Como montar um negocio no mundo digital: 6 dicas para começar

Há apenas 20 anos, Sergey Brin e Larry Page registraram o nome de domínio google.com e há 10 anos em São Francisco, Steve Jobs apresentou o primeiro iPhone ao mundo. Neste curto período de tempo, as tecnologias digitais mudaram fundamentalmente nosso mundo. Veja aqui as melhores tendências para você empreender no mundo digital. 

Lembre-se sempre, a presença no mundo da internet é fundamental para qualquer negócio. Seja um simples restaurante de comida japonesa, até um grande escritório de advocacia. Todos os negócios precisam ter presença digital. 

Hoje, o mercado de publicidade na Internet em mecanismos de busca vale US$ 90 bilhões. O mercado de smartphones é de US$ 435 bilhões. O desenvolvimento de novas tecnologias levou ao surgimento de novos mercados e ao desenvolvimento de indústrias relacionadas.

Em todo o mundo, foi feito um curso para a transformação digital dos negócios e a construção de uma economia digital. Em 2017, a revolução digital entrou numa fase decisiva. Metade dos habitantes da Terra já estão conectados à Internet, até 2025 25% das tarefas operacionais serão realizadas por robôs. Na Rússia, o uso de novas tecnologias garantirá um crescimento do PIB de 19 para 34%.

O mundo está mudando tão rápido que pode-se dizer que o futuro já chegou. Mas em diferentes cidades e países, o movimento em direção ao “planeta digital” ainda está acontecendo em velocidades diferentes.

Portanto, a capacidade de ver novas tendências e mudanças em tempo real garante competitividade e sucesso na economia digital.

O laboratório digital da Softline explora tendências de consumo, tecnologia e indústria para identificar oportunidades de crescimento para os negócios dos clientes, gerar e testar ideias de transformação digital. Isso permite que nossa equipe crie produtos digitais comercialmente bem-sucedidos para nossos clientes.

Hoje, compartilharemos nossos insights sobre as megatendências que estão no centro da maioria das mudanças nos setores e nos modelos de negócios.

Globalização

O processo de globalização da economia se acelerou nas últimas décadas, quando vários mercados, em particular, capital, tecnologia e bens e, em certa medida, trabalho, tornaram-se cada vez mais interconectados e integrados em uma rede multicamadas.

A globalização da economia mundial levou à formação de um mercado único e espaço de informação e à liberalização do comércio mundial de bens e serviços. Os consumidores têm acesso a uma ampla gama de produtos e informações atualizadas e confiáveis ​​sobre os produtos e suas características de mercado. Os consumidores estão começando a desempenhar um papel cada vez mais proeminente nos mercados, ditando suas preferências aos produtores. 

A globalização e o aumento da volatilidade dos mercados mundiais, bem como o aumento da concorrência, levam as empresas a criar modelos de negócios sustentáveis ​​e menos sujeitos aos efeitos negativos da globalização. A sustentabilidade dos modelos de negócios é determinada pelo uso eficiente dos recursos: naturais, materiais, financeiros e intelectuais. O resultado da transformação é a transição para o networking e a formação de ecossistemas de fornecedores, parceiros, consumidores e concorrentes em torno das empresas.

Exemplos de globalização:

  • 1/5 da produção mundial de bens e serviços é produzida por corporações transnacionais. Exemplos incluem Microsoft, Oracle, Procter & Gamble, Mars, Gazprom, General Motors, Lukoil, McDonalds e outros.
  • Em 2007, pela primeira vez na história da humanidade, o número de pessoas que vivem em cidades superou o número de pessoas que vivem em áreas rurais. No futuro, o crescimento populacional ocorrerá principalmente nas cidades.
  • Em 2020, mais de 80 bilhões de dispositivos estarão conectados à Internet. A disponibilidade onipresente de informações aumenta a transparência em todas as áreas, incluindo a economia. As empresas se esforçarão pela hipertransparência de negócios e processos.
  • No contexto da globalização econômica e política, os fluxos migratórios aumentam a cada ano. A migração laboral predomina, mas um terço dos fluxos migratórios são refugiados de países hostis.
  • Um grande número de empresas está transferindo sua produção para a China e hoje não é necessário comprar mercadorias em seu próprio país. É possível receber mercadorias de qualquer lugar do mundo.

