Como fazer um bom plano de negócio?

Como fazer um plano de negócios com excelência? Leia o artigo e saiba como estruturar as ideias da sua empresa!

Como montar um plano de negócios? Isso é uma excelente iniciativa para quem deseja estar preparado para as possíveis adversidades. Ainda mais, dando-se mais atenção a esta etapa crucial para realizar um plano muito bem elaborado. Trata-se, portanto, de uma estratégia para antecipar soluções em possíveis crises e saber como lidar quando as mesmas surgirem.

Ao longo das inovações empresariais, a organização de ideias facilita o encaminhamento de uma equipe. Além disso, também auxilia a projetar ações, obter um maior conhecimento de mercado e ainda procurar bons investimentos. É possível, portanto, compreender a viabilidade do negócio em todo o percurso que a empresa deverá percorrer.

Sendo assim, elaborar um plano de negócio pode ajudá-lo a descrever todas essas necessidades e ultrapassar os desafios. Isso porque, a partir desse documento é muito mais fácil estruturar as ideias e colocar tudo em prática. Continue lendo o artigo e saiba mais sobre esse processo:

Como fazer um plano de negócio: qual é a sua função?

Em primeiro lugar, é imprescindível entender o funcionamento do plano de negócio. Nesse caso, deve-se levar em consideração que este é um documento. Desse modo, será preciso descrever não apenas o seu negócio em si, como também os objetivos que o mesmo possui e tudo que é preciso para alcançá-los.

Vale ressaltar, contudo, que esse não é um conjunto de ideias sem base alguma, mas sim, uma espécie de declaração que deve ser produzida a partir da avaliação de mercado. Por consequência, os dados utilizados devem ser baseados em dados reais.

Como fazer um plano de negócio na prática?

Agora que você já sabe como o plano de negócio funciona e como ele pode auxiliar no sucesso do seu empreendimento, é momento de colocar tudo em prática. Veja o que é necessário para fazer o seu:

Sumário

Inicialmente, deve-se considerar o sumário executivo. Nesta etapa, será preciso incluir algumas informações primordiais, como por exemplo:

Missão, valores e visão da sua empresa;

Diferencial do seu empreendimento;

Perfil dos empreendedores e colaboradores;

Produtos e serviços ofertados, bem como as vantagens em adquiri-los;

O público da sua empresa;

Localização;

Enquadramento de tributos;

Investimento total;

Entre outros.

É importante que a escrita do sumário seja feita de forma clara e precisa. A ideia, portanto, é atrair o leitor, transmitindo assim, valores como ética, transparência e profissionalismo.

Embora essa seja a primeira parte do seu plano de negócio, opte por escrevê-la por último, pois você terá uma ideia do que deve incluir ou não.

Como fazer um plano de negócios: avaliação do mercado

Ademais, outro ponto importante é a avaliação de mercado. Neste tópico, a ideia é entender quem é o seu público-alvo, bem como realizar uma pesquisa acerca dos fornecedores e concorrentes. É importante que, dentro deste item, você analise os seguintes fatores:

Segmentação dos clientes: isso inclui o perfil do seu público de forma geral, como por exemplo: faixa-etária, comportamento, estado civil, desejos e necessidades, frequência de compra, entre outros fatores;

Concorrência: Avalie fatores como qualidade, preço e atendimento dos seus concorrentes.

Fornecedores: entenda do que você precisa, prazo de entrega, localização, quantidade mínima para pedidos, entre outros.

Planejamento de marketing

Este é o item responsável pelos itens que você oferecerá, isto é, os produtos ou serviços que você vende. Verifique fatores como cor, marca, tamanhos, entre outros aspectos. A partir disso, será possível montar uma estratégia adequada para a venda.

É importante se questionar a qualidade, se o preço está justo, os meios de entrega, e todo o processo de como o produto chegará até seu cliente.

Modo de operação

Neste tópico do plano de negócio, será preciso descrever todo o plano operacional do seu negócio. Isso deixará claro como funciona o passo a passo da venda do seu produto. Inclui, portanto, tempo necessário para prestar o serviço, armazenamento, prazos, entre outros.

Plano de finanças

A última parte do seu plano de negócio compreende o plano de finanças. É preciso então, descrever tudo que envolve investimentos e capital de giro nas ações de planejamento.

O ideal é pensar em fatores como matéria-prima, equipamentos e manutenção, salários para os colaboradores, e ações de marketing. Desse modo, é possível ter uma noção de quanto será necessário para investimentos fixos, capital de giro entre outros. Embora não necessariamente sejam os números exatos, é o mais próximo da realidade.

Como fazer um plano de negócios: monte o seu negócio!

Por fim, lembre-se que montar seu plano de negócio será um passo fundamental para ter sucesso na hora de abrir seu empreendimento. Além disso, contar com o apoio de um contador especializado o ajudará a ter uma ideia do plano financeiro e de como ajustar as principais documentações de abertura.

Acesse nosso site e confira os serviços disponíveis. Nós podemos te ajudar!

Rolar para cima