Como montar um posto de combustível com bandeira

Melhor maneira montar um posto de combustível

Abrir um posto de combustível: sou obrigado a ter uma franquia?

Você pensa em montar um posto de gasolina em sua região e não sabe bem por onde começar? Neste artigo vamos dizer como em um passo a passo bem simples. Acompanhe!

É claro que você, como empreendedor, está sempre à procura de novas oportunidades de negócio e abrir um posto de combustível é sim uma ótima oportunidade, mas é preciso saber como iniciar o seu novo negócio.montar posto de combustível

Como em qualquer outro empreendimento, existe alguns pontos que precisam ser observados, específicos para esta categoria ou não. E um posto de combustível não oferece apenas “combustíveis”.

Ele tem serviços e produtos ligados à combustíveis diretamente ou indiretamente; tem também lojas de conveniência, lavagem e muito mais. Mas você já acertou no negócio, afinal, o número de veículos no Brasil vêm crescendo vertiginosamente.

Abrir um posto de combustível: sou obrigado a ter uma franquia?

Não, obrigado você não é. No entanto, você precisa pesar bem as vantagens e desvantagens de ser franqueado e de não ser. Por exemplo: se você tem uma franquia da Ipiranga, Petrobrás, etc., na estruturação do seu posto, estas empresas podem auxiliar muito, inclusive em alguns custos.

No entanto, depois, você é obrigado a comprar combustíveis exclusivamente deles. Sendo “bandeira branca”, você arca sozinho com toda a estruturação do seu posto bem como com todos os custos.

Por outro lado, pode negociar com vários fornecedores de combustíveis. Você vai precisar avaliar bem o que, no momento de iniciar o seu negócio, lhe é mais vantajoso.

Primeiro passo: Entenda o Mercado

É sim o seu primeiro passo quando você pensar em abrir um posto de combustível. Isto vale, inclusive, para praticamente qualquer tipo de empreendimento, afinal, é fundamental você conhecer bem o mercado onde irá atuar.

mercado de combustíveis, por exemplo, conta com altíssima demanda, mas, por outro lado, também conta com grande concorrência. O melhor é sempre tentar se diferenciar da concorrência.

Quando o assunto são postos de combustíveis, não é tão difícil se diferenciar: ganhe a confiança de seus clientes consumidores, vendendo sempre combustíveis de primeira qualidade; capriche no preço, no atendimento e nos serviços oferecidos.

Estes diferenciais, a princípio, vão fazer com que você saia na frente de seus concorrentes.

Segundo passo: a sua Localização faz muita diferença

montar posto de combustível

Você deve estar pensando: o ponto comercial faz muita diferença em praticamente todo o comércio, principalmente para evitar, por exemplo, muita concorrência. Sim, isto é verdade, mas não estamos falando apenas da concorrência.

Ao pensar em abrir um posto de combustível , você precisa levar em consideração a localização estrutural do posto em relação à rua, avenida, etc. Quanto mais facilitado for o acesso dos veículos, melhor será para os seus clientes. Isto garante o seu diferencial.

Terceiro Passo: você precisará de uma boa infraestrutura para montar posto de combustível

montar posto de combustível

Quando falamos em infraestrutura, além dos equipamentos básicos necessários para um posto de combustível, é importante também que você pense em outros serviços e comodidades para oferecer aos seus clientes e na respectiva infraestrutura.

Assim, ao planejar esta infraestrutura, mesmo que você não vá ter uma loja de conveniência logo de início, por exemplo, você precisa considerar a existência dela em um futuro próximo.

Infraestrutura básica de um posto de combustível:

  • Os tanques subterrâneos;
  • As bombas;
  • Compressores de ar;
  • Equipamentos de lubrificação.

Quarto Passo: as licenças e as documentações necessárias para montar posto de combustível

montar posto de combustível

Para abrir um posto de combustível, além de toda a parte burocrática envolvida para um comércio comum, você precisará de algumas licenças específicas. Mas fique calmo, porque o seu contador poderá lhe auxiliar nesta etapa e em todas as outras também.

Mas vamos lá. A primeira é seguir à risca todas as regras e exigências do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Se você for trabalhar com o GNV, que é o Gás Natural Veicular, precisar ainda de outras exigências, além de estruturas específicas para o seu posto, como tubos apropriados de alta pressão. Antes de optar pelo GNV, você precisa também verificar antes se as tubulações de fornecimento existem em sua região.

Algumas licenças ambientais também podem ser requeridas para montar posto de combustível. Tudo vai depender do local onde você está abrindo o seu posto de combustível. Você sabe que combustíveis são produtos perigosos e que, em geral, agridem a natureza e é natural que tais exigências existam.

Prefeituras de sua região, Corpo de Bombeiros e outros órgãos também precisarão licenciar o seu posto. E claro, você vai precisar também do seu CNPJ, Inscrição Estadual, etc. Conte com seu contador nesta etapa.

Outra boa oportunidade de negócio são as empresas de afiliados, que são os e-commerces que vendem muito e tudo à base de programas de afiliados. Mas isto é assunto para o nosso próximo post. Se ficou curioso, não deixe de ler.
Tags: Abertura de empresa,  contabilidade para medicos contador médicoPrestador de serviços sociedade de advogados, como abrir uma empresa, abrir uma empresa individual medica , abrir uma empresa mei, abrir empresa individual, abrir um consultorio médico, abrir uma empresa prestação de serviços.

Rolar para cima