Como ser médico fora do Brasil – Guia Completo

Muitas pessoas se perguntam como ser médico fora do Brasil? E se isso é realmente possível.

Inicialmente, sim, é possível se tornar médico no Brasil e exercer a profissão em outro país.

No entanto, é possível mencionar que cada país tem suas próprias exigências para receber profissionais médicos de fora, sendo necessário cumprir os trâmites e revalidar o diploma.

Ademais, antes de tudo é necessário pesquisar bastante sobre o país que você deseja trabalhar e se existe a possibilidade de revalidar o diploma, de acordo com a legislação daquele país.

Para ser médico fora do Brasil, tem alguns processo burocráticos.

Além disso, esse processo burocrático é natural e ocorre com frequência, porque a medicina lida diretamente com a segurança e saúde das pessoas. Logo, é natural que se tenha bastante exigências.

Inclusive, estudantes de medicina que se formam em outros países e desejam trabalhar no Brasil precisam fazer um exame chamado Revalida.

Deseja ser médico e trabalhar no Exterior, mas não sabe Como ser médico fora do Brasil? Então, nós podemos te ajudar. Confira o artigo.

Como ser médico fora do Brasil: Dicas, informações

Muitas não sabem como ser médico fora do Brasil, especificamente nos Estados Unidos.

Inicialmente, é necessário passar pelo exame United States Medical Licensing Examination – USMLE, que possui três etapas distintas.

Além disso, será necessário se sair em bem nas três etapas, para garantir que o candidato tem conhecimento e aptidão para exercer a medicina nos Estados Unidos.

Sobre o pré-requisito de ser médico fora do Brasil, precisa de algumas etapas como seguindo abaixo.

A primeira etapa do exame consiste em uma prova teórica virtual com cerca de 322 questões e duração média de 8 horas. 

Mas, é importante mencionar que essa etapa é um pouco mais básica e realizada pelos universitários americanos no fim do segundo ano da graduação em medicina.

Ademais, a segunda etapa é outra prova teórica com cerca de 352 questões de múltipla escolha, com questões variadas entre temas mais complexos.

Nesse etapa, também é realizado um teste prático, onde o candidato participa de 8 horas de simulação ao vivo em um dia de hospital ou clínica.

Os pacientes são fictícios, mas o candidato deve atender simulando um atendimento real, de qualidade, demonstrando uma comunicação assertiva.

Além de conhecimento para realizar diagnósticos, tirar dúvidas, indicar os melhores tratamentos e pedir exames.

Por fim, a terceira e última etapa se trata de uma prova com aproximadamente 500 questões, mais complexas que pode durar até dois dias.

Médico precisa abrir empresa para trabalhar fora

O profissional médico não precisa abrir para trabalhar fora do brasil como médico, porém precisa saber quais são as documentações para iniciar a atividade na saúde estrangeira.

Como revalidar o diploma?

Como ser médico fora do Brasil dependerá de que país o indivíduo deseja trabalhar, porque como mencionado acima cada local tem suas próprias regras e exigências.

Dessa forma, o primeiro passo é pesquisar bastante sobre o processo necessário para conseguir validar o diploma estrangeiro – uma certificação médica e cada área pode ser seus próprios requisitos.

Ademais, outro fator essencial é saber falar a língua do local em que o indivíduo pretende trabalhar, porque as provas realizadas serão feitas naquela determinada língua.

E pode existir alguma exigência de proficiência na língua.

Como ser médico fora do Brasil

União Europeia

Para trabalhar como médico na União Europeia, será necessária uma especialização médica ou ter alguma residência.

Em seguida, é geralmente pedido para que o candidato faça um exame de conhecimentos gerais sobre medicina, que se assemelha a um concurso de residência médica brasileira.

Por fim, cada país da UE pode ter suas próprias regras e exigências para revalidar um diploma.

Canadá

Como ser médico fora do Brasil no Canadá é necessário passar pelo exame chamado Medical Council of Canada Evaluating Examination – MCCEE.

O presente exame conta com cerca de 180 questões de múltipla escolha e tem duração de até quatro horas.

O Canadá tem duas línguas oficiais – o inglês e o francês, por isso, o candidato poderá realizar a prova em qualquer uma das línguas.

Geralmente, os temos que mais caem no exame do Canadá são: saúde mental, materna, infantil, saúde a população, do adulto e ética. Além das perguntas sobre a prática médica geral.

Mediante aprovação, o candidato realiza outro exame o Medical Council of Canada Qualifying Examination – MCCQE.

Desse modo, esse segundo exame qualifica o candidato estrangeiro ou canadense para exercer a medicina no país.

MCCQE possui dois processo, onde o primeiro é um exame teórico e o segundo um exame prático.

Mas, se o candidato desejar trabalhar em Ontário, uma província Canadense, mais populosa terá que cumprir mais dois requisitos.

Nesse sentido, será necessário ter um título de especialista de acordo com o setor de especialização escolhido e realizar uma residência médica em uma universidade dos Estados Unidos ou Canadá.

Costa Rica

Para exercer a medicina na Costa Rica, é necessário passar por um exame com cerca de 100 questões sobre temas gerais, comprovar a proficiência na língua espanhola e passar por uma prova prática.

Mas, não se engane, não é uma prova fácil, inclusive muitas pessoas reprovam.

abrir-empresa-ti-programacao-analista

Chile

Para trabalhar no Chile como médico é um processo um pouco mais fácil e menos burocrático.

Desse modo, existe um acordo entre a Universidad do Chile, onde os diplomas latino-americanos são aceitos, sem o profissional precisa realizar um exame específico.

Ademais, será necessário apresentar os documentos que comprovem a formação profissional do candidato, e precisam ser aceitos conforme as exigências da entidade.

Por fim, se não for constatado uma adequação ao currículo, o candidato passará por um exame semelhante ao Revalida.

Índia

Como ser médico fora do Brasil na Índia, ocorre de uma forma um pouco diferente dos listados até o momento.

Nesse sentido, a Índia é uma escolha muito assertiva para estudantes e médicos, porque ficou entre os melhores 25 países no ranking QS Higher Education Strenght, no ano de 2016.

A Índia se destaca principalmente pelo alto desempenho em ciência, tecnologia e engenharia, além de promover um baixo custo para o custo de vida e estudos.

Ademais, quanto a revalidação do diploma na Índia, é necessário obter essa revalidação junto ao conselho médico indiano, mas inicialmente é provisório.

Em seguida, após um ano no país, cursando residência, o profissional precisa pedir um registro permanente, sendo necessário apresentar um certificado de residência para a avaliação do conselho.

 

Rolar para cima