Como ser uma pessoa Jurídica em TI

Trabalhar como (PJ) Pessoa Jurídica em TI (Tecnologia da Informação), tornou-se uma excelente alternativa para os profissionais dessa área atualmente.

Com a flexibilização das leis trabalhistas e com o empreendedorismo em alta, já é possível prestar esse tipo de serviço a mais de um cliente sem ter vínculo empregatício.

Muitas empresas, grandes ou pequenas, estão optando por contratar funcionários que possam atuar como PJ. Isso porque, esse tipo de contratação traz benefícios para ambas as partes.

Se você é um profissional de TI, ou deseja abrir o seu próprio negócio, saiba qual é a melhor opção para você atuar como PJ.

O que é atuar como PJ em TI?

Atualmente existem duas formas de um profissional em TI atuar como PJ:

Por meio da contratação de uma empresa prestando seus serviços como pessoa jurídica:

Isso é quando o profissional atua como PJ devido a sua contração ser por uma empresa. Então ele presta os seus serviços de maneira remota e não possui nenhum vínculo empregatício com esse empregador, e por isso não recebe os benefícios da CLT(Consolidação das Leis do Trabalho).

Em compensação, ele possui mais flexibilidade na realização do seu trabalho, e pode ter contrato com outras empresas e expandir os seus serviços.

Por meio da abertura do seu próprio negócio ou empresa:

Já no caso em que o profissional de TI deseja abrir uma empresa, ele terá o seu próprio negócio. Ou seja, ele será seu próprio gestor, e deve trabalhar para que esse serviço possa se desenvolver através do seu esforço no mercado da tecnologia.

Como uma Pessoa Jurídica trabalha

Há algumas vantagens ao realizar algum trabalho como PJ ou prestador de serviços independente:

Horários de trabalho mais flexíveis

Ao trabalhar como pessoa jurídica, você não precisa se preocupar em bater ponto. Neste caso, o seu foco é o cumprir o trabalho, e seguir metas por mais resultados.

Esse tipo de trabalho com horário flexível, não é uma exclusividade do modelo PJ, mas é onde é mais comum.

Autonomia para trabalhar

O profissional PJ, não precisa exclusivamente trabalhar dentro da empresa contratante. É possível trabalhar remoto de casa, de cafés, de outras cidades ou mesmo de outros países.

Prestar serviços para mais de uma empresa

Com o horário flexível e autonomia para trabalhar remoto, o profissional pode ter uma cartela de clientes e em vez de atender apenas uma empresa, poderá atender várias, assim aumentando seu faturamento.

Como abrir um CNPJ?

Para trabalhar como pessoa jurídica, o primeiro passo que o profissional precisa dar, é abrir uma empresa e possuir CNPJ. Portanto, ele deve ter um número único que identificará a sua empresa perante a lei brasileira e isso lhe dará a possibilidade de trabalhar como PJ.

Para isso, é recomendado que você procure um profissional de contabilidade e confiança, como o Escritório de contabilidade Olimpia para realizar todo o processo junto aos órgãos competentes.

O processo de abertura parece complicado, mas é simples e leva em torno de 5 dias para obter o seu número de CNPJ em mãos, e 48 horas para abrir a sua empresa.

Ao abrir a sua empresa como PJ, fique atento, pois toda pessoa física, deve apresentar anualmente sua Declaração de Imposto de Renda de pessoa Física (DIRPF).

Assim como pessoa jurídica, você deve ainda apresentar a Declaração Anual Simplificada do Simples Nacional (DASN-Simei). O pagamento desse imposto é unificado, e você paga uma única guia no dia de vencimento.

Se você tem dúvidas se realmente quer trabalhar como PJ e abrir uma empresa, o mais indicado é que você busque os conselhos e experiências de profissionais que já trabalham nesse modelo.

Por fim, ao encontrar a melhor proposta para você, não perca tempo e faça o seu orçamento de abertura de empresa com a Contabilidade Olímpica, fazemos tudo de forma online e teremos a solução ideal para você abrir a sua empresa.

Rolar para cima