O que é médico generalista

Seja um clínico geral, ou um médico especialista em medicina geral e familiar, ou mesmo um médico especialista em medicina interna, os médicos são frequentemente vistos pela sociedade como generalistas. A história da medicina sempre foi inseparável dessa imagem do clínico geral.

No início, os médicos eram médicos. O desenvolvimento da sociedade e da medicina determina o surgimento de especialidades. Os médicos interessados ​​em determinadas áreas se especializam em áreas específicas, aprimorando conhecimentos e habilidades em constante desenvolvimento.

A Medicina, enquanto disciplina com áreas de conhecimento, atitudes e prática inerentes e únicas, tem vindo a desenvolver-se no sentido da especialização. Sabemos hoje que cada área de especialização segue um ritmo acelerado de desenvolvimento e abre novas oportunidades de especialização que, em teoria, parecem infinitas. O que sabemos hoje é diferente de ontem, e amanhã será diferente.

Qual é a diferença entre um especialista e um generalista?

Um GP é alguém que se especializa em clínico geral ou saúde da família. Ele é capaz de fazer um diagnóstico e direcionar os cuidados mais gerais, avaliando o paciente de forma mais abrangente, sem ter que olhar para áreas específicas. 

Um especialista, por outro lado, foca em uma área específica da medicina e é capaz de cuidar de pacientes com problemas nessa área de sua pesquisa.

Leia também

A importância de um Médico Generalista

Pode trabalhar em turnos para identificar doenças simples sem a necessidade de conhecimento especializado para tratar e diagnosticar com precisão certos tipos de problemas. Desempenha um papel importante, especialmente para a medicina de família em áreas carentes, dedicada ao cuidado holístico do indivíduo, mesmo com a atuação de outros especialistas.

Muitas vezes, eles focam na saúde domiciliar e trabalham com o SUS em locais mais simples. Eles também costumam trabalhar em turnos para prestar atendimento no pronto-socorro, na sala de parto ou na unidade de terapia intensiva.

Médico generalista: o que é ?

Após concluir o curso de medicina, o profissional obtém seu cartão CRM (Conselho Regional de Medicina) e pode começar a exercer a profissão.

Neste ponto, todo médico é um generalista. Isso significava que ele decidiu não seguir uma carreira de especialista ou adiar o processo.

Esses profissionais têm uma compreensão abrangente dos pacientes que atendem e podem fornecer orientações sobre prevenção e tratamento. No geral, os generalistas prestam cuidados primários, mas podem ser responsáveis pela detecção de doenças crônicas, por exemplo. Normalmente, ele será responsável por encaminhar o paciente a um especialista, se necessário.

Esse médico pode cuidar de pacientes em todas as fases da vida e, em alguns casos, construir relacionamentos duradouros de atendimento ao paciente.

O que é um clínico geral?

Bem, para entender a diferença entre um GP e um GP, precisamos dar o próximo passo. Se, após a formação médica, o profissional decidir fazer residência em medicina interna, especializa-se em clínica geral.

Mesmo como clínico, ainda é possível subespecializar em qualquer área da medicina, como oncologia, pneumologia, cardiologia, geriatria, etc.

O clínico geral é capaz de avaliar a condição do paciente e encaminhá-lo ao especialista mais adequado. Por exemplo, duas pessoas se queixaram de dores de cabeça. Após exame, os médicos perceberam que o 1° apresentava um tumor na região, enquanto o outro estava desidratado. Dessa forma, você pode direcionar cada pessoa para o tratamento ou especialista mais adequado.

Este é um tipo de trabalho muito procurado. De acordo com a Pesquisa Populacional Médica 2020, realizada em conjunto pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Conselho Federal de Medicina, os clínicos gerais representam 11,3% dos especialistas brasileiros, a maior concentração de uma especialidade.

Mercado de trabalho

Escolher se tornar um especialista ou um GP também exige entender o mercado de trabalho para ambos.

É possível, dados os valores, que os médicos sejam pagos em média, porém, em uma pesquisa de 2020 do site de notícias médicas Medscape, os especialistas ganhavam 24% a mais que os clínicos gerais.

Se um especialista quer se destacar em sua especialidade, deve ficar atento às especialidades menos escolhidas no país onde vai trabalhar, como no Brasil, a geriatria. Se você quiser escolher uma especialidade com base no salário, os cirurgiões plásticos são os mais bem pagos.

Agora que você já sabe a diferença entre as duas formas de atuação, pode decidir qual escolher: um especialista ou um clínico geral. Então dê uma olhada no nosso site e conheça os cursos para quem já fez faculdade de medicina!

Faculdade de Medicina da San Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece uma variedade de programas na área da saúde, incluindo programas especializados

Rolar para cima