Abrir empresa de ar condicionado

Descubra como abrir uma empresa de ar condicionado

Saiba os 6 passos fundamentais para montar a sua empresa de ar condicionado.

Equipamentos de ar condicionado, na última década, migraram de um luxo à uma necessidade o que tornou este tipo de negócio muito lucrativo. Neste post, saiba em 6 passos abrir empresa instalação e manutenção de ar-condicionado.

Seja manutenção, instalação e/ou comercialização, abrir uma empresa de ar condicionado é, sem dúvida alguma, um ótimo negócio e vêm chamando a atenção de muitos empreendedores Brasil afora.

E isto independe se a região é tipicamente quente ou fria, pois estes equipamentos são usados também por muitas empresas de pequeno, médio e grande porte, até mesmo para garantir a devida refrigeração de equipamentos e produtos.

Se você está pensando em entrar neste negócio e saber como abrir empresa de ar condicionado, leia atentamente todos os 6 passos a seguir para iniciar o seu novo empreendimento e boa sorte.

O mercado de ar condicionado é mesmo rentável?

Como já dito logo acima, pensar em equipamentos de ar condicionado, principalmente os de uso doméstico, era absolutamente um luxo. Poucas residências o tinham e estes equipamentos, em geral, eram muito caros e haviam poucas alternativas no mercado.

De uns 10 anos para cá, esta realidade mudou muito. Hoje, a maioria das residências, principalmente as localizadas em regiões mais quentes, possuem um equipamento de ar condicionado no quarto, sala e muitas vezes em vários outros ambientes do imóvel.

Estes equipamentos possuem, no geral, uma vida útil bem grande e também contam com manutenções periódicas acessíveis, financeiramente falando, o que os tornam ainda mais atrativos.

Deste modo, fica fácil responder à pergunta: “o mercado de ar condicionado é mesmo rentável? ” Sim, ele é, independentemente da área que sua empresa atuará: manutenção, instalação, comercialização ou todas estas funções juntas.

6 passos para abrir empresa de instalação e manutenção de ar condicionado

abrir empresa tercerização

1° Passo: Faça um Planejamento do seu negócio

É o famoso “na ponta do lápis”. Já neste passo, você precisa ter em mente qual será o ramo principal de atuação de sua empresa. Por exemplo: ela pode comercializar os equipamentos e também vender a instalação ou pode ser especializada em manutenção e também comercializar equipamentos novos.

Seja como for, seu planejamento estrutural, capital envolvido, etc., partirá desta definição inicial.

2° Passo: Entendendo o comportamento do mercado

Você precisa entender bem como funciona este mercado de ar condicionado em sua região, cidade, estado, etc. Sua atuação dependerá disso, afinal, você precisa principalmente dos clientes locais para dar aquela alavancada no seu negócio.
É sabido que muitos índices relacionados ao mercado de ar condicionado demonstraram um aumento percentual significativo nos últimos tempos. O que é, claro, uma ótima notícia. Mesmo assim, procure se informar bem em sua região como está este índice e se ele retrata esta realidade nacional.

3° Passo: Localização e estrutura

Este passo é muito importante e deve estar diretamente relacionado com o seguimento de sua empresa. Assim, ao pensar em abrir uma empresa de ar condicionado, você deve lembrar que para comercializar estes equipamentos você precisará de um ponto comercial.

Precisará também de um local com certo espaço, estrutura para mostrar os equipamentos, etc. Se vai apenas realizar manutenção, precisa pensar no laboratório onde realizará os reparos, estrutura para peças em estoque e também um local para receber seus clientes.

O que você precisa avaliar aqui, como estrutura física e localização, está diretamente relacionado com o tipo de empresa ou CNPJ de ar condicionado que você está abrindo.

4° Passo: Equipamentos e pessoal especializado

Pensar em equipamentos é pensar desde o computador, telefone, impressora, etc., às ferramentas como alicates, jogo de chaves, trenas, etc. Com certeza você vai precisar separar por setores, principalmente se você vai oferecer manutenção e/ou instalação.

Já mencionar sua equipe de trabalho, que vai precisar estar bem treinada para oferecer os melhores serviços aos seus clientes. Desde um atendimento inicial à uma instalação grande e bem estruturada. Disponibilize um tempo específico para estas etapas do 4º Passo.

5° Passo: Legalizando a sua empresa

Se você deseja abrir uma empresa de ar condicionado e ver seu negócio decolar precisa, antes de qualquer coisa, deixar toda a sua documentação em dia, inclusive parte fiscal.

Neste passo e até nos demais, você pode contar com a ajuda de um contador. Aliás, ele é exigido por lei logo na abertura de sua empresa. E este profissional pode lhe direcionar quanto à parte burocrática, documental, fiscal e lhe dar vários conselhos importantes.

Basicamente, você precisará providenciar documentos como alvará de funcionamento, registro na Junta Comercial, CNPJ, alvarás de funcionamento municipais, autorizações Corpo de Bombeiros, entre outros.

6° Passo: O marketing de sua empresa

Incubadora ou Aceleradora

 

A propaganda e o marketing de sua empresa, apesar de ser o 6º e último passo. É fundamental para que o seu negócio fique conhecido localmente e na abrangência regional que você desejar.

Portanto, reserve um valor de seu capital para empregar no marketing, seja o convencional com panfletos, etc., seja o digital com sites, redes sociais e trabalhar com ar condicionado e ganhar dinheiro

Se você já é ou quer ser um profissional autônomo, precisa saber abrir uma empresa como autônomo. Só que este assunto já é para o nosso próximo artigo. Não deixe de ler!

Rolar para cima