Como montar um escritório de projetos de engenharia civil

Abrir o próprio escritório de engenharia civil

Geralmente, os alunos que estão recém-formados na faculdade, querem abrir um escritório para que possam desempenhar as suas funções, aproveitando que estão com a matéria fresca na cabeça e com todo o entusiasmo para pôr em práticas os ensinamentos adquiridos.

Isso não quer dizer que serão bem sucedidos nessa empreitada. Também não significa que irão falhar. O que acontece é que, até o escritório conseguir se manter, ter uma reputação e receber trabalhos, leva anos, o que pode fazer com que muitos sonhos fiquem pelo meio do caminho.

Serão momentos difíceis, complicados, mas que podem ser evitados, ou então, serem neutralizados, tratados de uma forma melhor.

Antes de pensar e abrir um escritório de engenharia, é necessário saber qual ramo, em qual área irá atuar e com quem irá compartilhar o local.

Caso opte por abrir uma sociedade, o texto a seguir o ajudará a conseguir.

Somos a Contabilidade Olimpia

O que fazer para abrir um escritório de engenharia civil?

Existem dois tipos de pessoas que querem abrir um escritório de engenharia civil: a que está recém-formada, com as ideias na cabeça e o outro trabalhador, que já atua no campo há um bom tempo e cansou de ser empregado, querendo se tornar empreendedor.

Muitas pessoas estão partindo para essa ideia, colocar as coisas do seu jeito, realizar da sua forma o serviço que estará sendo contratado, sem ter que dar satisfação ao patrão.

Antes de fazer a abertura do escritório, a pessoa deverá estar atenta a alguns detalhes importantes e, após visualizá-los e ainda assim querer fazer a abertura, fazê-la de forma segura.

O principal de tudo é saber o quanto você terá que gastar para abrir um escritório. Para isso, a pessoa deverá observar alguns pontos, como o tamanho da empresa, a estrutura do negócio, onde ficará localizado, qual o estado do lugar, os custos iniciais para poder abrir um negócio de engenharia e alguns outros assuntos que somente um contador poderá informar.

Custo para trabalhar como engenheiro com escritório próprio

 

No começo, o investimento será para você ou construir um ambiente para montar o seu escritório ou então, na obra para reformar um determinado ambiente.

É preciso ter um conhecimento do campo onde se está pisando. Planeje antes de pôr em prática o que deseja. Ter um plano de ação ajudará você a impulsionar o seu escritório.

As pessoas que serão contratadas para trabalharem pra você dependerão do porte do seu negócio. O tamanho da sua empresa ditará o número de clientes que você terá e, com isso, o número de funcionários para atendê-los.

Ter o planejamento financeiro do quanto a empresa irá gastar é vital para a manutenção do escritório. Lembrando que serão gastos fixos e voluntários, o fluxo do caixa deverá estar sempre acontecendo e com lucro, para que não haja uma quebra repentina.

Coletar todas as documentações e os registros necessários para a abertura do escritório. CNPJ, Registro na Junta Comercial ou Cartório, Inscrição no INSS, Receita Federal, Cadastro Municipal, Cadastro no CREA , Cadastro na Caixa Econômica Federal, Alvará de Funcionamento, RG e CPF, comprovante de residência dos sócios e IPTU do imóvel.

 

Rolar para cima