O que é gestão financeira: dicas, e melhorias

Quando abre uma empresa é importante saber o que gestão financeira, aqui nesse artigo vamos ilustrar a melhor forma de melhorar.

 

o que é gestão financeira empresarial

O que é gestão financeira: Processos, Planilhas e custos

Elaborar um bom plano de negócios é um passo base fundamental para o sucesso e crescimento saudável de qualquer empresa.

No entanto, todo o cuidado que se tem ao iniciar os trabalhos de uma pequena empresa precisa ser mantido conforme o avanço do negócio.

Afinal, quando os lucros começarem a surgir, uma boa gestão financeira que será determinante para que os próximos passos como corporação possam ser dados.

Planejar uma boa gestão financeira é se certificar de que as entradas e saídas dentro de sua pequena empresa serão bem otimizadas, facilitando a visualização do estado atual do seu negócio e podendo com isso elaborar estratégias assertivas.

Confira a seguir algumas dicas valiosas de gestão financeira que te ajudarão a caminhar rumo ao avanço e crescimento sólido de seu negócio!

Invista em sua educação financeira

O primeiro passo para manter a gestão financeira de sua pequena empresa sempre em dia é ter conhecimento o suficiente para traçar bons planejamentos.

Por isso, é muito importante investir primeiramente em sua educação financeira. Afinal, a boa gestão precisa começar com as suas finanças pessoais.

Se você for uma pessoa sem controle nos gastos pessoais, isso certamente irá refletir na gestão de sua empresa.

Isso ocorre porque todos os seus custos precisarão ser cobertos com o lucro da empresa.

Por isso, é importante saber organizar qual porcentagem será definida como seu salário, e qual ficará na empresa como capital de giro.

Ao investir em cursos e preparações sobre educação financeira, sua mente se abrirá para novos olhares e estratégias.

Desse modo, você poderá adotar uma boa administração empresarial à favor do seu negócio.

Organize as contas bancárias

Outra dica importante que te ajudará a controlar melhor as entradas e saídas e ter uma boa visão para a gestão financeira de sua empresa é separar as contas bancárias.

Mantenha uma conta pessoal e abra uma nova conta para o CNPJ de sua empresa. E na hora dos depósitos e gastos, mantenha cada um em sua conta correspondente.

Se você possui um cartão de crédito pessoal, utilize-o somente para as contas pessoais. Ao abrir uma conta empresarial, você também poderá ter acesso a um cartão de crédito para a empresa.

Se você possui um cartão de crédito pessoal, utilize-o somente para as contas pessoais. Ao abrir uma conta empresarial, você também poderá ter acesso a um cartão de crédito para a empresa.

Atualmente no mercado é possível encontrar bancos digitais que oferecem contas para CNPJ totalmente gratuitas. Ou seja, vale a pena pesquisar e já colocar essa dica em prática!

Conheça sempre os custos do seu negócio

Para conhecer os custos de sua empresa, é preciso calcular tudo, desde matéria prima, produtos, serviços e até mesmo impostos.

Gastos com energia, água e qualquer outro do tipo também precisam ser contabilizados.

Ao registrar cada custo, você poderá traçar estratégias para diminuí-los ou substituir por alguma outra alternativa mais vantajosa.

Outro ponto importante sobre conhecer os custos é saber se sua empresa está realmente dando lucro, prejuízo ou se está estagnada.

Se o valor calculado do seu custo não representa a realidade, você pode estar criando uma bola de neve que poderá prejudicar muito a empresa futuramente.

Por isso, seja claro e sincero ao incluir cada item no cálculo de custos do seu negócio, para poder corrigir ou manter o ritmo na sua administração e gestão financeira.

Automatize os processos

Com os avanços tecnológicos já é possível automatizar diversos processos dentro de uma pequena empresa, o que gera corte de gastos e ajuda no lucro e ganho de tempo da empresa.

Um exemplo disso são as facilidades que os bancos tem oferecido através de suas contas digitais, aplicativos e internet banking.

Se você ainda paga pessoas como motoboys para realizar os pagamentos de sua empresa, saiba que já é possível tornar esse processo digital e automático.

Algumas contas fixas já oferecem a opção de débito automático para os clientes, e muitos aplicativos oferecem a opção de pagamento de boleto pelo celular.

Além da facilidade e da praticidade, esse meio de pagamento pode oferecer vantagens como descontos no pagamento de suas faturas.

Dessa forma, você economiza tanto no pagamento quanto no processo, pois não precisará pagar alguém para realizar esse trabalho.

Se você gostou dessas dicas e quer ficar por dentro das melhores informações para o sucesso de sua carreira e de seu negócio, não deixe de acompanhar o blog do Cadastro Empresa!

Rolar para cima