Microempreendedor: Como Abrir uma Empresa Individual Online?

Se você quer ser um microempreendedor, talvez já tenha buscado como abrir uma empresa individual online, certo? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje!

Você sabia que nos primeiros quatro meses de 2020, foram abertas mais de 1 milhão de empresas no Brasil? Segundo o boletim do Mapa de Empresas do governo, este número implica em um crescimento de 1,2% em comparação com o ano anterior.

Algo que justifica este crescimento é a praticidade das Juntas Digitais. Que oficializou o processo de abertura de empresas online através do Certificado Digital. Isso permite ao empreendedor ter em mãos o CNPJ da nova empresa em apenas algumas horas.

Como Abrir uma Empresa Individual Pela Internet?

Abrir uma empresa no modelo MEI é a forma mais fácil de se tornar um empresário com sua própria empresa. Neste artigo, vamos te apresentar tudo o que precisa saber para formalizar-se pela internet. Continue a leitura e saiba mais!

A seguir você vai conferir:

  • Posso mesmo abrir uma empresa pela internet?
  • Quanto tempo leva para abrir uma empresa individual online?
  • Passo a passo inicial para abertura.

Posso abrir uma empresa individual(EI) pela Internet?

Sim, todo microempreendedor pode abrir uma empresa online de forma rápida e segura. Toda a recente digitalização dos métodos é o que auxilia a minimizar a burocracia. Acima de tudo, isso é o que ajuda a facilitar a regularização das empresas.

Mas para aqueles que desejam se tornar MEI, o processo é todo feito online. Para as outras modalidades de CNPJ, basta solicitar o auxílio de um contador online. E até mesmo no recente período de quarentena os processos continuaram em funcionamento.

Várias prefeituras e Juntas Comerciais relaxaram os processos de abertura. Ou seja, era possível fazer a abertura da empresa durante todo o período de quarentena via internet. E após este período, os interessados poderiam apresentar a documentação necessária.

Pense no enquadramento ou natureza jurídica da empresa

O enquadramento de uma empresa é decidir entre as modalidades possíveis que são apresentadas em diferentes exigências e vantagens na hora de abrir o seu negócio próprio. Alguns dos possíveis enquadramentos que você pode optar são eles para sua empresa:

Microempreendedor Individual (MEI).

Empresa Individual (EI).

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

Microempresa (ME).

Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Quanto tempo leva para abrir uma empresa individual?

Com a modernização dos processos, o Brasil foi capaz de minimizar consideravelmente o tempo para o microempreendedor abrir sua empresa.

Segundo o Mapa de Empresas do governo, hoje o tempo médio é de somente 2 dias e 13 horas. Mas em um passado recente já tivemos uma média de 15 dias.

No entanto, lembre-se que este é o prazo médio para fazer o registro do negócio junto aos órgãos responsáveis. Assim já é possível conseguir o CNPJ online. Ou seja, sem contar o estágio de idealização e licenciamento.

Passo a passo inicial para abertura da empresa individual

Acima de tudo, a abertura de uma empresa pela internet pode acelerar todo o processo burocrático. Em seguida está o processo passo a passo para ajudá-lo a entender como funciona o processo de abertura de uma empresa individual online.

Os passos iniciais são:

Faça o Cadastro;

Preencha seus Dados;

Conclua o Formulário;

Certificado Virtual.

1º Passo: faça o cadastro

Em primeiro lugar, é preciso se cadastrar na plataforma Brasil Cidadão. Para fazer isso, basta ir até ao site do Portal do Empreendedor e selecionar a opção “Formalize-se”. Mas se você já tiver se cadastrado, acesse com seu CPF e senha.

2º Passo: preencha seus dados

Em segundo lugar, após se cadastrar, você deve autorizar o acesso a suas informações. Se solicitado, informe o número de seu Título de Eleitor ou os dados do recibo da sua declaração do Imposto de Renda dos 2 últimos anos.

Passo: Conclua o Formulário

Para concluir sua solicitação do MEI pela internet, preencha o formulário com as informações e declarações solicitadas. Em seguida, complete sua solicitação e pronto!

4º Passo: Certificado Virtual

Obter o Certificado Digital garantirá a segurança na troca de informações entre seu negócio e o governo. Ou seja, o Certificado Digital também garantirá a segurança da sua identidade, sem contar sua validade legal na internet.

Conclusão

Em suma, no artigo de hoje você aprendeu como abrir uma empresa individual online. Além de conhecer as facilidades e vantagens que você terá ao fazer este processo online. No entanto, o processo é bastante rápido e pode ser concluído em poucos dias.

Mas ser um microempreendedor não é algo fácil. Portanto, é essencial estar sempre atualizado sobre a concorrência e o mercado para se destacar e atrair mais consumidores.

Além disso, quem é MEI tem dicas e vários cursos oferecidos pelo SEBRAE. São dicas e cursos excelentes para auxiliar sua empresa a crescer ainda mais, aproveite!

Rolar para cima