Como abrir um CNPJ de curso on-line

A grande procura por conhecimento e aprimoramento, aliada às diversas ofertas de venda de cursos online, criou um lucrativo mercado de inovação na Internet.

Os profissionais que aderem à plataforma para compartilhar conhecimento são chamados de membros ou produtores digitais.

Por se tratar de uma profissão em constante expansão, uma grande dúvida para esses novos empreendedores tem sido a necessidade de o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) vender cursos online.

Porém, essa pergunta não deve ser respondida de forma definitiva, é importante considerar cada caso e faturamento específico, por isso é importante ter um contador à disposição para tirar suas dúvidas.

Dessa forma, a Faclite preparou este conteúdo para entender a necessidade de ter um CNPJ para vender cursos online.

Como funciona o CNPJ

Cada pessoa ou empresa precisa ter um número de identificação. No entanto, você vê por que isso é necessário? Porque geralmente há vários com o mesmo nome. E os países precisam de uma identificação mais precisa para distinguir quem é quem.

Para a Receita Federal, que faz parte do Ministério da Fazenda, o documento exigido para uma empresa é o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Indivíduos como você e eu precisam de um CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Através desse número que a Receita Federal controla e verifica cada uma de nossas transações financeiras para verificar se cumprimos a lei e pagamos todos os impostos devidos.

Curiosidade: Esses impostos são obrigatórios para todos: pessoas físicas ou jurídicas. Porque é através dessas arrecadações que o Estado tem dinheiro para investir em saúde pública, educação, estradas, etc. Você entende a preocupação dele em verificar se todos estão contribuindo?

Sendo assim, voltando ao CNPJ, como mencionei na introdução, ele também identifica outras informações como nome da empresa, estabelecimento comercial, endereço e tipo de serviço prestado.

Então, sem esse documento é como se a agência não existisse, mesmo que estivesse atuando. Se os reguladores descobrirem isso, as empresas terão que lidar com processos administrativos e pagar multas pesadas.

E não pense que isso só funciona para grandes empresas. O CNPJ é obrigatório para qualquer tipo de negócio, mesmo que informal, como e-commerce ou MEI – este último carinhosamente chamaremos de CNPJ MEI.

Como iniciar uma empresa de cursos online: etapas básicas

Supõe-se que você já saiba como criar um curso online, concluir o programa e começar a produzir conteúdo EAD.

Após esse processo, você precisará considerar todas as etapas necessárias para entender como iniciar uma empresa de cursos online.

Pois, você está criando um negócio sério e precisa ter um perfil credível para conquistar a confiança de seus alunos.

Dessa forma, listamos neste artigo as ações que acreditamos serem essenciais para você construir sua empresa de cursos online e ter mais chances de sucesso. Verificar:

  • Alugue uma plataforma EAD;
  • abra sua empresa;
  • registrar seu nome de domínio;
  • crie seu logotipo;
  • construir seu site;
  • comercialização de investimentos;
  • registrar sua marca;

Agora que você sabe quais são, vamos nos aprofundar em cada tópico.

Vantagens de Vender Cursos Digitais

Mas se você está realmente pensando em vender um curso online, descubra quais são os principais benefícios de seguir esse princípio.

Dessa forma, separamos algumas vantagens importantes na hora de optar por vender produtos de informação utilizando o CNPJ aberto.

1. Credibilidade para o público

Como mencionamos anteriormente, seja comprando online ou pessoalmente, o público está cada vez mais exigente e consciente na hora de comprar.

Portanto, a forma de comprovação é a qualidade do serviço prestado.

2. Fatura

Muitos clientes que procuram um curso online precisam ou simplesmente se sentem mais seguros e confiantes em conseguir obter o comprovante de compra via nota fiscal eletrônica (NF-e).

Essa garantia facilita a gestão da burocracia, pois permite o uso de softwares automatizados que facilitam o seu dia-a-dia.

3. Crédito confiado

Quando uma empresa inicia seu projeto, provavelmente precisa de crédito para investir em seus primeiros passos.

Busca-se, inclusive, a expansão das linhas bancárias e de crédito para tornar esses perfis de clientes mais acessíveis.

Encontrar oportunidades financeiras ficou mais fácil com o Curso Online de Vendas CNPJ aberto.

4. Contribuir para a previdência social

Considerando que você não tenha mais uma carteira, é importante que você implemente uma forma de contribuir com a Previdência Social para garantir seu futuro.

Então, você pode contribuir voluntariamente pagando DAS (no caso do MEI) ou por meio das Diretrizes Previdenciárias (GPS).

Rolar para cima