Locadora de veículos

Dicas de abrir uma locadora de carros em 7 passos e ter sucesso

A melhor maneira para montar um locadora de veículos sem complicações com uma visão ampla e fazendo parceria com os empreendedores de turismo

Alugar um carro hoje é praticamente uma rotina para muita gente. Deste modo, empreender neste ramo de negócio é mirar em um futuro promissor. Neste post, você vai saber os 7 passos para abrir a sua locadora de carros.


Alugar um carro hoje é praticamente uma rotina para muita gente. Deste modo, empreender neste ramo de negócio é mirar em um futuro promissor. Neste post, você vai saber os 7 passos para abrir a sua locadora de carros.
Com certeza abrir uma empresa de aluguel de carros é sim um ótimo negócio. Motoristas de aplicativos, turistas, homens de negócio e até mesmo para o lazer de final de semana de muita gente, alugar um carro tornou-se imprescindível e economicamente mais rentável.

Somos a Contabilidade Olímpia
Como ser pessao juridica e pessoa fisica para médicos

 

Isto se justifica porque os custos de manutenção de um carro próprio, muitas vezes, não compensam muito. Seja como for, sua empresa de aluguel de carros com certeza terá sim um futuro mais que promissor.

No entanto, é preciso fazer tudo certinho, desde o planejamento inicial até a estrutura final, o local adequado, documentação dos veículos, seguros e tantos outros pontos envolvidos. Estes 7 passos apresentados aqui, servirão como um pontapé inicial para o seu novo negócio. Boa leitura e bons negócios!

1º. Passo: o Planejamento para montar sua locadora de veículos

Sabe aquela ideia fabulosa que muitas vezes não sai do papel? Pois então, neste caso, ela vai ter que voltar para o papel, em forma de planejamento. Como em qualquer outro tipo de negócio, se você não planejar adequadamente a sua empresa, pode pular etapas importantes.

Neste planejamento, considere principalmente o capital envolvido (seu e de seus sócios, se houver), pois para esse ramo de aluguel de carros o lado financeiro é alto. Sugestivamente, procure a ajuda de um analista financeiro ou de um contador. Estes profissionais poderão lhe auxiliar.

2º. Passo: Escolhendo o local ideal para locadora de veículos

O local para a sua empresa de aluguel de carros deve ser bem pensado. Isto porque envolve três itens fundamentais:

  • Ponto comercial favorável;
  • Estrutura para recepcionar clientes, fechar negócio, etc.;
  • Parque de estacionamento compatível (o local onde seus veículos ficarão estacionados).

Assim, após o seu planejamento, este passo deve vir na sequencia pois, como visto, ele é sim fundamental e vai influenciar o seu negócio durante toda a vida ativa do mesmo.

Como ponto comercial, o ideal é ficar próximo de rodoviárias, aeroportos, agências de viagens ou mesmo grandes centros urbanos.

3º. Passo: Adquirindo seus veículos

Pensando que estes veículos serão sua “matéria prima”, a matéria prima do seu negócio, você precisará dispensar sim uma atenção especial nesta hora de adquirir seus veículos.

Não só na questão de modelos, cores, etc., pois isto até ficaria em um segundo plano. Você precisa pensar na manutenção e reposição destes veículos. Em geral, carros de locadoras possuem alta quilometragem pois rodam muito.

Assim, você precisará planejar a troca destes veículos em no máximo 2 anos, quando geralmente muitos pontos de manutenção começam a surgir. Fechar parcerias com algumas montadoras, franquias, leasing, etc., podem ser um caminho mais favorável.

4º. Passo: As Exigências Legais

As exigências legais para abrir uma empresa de aluguel de carros devem ser bem relacionadas pois, além da parte burocrática, documental (CNPJ, Receita Federal, etc.), fiscal como impostos municipais, estaduais (PIS, Cofins e ISS, IPI e ICMS), você ainda tem que lidar com a documentação dos veículos.

Nesta etapa você precisará de um contador e, aliás, ele é exigido por lei.

5º. Passo: Montando uma equipe Top

Este tipo de negócio, como na maioria das empresas, ter um bom time ao seu lado é um passo à frente para o sucesso. Sua equipe irá desde manobristas, lavadores de veículos (caso não tenha uma parceria para isto) à recepcionistas simpáticas e antenadas com a empresa de aluguel de carros.

Novamente, procure seu contador para lhe ajudar nesta questão.

6º. Passo: Parcerias são importantes para locadora de veículos

Considere fazer algumas parcerias, pois elas são importantes e até fundamentais. Você pode firmar parceria com agências de turismo, empresas de aplicativos ou outros ramos de negócio que necessitem de alugar um carro com frequência.

No caso das agências de turismo, os pacotes de viagens podem já incluir o aluguel de um carro que, no caso, seria de sua empresa de aluguel de carros. Seu contador pode também lhe ajudar nesta questão. Conte com ele.

7º. Passo: Pensando no seguro então vai precisar de uma locadora de carros

Não tem jeito, ainda mais quando se trata de veículos que serão alugados. Você precisará de um seguro específico para cada veículo. Na hora de alugar o carro, muitas vezes, o próprio cliente arca com as despesas parciais deste seguro.

Em caso de acidentes, roubo, etc., é comum que existam franquias à serem pagas pelo próprio cliente. Quanto a isto, você pode até ficar tranquilo, mas, no entanto, tudo vai depender da seguradora escolhida.

É fato que a maioria trabalha segundo os mesmos preceitos, mas muitas delas possuem diferenciais importantes e que fazem toda a diferença para o seu negócio, principalmente de início. Procure seguradoras que também firmem parcerias e lhe ofereça vantagens especiais.

Tags: Abertura de empresa,  contabilidade para medicos contador médicoPrestador de serviços sociedade de advogados, como abrir uma empresa, abrir uma empresa individual medica , abrir uma empresa mei, abrir empresa individual, abrir um consultorio médico, abrir uma empresa prestação de serviços.

Rolar para cima