Quando começa a Residência Médica – Provas, Duração

Chegou no fim da faculdade e agora é hora de pensar na residência médica, esse momento precisa saber escolher bem qual será a área de atuação, afinal será a profissão escolhida.

Para ser aprovado em uma das vagas e poder ingressar na residência não é uma tarefa tão fácil, mas há caminhos a segui que traz resultados satisfatórios. 

As seleções são feitas através de provas teóricas, as quais possuem cerca de uma centena de questões sobre os temas absorvidos no curso. Esta etapa representa 90% da avaliação. Os outros 10% são usados para análise de currículos e entrevistas pessoais.

No exame, os recém-formados respondem a perguntas sobre medicina interna, cirurgia, pediatria, obstetrícia, ginecologia e medicina social com tipos de especialização.

Para Alceu Migliavacca, coordenador da comissão de residentes do hospital clínico de Porto Alegre, muitas vezes entrar na especialização é mais difícil do que passar no vestibular.

abertura de uma empresa médica

Residência médica: o que é

A residência médica é um programa de treinamento avançado para médicos que completaram sua formação médica de graduação. 

É uma etapa obrigatória na carreira de um médico e é considerada a última etapa de formação antes de se tornarem médicos independentes. 

Durante a especialização, os médicos têm a oportunidade de trabalhar sob a supervisão de médicos experientes, adquirir habilidades clínicas adicionais e aprender sobre a prática da medicina em um ambiente de trabalho real. 

As provas de teoria de são utilizadas para avaliar os conhecimentos e habilidades dos médicos residentes em uma determinada especialidade médica. Essas provas geralmente incluem questões de múltipla escolha e podem ser aplicadas de forma presencial ou online.

Como funciona Residência Médica?

Alguns alunos acham mais difícil se mudar para um bom dormitório do que ir para a faculdade.

Como a medicina é a profissão mais procurada e com maior número de pessoas para esse cargo, é uma medida da dificuldade de avaliação das residências médicas. 

São 7.000 vagas de moradia em todo o país, com uma média de 10.000 estagiários por ano. No total, cerca de três mil pessoas foram excluídas do processo e limitadas à clínica geral.

Mas entrar em uma dessas vagas não é a primeira dificuldade para os recém-formados, mas sim qual curso é melhor escolher. 

Na dúvida, é necessário analisar as características de cada profissão, bem como sua rotina de trabalho, o que auxilia na tomada de decisão. Mas habilidades, tipo de personalidade do profissional e adequação para a área são os fatores mais importantes.

Exame teórico, 100 questões em medicina interna, cirurgia pediátrica, obstetrícia e ginecologia, medicina social, etc. 

Tudo foi abordado ao longo do curso. O sucesso na prova é 90% do que é preciso para conseguir a vaga. No entanto, ainda é necessária uma análise do curso e entrevista pessoal do candidato para aprovação final.

Assim como o vestibular da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), já existe no país um curso preparatório para o exame, que examina as disciplinas oferecidas e as mais propensas a cair na avaliação, além de dicas de como resolver determinados problemas.

Quais são os tipos de especialização

Existem muitos tipos de especialização médica disponíveis para os médicos que desejam se especializar em uma área particular da medicina. Alguns exemplos incluem:

Anestesiologia: os médicos especializados em anestesiologia são responsáveis por administrar anestesia durante cirurgias e outros procedimentos médicos.

Cardiologia: os médicos especializados em cardiologia tratam doenças do coração e dos vasos sanguíneos.

Cirurgia: os médicos especializados em cirurgia são responsáveis por realizar cirurgias e outros procedimentos invasivos.

Dermatologia: os médicos especializados em dermatologia tratam doenças da pele, cabelo e unhas.

Endocrinologia: os médicos especializados em endocrinologia tratam doenças das glândulas endócrinas, como a tireoide e as glândulas adrenais.

Gastrenterologia: os médicos especializados em gastrenterologia tratam doenças do sistema digestivo, como úlceras e doença de Crohn.

Geriatria: os médicos especializados em geriatria tratam doenças relacionadas ao envelhecimento.

Ginecologia/obstetrícia: os médicos especializados em ginecologia/obstetrícia tratam doenças femininas relacionadas ao sistema reprodutivo e cuidam de mulheres durante a gravidez e o parto.

Hematologia: os médicos especializados em hematologia tratam doenças do sangue, como anemia e leucemia.

Neurocirurgia: os médicos especializados em neurocirurgia são responsáveis por realizar cirurgias no cérebro e na medula espinhal.

medicina online

Por que ser um médico residente?

A residência é um programa de pós-graduação de um médico. Além de todo o conhecimento que você vai adquirir, a maior vantagem sobre qualquer outra ocupação é que os residentes não pagam propinas para a educação estendida, mas recebem bolsas durante o período estendido.

O valor da bolsa é utilizado no lugar de transporte, alimentação e materiais médicos necessários para o trabalho do dia-a-dia. A maior desvantagem é que é difícil começar. Como a concorrência é muito acirrada, alguns médicos se dedicam a estudar para concursos um ano após a formatura.

A duração de uma residência varia de acordo com a especialidade escolhida, mas pode durar de 2 a 5 anos

Onde posso fazer residência médica no Brasil?

Em caso de dúvidas sobre o exame que deseja realizar, informe-se na Revisamed sobre a notificação das principais internações médicas do país.

Em nosso blog, você pode ver atualizações sobre os processos seletivos mais polêmicos do país, como residências médicas na USP, Unifesp, UFRGS, Unicamp, entre outros, seja uma especialidade de acesso direto ou que exija alguns pré-requisitos.

Além disso, você pode tirar dúvidas sobre o processo seletivo de uniformes, que é um dos mais procurados pelos estudantes de medicina, como PSU Bahia, PSU Minas, SES-PE, SUS-SP e SES-RJ.

Preparar para o exame de residência?

Primeiro, é preciso se organizar e planejar para ter o melhor aprendizado no estudo. Primeiro, selecione os avisos de residência nos quais você está interessado e veja os testes de anos anteriores.

Por isso, é importante conhecer as licenciaturas e as vagas de emprego na instituição que deseja ingressar. 

Então, a Revisam preparou um conteúdo completo sobre a distribuição de vagas em todo o Brasil, com dados demográficos e geográficos completos para ajudá-lo a tomar essa decisão.

Após a primeira etapa, estabeleça um programa de estudos, defina os temas que mais demandam pesquisa e análise as áreas onde a banca mais cobra. 

Além disso, prepare perguntas sobre os tópicos abordados para ajudar a ancorar o conteúdo.

Da mesma forma, é importante investir em cursos preparatórios para maximizar os resultados da aprendizagem. É por isso que na Revisamed você tem os melhores professores e materiais completos atualizados para tirar boas notas em seus exames.

Rolar para cima