursar medicina na Austrália é recomendada para aqueles que possuem cidadania australiana, porque não é só a graduação na Austrália que fornece a possibilidade de permanecer no país.

Ademais, estudar nesse país é uma ótima alternativa, devido ter boas instituições de ensino superior e assegurar um ensino de qualidade.

Inclusive, na lista com as 200 melhores universidades do mundo, a Austrália está listada 7 vezes, com sete instituições diferentes.

Além disso, para concorrer uma vaga de faculdade na Austrália, o candidato precisa estar atento ao que é pedido por cada instituição, pois cada uma tem suas próprias exigências, pedem documentos, testes, conhecimento prévia em determinada área.

Mas, se o estudante conseguir um visto de estudante, poderá se dedicar bastante, ganhando destaque onde estuda para conseguir convites de instituições de ensino para continuar os estudos no país.

Ou melhor, ser convidado para atuar em uma hospital do país como residente.

Por fim, tenha em mente que o país só irá expedir seu visto se você for muito valioso para país.

Guia de como trabalhar como médico na Austrália sendo formado em medicina

Valide o diploma médico

A primeira opção de Como trabalhar como médico na Austrália é estudar no país e se destacar ao ponto de ser considerado valioso para voltar.

Mas, se você já possui um diploma médico, poderá validá-lo na Austrália.

Ademais, diferente de países como Canadá e Estados Unidos, para se tornar médico no país, o candidato não precisa passar por uma residência obrigatória.

No entanto, isso não quer dizer que o processo será fácil, porque não tem residência.

Além disso, o primeiro passo para a validação do diploma médico será conferir se o seu diploma é aceito para validação na Austrália.

Credenciando os documentos

O segundo passo de Como trabalhar como médico na Austrália, se você for formado será credenciar seus documentos.

De forma semelhante aos procedimentos para validar o diploma médico na Inglaterra, o profissional precisa sentir-se seguro quanto ao inglês.

Em seguida, é necessário enviar os documentos relacionados a conclusão do curso para EPIC, uma plataforma participar contratada pela AMC – Australian Medical Council que confere a veracidade dos papéis apresentados pelo médico.

Ademais, enquanto o profissional espera a regularização de seus documentos, poderá seguir em frente com outra etapa obrigatória.

Nesse sentido, criar um perfil no site da Australian Medical Council, pois o órgão será responsável integralmente por todas as etapas até a licença para ser médico no país ser liberado.

E vale lembrar que o registro no site AMC tem um custo de 500 dólares australianos.

Feito isso, o candidato terá que escolher um programa que país fornece para médicos imigrantes.

Standard Pathway

O Standard Pathway é um considerado um programa para médicos imigrantes mais convencional.

Desse modo, é voltado para profissionais que desejam um registro geral no conselho de medicina na Austrália.

Além dos pré-requisitos citados acima, será necessário fazer duas provas.

Nesse sentido, a primeira é a AMC CAT MCQ um teste que dura em torno de 3,5 horas e conta com 150 questões de múltipla escolha, feito pelo computador em centros credenciados.

Ademais, a segunda prova é o exame clínico, onde o profissional realiza de forma virtual e por meio de um local organizado previamente pelo candidato, a prova irá analisar as competências médicas de forma prática.

De acordo com AMC, para ter uma boa qualificação no exame clínico, o profissional terá que saber interpretar e descrever as técnicas usadas detalhadamente e ter um ótimo raciocínio clínico.

Ambos os testes são pagos, o primeiro – AMC CAT MCQ tem um custo médio de 2.720 dólares australianos e o segundo, o exame clínica custa 3.530 dólares australianos.

Specialist Pathway

O Specialist Pathway é uma prova aplicada para profissionais de medicina que possuem uma especialidade.

Além disso, pode ser pedida em três categorias:

  • Treinamento de curto prazo: nessa categoria, o especialista quer fazer apenas um treinamento na Austrália avançado, mas não pretende residir no país;
  • Área de necessidade: os especialistas formados em outro país, mas que trabalha em uma área no qual a Austrália enfrenta uma baixa de profissionais;
  • Reconhecimento de especialista: para profissionais especialistas que se formaram em outro país, mas desejam validar sua área de trabalho na Austrália, sem ter que passar pela residência. Mas, terá que passar por uma avaliação de compatibilidade.

 

Rolar para cima