Gestão Financeira: O que é, como fazer, para que serve e qual sua importância!

A gestão financeira é central para uma empresa ou startup, pois é a área responsável por fornecer recursos para que toda a operação possa existir efetivamente como um todo, saiba aqui qual é sua importância .

Os profissionais que lidam com a gestão financeira têm a importante responsabilidade de lidar com as entradas de caixa do negócio, pagar contas e trabalhar para identificar despesas desnecessárias.

Independentemente do tamanho da empresa, é preciso investir em uma boa gestão financeira para administrar adequadamente os recursos da empresa. Assim, é possível fortalecer sua presença no mercado, apostar em novos investimentos e expandir seus negócios.

O primeiro passo é ter uma plataforma profissional para faturar seus clientes. O Vindi é a melhor plataforma recorrente do mercado para te ajudar a receber pagamentos online, automatizar a gestão e facilitar sua vida.

Erros de gestão, especialmente a longo prazo, podem causar muitos danos a uma marca ou até mesmo encerrar operações. Abaixo explicamos tudo sobre gestão financeira se você quiser ficar longe desse risco.

Saiba quais são os erros mais comuns na gestão financeira?

Conheça quais são os erros mais comuns em uma gestão financeira de uma empresa, onde pode acarretar em problemas sérios no longo prazo.

Não fazer um levantamento com frequência nos gastos

Na gestão empresarial precisa ter ciclos para analisar como está o desempenho por um todo com uma analise de desempenho do fluxo.

Precisa ter acompanhamento com frequência sobre  o resultado traçado, pois, caso não esteja dentro do esperado precisa ter uma analise mais profunda para identificar onde está com problema.

Ao traçar uma métrica sobre uma tarefa o acompanhamento no início precisa ser revisado com constantemente e assim medindo o resultado esperado.

Nada melhor que um sistema para fazer os acompanhamentos citados, com ele é possível medir o fluxo almejado e identificar falha no processo.

O que é gestão financeira?

Os recursos de uma empresa são administrados por meio de uma série de processos e atividades, incluindo planejamento, análise e controle de capital. Isso é gestão financeira.

O principal objetivo da gestão financeira é manter a operação saudável, equilibrando custos com receitas e obtendo o maior lucro possível.

Uma boa gestão financeira permite que uma empresa tome melhores decisões sobre captação de recursos e investimentos. Essa boa gestão pode ajudar o negócio a longo prazo.

Na prática, gestão financeira transformadora é sinônimo de eficiência.

Seja logística, operações, produção ou qualquer outro aspecto do negócio.

O que o responsável pela gestão financeira deve fazer é, por meio de tecnologia e conhecimento aprofundados, identificar pontos de melhoria em toda a empresa.

Eles irão gerenciar os fundos e ativos da empresa.

Assim, eles buscarão alinhar os objetivos financeiros da empresa (como redução de custos) com os de produção (como aumento de vendas).

Dessa forma, uma empresa pode ser administrada com caixa (os benefícios superam as despesas), aumentando assim seu crescimento, investimentos e lucros.

Mas não se engane: a gestão financeira é uma prática muito complexa.

O controle do capital de uma empresa exige experiência, visão de negócios e uso inteligente de ferramentas tecnológicas.

Qual é a importância da gestão financeira para um negócio?

Uma boa gestão e boa atenção ao uso das finanças são necessárias para qualquer negócio que queira crescer. Isso pode ajudar a cortar gastos desnecessários e direcionar recursos para as áreas apropriadas do negócio.

A qualidade da gestão financeira de uma empresa afeta diretamente a saúde da empresa e pode ajudar a garantir seu futuro. Se uma empresa é boa em gerenciar suas finanças, ela tem mais chances de atingir seus objetivos.

Na gestão financeira corporativa, também são discutidos pontos sobre rentabilidade.

Os custos da empresa devem ser bem equilibrados.

Seja em um nicho de negócios ou não, um verdadeiro ecossistema produtivo é o que estamos falando.

Gerenciar os custos com responsabilidade, em relação ao fluxo de caixa da empresa, ao invés de gastar muito dinheiro é o que torna uma boa gestão financeira tão importante em uma empresa. Gastar muito pode levar à falência, enquanto o gerenciamento adequado dos custos pode ajudar uma empresa a se manter à tona.

O crescimento do negócio começa com uma boa gestão financeira.

Gastar menos do que recebe; Planejar seus próximos passos financeiros; Realizar investimentos pontuais e assertivos; Guardar dinheiro, criando uma reserva de emergência; também são ótimas formas de iniciar uma gestão.

Quais são as consequências de uma má gestão financeira?

Gerenciar dinheiro é uma coisa muito real; cada decisão deve ser cuidadosamente considerada, porque um erro pode ser muito ruim. O gerente financeiro é crucial porque suas decisões afetam muito a empresa.

As empresas mal administradas correm o risco de perder muito dinheiro.

No Brasil, esses casos não são incomuns.

Cerca de 40% das empresas iniciadas em 2012 fecharam em cerca de 5 anos, segundo dados do IBGE.

A má gestão das finanças pode ser muito prejudicial para um negócio.

Uma má gestão financeira não fará com que sua empresa feche imediatamente; há outras consequências a longo prazo.

A execução inadequada de um plano pode prejudicar a situação financeira de uma empresa por anos. Pode limitar a quantidade de investimento que a empresa pode receber.

Se uma organização não se desenvolver, ela não irá progredir. O resultado será o mesmo até que a organização entre em colapso.

Quando a produtividade diminui, os próprios funcionários também diminuem.

Um bom planejamento financeiro poderia ter evitado impactos no bolso das empresas no longo prazo, possivelmente ao longo de meses ou anos. A primeira coisa que pode afetar financeiramente a empresa é a perda imediata, embora em casos mais graves sim, a empresa perceberia o impacto da noite para o dia.

A má gestão financeira tem muitas consequências:

Não ter informações sobre os valores de contas a pagar, estoque e caixa em mãos pode prejudicar o planejamento das empresas e fazer com que a empresa fique devendo dinheiro.

Se uma empresa não tem controle sobre seu capital de giro, a empresa pode fechar porque não seria capaz de pagar as despesas operacionais necessárias. Isso pode acontecer antes mesmo da abertura do negócio.

Se o preço de venda for mal calculado, a empresa pode acabar com um faturamento ruim, o que afetaria todos os seus planos financeiros.

Não saber o valor patrimonial da empresa pode fazer com que o negócio seja fechado cedo demais.

Onde encontrar um sistema tecnológico de gestão financeira?

Escolher uma solução dentre todas as disponíveis é uma escolha difícil de fazer.

Por que investir diretamente no sistema de gestão financeira, ao invés de apenas apostar nele?

O Backoffice da TOTVS oferece muito mais controle sobre as finanças de sua empresa.

Suas necessidades de negócios são o que determinam os recursos da solução.

A TOTVS possui um sistema tecnológico de gestão financeira que pode ser customizado para se adequar a qualquer negócio. À medida que sua empresa cresce, o sistema pode se expandir com você.

O software tem uma interface simples em uma arquitetura forte. Sua equipe não será necessária para lidar com nenhum tipo de demanda no software.

Gestão personalizada para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno.

A solução TOTVS ajuda a organizar e gerenciar as coisas com mais eficiência.

Rolar para cima