Como abrir uma clínica pediátrica?

Veja aqui tudo sobre como abrir uma clínica pediátrica, e tire suas principais dúvidas.

Abrir um negócio, independente da área, requer muito esforço e dedicação, pois não é uma tarefa fácil.

E para que você possa entender um pouco mais sobre esse processo, e como alavancar o seu negócio, vamos te ajudar trazendo um passo a passo com informações valiosas a respeito.

Como abrir uma clínica pediátrica?

1° Passo: Localização

A localização é um fator determinante para o sucesso do seu negócio pois, assim, como em qualquer outro tipo de empreendimento, deve ser acessível, e contar com itens como ponto de ônibus, e estações de metrô.

Um dos fatores que você precisa levar em consideração na hora de escolher o endereço da sua clínica é que, normalmente, elas ficam próximas de outros serviços da área médica, como farmácias, por exemplo.

Também é importante que você se atente à quantidade de pessoas que se encontra na região, além de vagas de estacionamentos, e a segurança do bairro.

2° Passo: Design e estrutura

Com tanto no que se pensar, às vezes, não nos atentamos ao básico que, nesse caso, é o design e a estrutura da sua clínica.

Sabemos que a primeira impressão é a que fica. Então, além de garantir a qualidade dos seus serviços, é crucial assegurar que sua clínica possua boas estruturas.

Devido a quantidade de ambientes necessários dentro de uma clínica para que ela funcione adequadamente, o ideal é que o tamanho do ambiente seja, no mínimo, de 50 m2.

Uma dica valiosa na hora de escolher o imóvel, é verificar se existem estacionamentos por perto ou, então, vagas que ficam disponíveis perto do local.

Tenha em mente que os responsáveis pelos pequenos pacientes, irão verificar se existe esta “comodidade”, principalmente se houver criança de colo.

Uma clínica possui cerca de 3 ambientes essenciais, que são: recepção, consultório e banheiro.

Para a recepção e consultório, é essencial que haja mesas e cadeiras. No caso da recepção, poltronas ou sofás confortáveis na sala de espera são os mais recomendáveis, assim como um balcão para atendimento.

Além disso, é importante também ter dois banheiros, para homem e mulher, separadamente, por questões de higiene e até sociais.

Sala de brinquedos ou brinquedos disponíveis

Ademais, também é essencial que a criança e o responsável tenham um ambiente de distração e conforto para esperar, ou até mesmo para distrair a criança caso ela fique assustada no ambiente.

Então, ter um espaço com brinquedos pode ser um grande diferencial do seu negócio.

Leia também

3° Passo: Equipamentos necessários

Existem alguns equipamentos básicos que devem estar na sua lista de compras. E para te auxiliar, confira abaixo um checklist de equipamentos necessários para abrir uma clínica pediátrica:

  1. Jaleco;
  2. Estetoscópio;
  3. Termômetro;
  4. Fita métrica;
  5. Esfigmomanômetro Aneróide;
  6. Lanterna clínica;
  7. Oftalmoscópio;
  8. Otoscópio.

4° Passo: Contabilidade

É crucial organizar bem as finanças da clínica, pois deve-se planejar bem os gastos, para garantir que o seu negócio não sofra com problemas financeiros, com gastos que se sobrepõem sobre os ganhos.

E para te auxiliar nesta tarefa, existem consultórios de contabilidade, que são especializados em contabilidade de clínicas médicas.

5° Passo: Marketing

Muitas pessoas cometem o erro de achar que, por ser uma clínica médica, os pacientes chegarão espontaneamente. Mas não é bem assim!

Pense que a maioria das pessoas já possui um local de confiança para levar seus filhos em momentos necessários, e você será só mais uma opção descartada.

Então, para garantir que sua clínica não passe batido, e para mostrar que os seus serviços são de qualidade, invista em marketing, seja orgânico ou pago.

Contudo, é importante que você possa transmitir que a sua não é mais uma clínica em meio à multidão. Mas sim um espaço de cuidado e com serviços altamente qualificados.

6° Passo: Determinar a constituição da empresa

Ao registrar legalmente seu negócio, você deverá determinar qual será o tipo de regime de constituição empresarial, e a sua assessoria contábil poderá te auxiliar com isso.

7° Passo: Regime de tributação

Além disso, também com o auxílio da equipe de contabilidade, você deverá determinar qual o melhor regime tributário para sua empresa, que são os impostos sobre o CNPJ.

8° Passo: Parceria com convênios

Como uma forma de atrair e fidelizar clientes, você pode ir em busca de parcerias com convênios para poder alavancar seu negócio, oferecendo novas opções de pagamento para a utilização dos seus serviços.

Então, agora que você tem uma boa noção de como funciona o processo de abertura de uma clínica pediátrica, você já pode dar os primeiros passos para o sucesso. Boa sorte!

Rolar para cima