Como abrir uma pequena empresa

O começo de uma abertura de empresa de sucesso não é somente encontrar o ramo de atuação e seus clientes específicos e sim, estar atento em todos os detalhes técnicos de como abrir uma pequena empresa de forma correta.

São questões muito importantes e que demandam paciência também e que mal resolvidas podem servir como um atrapalho para o empresário começar as suas funções.


Como abrir uma pequena empresa

As diferenças entre as empresas

O MEI (Micro Empreendedor Individual) é a pessoa que trabalha por conta própria e presta serviços para outras empresas e pessoas com ganhos até R$ 84.000,00 se enquadram nessa categoria e precisam de CNPJ. Juntam-se a eles os profissionais autônomos e que querem regularizar a sua situação.

A ME (Micro Empresa), para quem quer abrir uma empresa com mais funcionários e se tornar um microempresário, com um faturamento de até R$360.000,00 no período de um ano.

O EPP (Empresa de Pequeno Porte) ou a pequena empresa pode empregar de 10 até 49 pessoas no comércio ou de 10 até 99 pessoas para as indústrias ou empresas de construção e com faturamento até R$ 360 milhões ao ano e para abri-la seu procedimento é igual ao da microempresa.

Os procedimentos para abertura de uma pequena empresa

O primeiro deles é a separação de toda a documentação para que seja feita a escolha pelo registro da empresa perante a Junta Comercial existente em cada município e isso se dá, através do preenchimento do requerimento e saiba que alguns municípios disponibilizam on-line esse documento.

Documentação completa para abertura

A documentação pedida pode ser o RG, CPF, Comprovante de Residência, Título de eleitor, Comprovante do ponto comercial caso, seja fora de sua residência, última declaração do Imposto de Renda, o nome fantasia da empresa e todas as atividades que serão exercidas na empresa.

Outros documentos pedidos também são o Contrato Social ou o Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto em três vias, Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios, Requerimento padrão em uma via, Ficha de Cadastro Nacional, nos modelos 1 e 2 e em uma via e por fim, o pagamento de todas as taxas através da DARF.

Preços e prazos

Essa confecção do Contrato Social e a escolha do melhor regime de tributação, que é o: Simples, Lucro Presumido ou Lucro Real, indicado para o seu negócio, bem como a escolha do imóvel e sua estrutura física, saiba que os preços e os prazos para a abertura podem variar de estado para estado e isso deve ser consultado no site da Junta Comercial de seu estado.

Após a escolha do imóvel

Com a estrutura física instalada é a hora de solicitar junto à prefeitura do seu município o Alvará de Funcionamento e do Corpo de Bombeiros que deverá fazer uma inspeção do grau de risco dessa edificação e por último, o alvará de funcionamento. Previdência Social relacionada às obrigações trabalhistas perante seus funcionários e todo esse aparato fiscal pronto, bem como o pagamento de suas taxas devidas, sua empresa já pode começar a funcionar.

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