Planilha de custos: dicas, processos e controlar

Com controlar os gastos financeiros com uma planilha de custos fixos e variáveis

Veja aqui como elaborar uma planilha de custo, e confira ainda qual é a importância desse documento para a sua empresa.

Controlar o que se gasta no mês com os ganhos não é algo simples. Mas é extremamente necessário, pois permite evitar inadimplências e executar seus planos com mais facilidade.

Em outras palavras, você não terá dores de cabeça no futuro.

Apesar de ser algo que necessita atenção, saiba que existem diferentes maneiras de lidar com essa situação. O jeito mais comum é o uso de planilhas que irão acompanhar os seus gastos mensais e evitar desperdícios.

Mas, caso esteja com dificuldades em criar sua planilha de custos, este artigo foi feito para você. Pois temos várias dicas para te oferecer sobre esse assunto. Confira!

Elaborar uma planilha de custo

Planilha de custo: pessoal x profissional

Para quem desejar elaborar sua planilha de custos do zero, é necessário ter em mente, que há uma grande diferença entre os orçamentos pessoais e profissionais.

Caso você tenha o seu próprio empreendimento, precisa criar uma planilha específica para os gastos com a sua empresa, e criar outra para as despesas pessoais.

Evite misturar para não se confundir com os valores, e acabar utilizando uma determinada quantia com algo que não deveria.

Quando se trabalha para terceiros, a criação de uma planilha pessoal é bem mais simples. Pois você terá que se basear no seu salário mensal.

Entenda a importância de elaborar uma planilha de custo

Talvez você ainda não se sinta convencido de que ter uma planilha de custos é importante. Por isso, listamos a seguir, as principais vantagens em criar esse planejamento:

  • Compreender o fluxo da entrada e saída de dinheiro mensalmente;
  • Aprende a economizar e diminuir gastos;
  • Conseguir se organizar melhor financeiramente;
  • Estabelecer objetivos financeiros e elaborar estratégicas para alcançar essas metas.

Esse controle sobre sua vida financeira, permite traçar planos de curto, médio e longo prazo com mais facilidade.

Veja como elaborar planilha de custo na prática

Reserve um tempo do seu dia para se dedicar na criação dessa planilha. Afinal, é preciso se recordar de todos os gastos para poder montá-la.

Na sequência, coloque títulos para as colunas da sua planilha como, por exemplo:

    • Tipo de gasto: nas linhas subsequentes a esse título, você definirá se aquele é um gasto fixo ou variável;
    • Descrição do gasto: escreva qual é o gasto. Ou seja, se é uma conta de energia, aluguel do imóvel, internet, alimentação e outros;
  • Data: coloque a data em que esse gasto foi feito e o vencimento da conta, caso haja;
  • Valores: insira o valor gasto com aquela despesa;
  • Forma de pagamento: insira a maneira que foi ou será pago, se será por débito automático, boleto, PIX ou outra forma de pagamento.

Deixe um campo com observação, caso queira inserir alguma informação adicional que achar relevante sobre aquele gasto em especifico.

Gastos fixos e variáveis

Sobre os gastos fixos e variáveis, lembre-se que o primeiro tem relação com os valores mensais que não se alteram, e são cobrados todos os meses.

Em contrapartida, a cobrança do segundo pode oscilar ou não acontecer naquele mês. Um bom exemplo de gasto variável é a fatura do cartão de crédito.

Assim que você montar todo o esboço da planilha, e inserir os valores e informações pertinentes, ao final da célula, é possível criar fórmulas que irão somar a suas despesas naquele mês.

Como controlar os gastos com as informações

Sem dúvida, ficará mais fácil de controlar e acompanhar o que foi gasto.

Outra dica na hora de montar a sua planilha é criar abas com os nomes dos meses. Afinal de contas, é bom ter as informações dos meses anteriores para fazer comparações de gastos ao longo do ano, e ver o que pode cortar ou modificar.

Caso tenha empreendimentos fora do seu trabalho convencional, ou tenha algum dinheiro investido, é interessante criar uma tabela dentro da sua planilha, para indicar esses rendimentos extras que você faz ao longo dos meses.

Entretanto, caso acredite que esse trabalho é algo muito complexo, ou ainda não tem tempo de realizar a elaboração de uma planilha detalhadamente, saiba que existem softwares que podem servir de auxílio nessa jornada.

Pela internet, você pode encontrar programas gratuitos e pagos, que têm como objetivo, controlar suas despesas, sejam elas pessoais ou da sua empresa. Normalmente, esses softwares contam com o que há de mais moderno no assunto de gestão financeira.

Rolar para cima