Consumo enxuto e economia compartilhada

Na esteira do desenvolvimento do consumo enxuto e do fato de que a experiência está se tornando mais importante do que a propriedade, surgiu o modelo de Economia Compartilhada. Um dos principais princípios é o acesso ao uso, não a posse de algum tipo de bem: algumas pessoas têm um recurso ou um excesso dele que outras precisam – ferramentas, equipamentos, um carro, moradia, habilidades e habilidades, informação, Tempo.

Inclui a cocriação, produção, distribuição, comércio e consumo de bens e serviços por diferentes pessoas e organizações.

O conceito de Consumo Enxuto é alcançar um equilíbrio entre reduzir o custo e melhorar a qualidade dos materiais e componentes com menores custos logísticos.

Produção e consumo em massa no início dos anos 1990 foi substituído por uma nova tendência: personalização do consumo e customização da produção, que começou a ganhar força rapidamente nos mercados globais. O escopo desse conceito aumentará nas próximas décadas à medida que as tecnologias de produção avançadas se desenvolverem e se tornarem mais baratas e as preferências personalizadas do consumidor se espalharem para novos tipos de bens e serviços.

Exemplos de consumo enxuto:

  • Relógios de pulso Pebble sincronizados com dispositivos iPhone e Android: mais de US$ 10 milhões foram arrecadados em 2012 para criá-los.
  • O Airbnb é considerado um bom exemplo do modelo de Economia Compartilhada. A empresa oferece aos viajantes a oportunidade de considerar ofertas de anfitriões em qualquer lugar do mundo e alugá-lo.
  • O compartilhamento de carro permite economizar até 70% do custo de transporte para seus clientes, pois eles pagam apenas pelo tempo em que realmente usam o carro. Os carros são usados ​​de forma mais eficiente e o número de viagens não forçadas aumenta.
  • A Yandex.Taxi está testando a tarifa Combo, que permite aos motoristas transportar vários passageiros que não se conhecem ao mesmo tempo.
  • Os agregadores de táxi são um bom exemplo: Yandex. Táxi, Uber e Gett. O consumidor não quer esperar, perder tempo se comunicando com o taxista e quer receber o serviço em até 5 minutos.

Taxa de mudança crescente

Tecnologias inovadoras que alteram significativamente as ações habituais em diversas áreas, da produção industrial à organização doméstica, conquistam seus consumidores com velocidade cada vez maior. Sob a pressão da velocidade da inovação, as empresas são obrigadas a mudar os modelos de negócios existentes, desenvolver novas abordagens aos produtos e serviços que implementam, processos e suporte às operações de negócios.

A velocidade com que novos produtos são lançados no mercado está aumentando constantemente. Os modelos e processos de negócios estabelecidos tornam-se irrelevantes, as empresas têm que operar em condições de incerteza e mudança constante. Novos modelos de negócios estão sendo desenvolvidos com base nos princípios da “economia compartilhada” e das plataformas eletrônicas.

Várias barreiras estão no caminho da transformação dos negócios: falta de competências, estruturas de gerenciamento inflexíveis, incerteza e assim por diante.

Muitas empresas não têm tempo para se adaptar às mudanças e sair do mercado. A pressão da demanda dos consumidores, o rápido desenvolvimento e disseminação da tecnologia aumentaram a importância e a complexidade do processo de inovação nas empresas, tornando-o mais caro e arriscado. As empresas estão desenvolvendo novos modelos de inovação.

Exemplos de crescimento na taxa de variação:

  • Se levou mais de 30 anos para que o telefone e o rádio se tornassem habituais para um quarto da população dos EUA, a Internet atingiu o consumidor de massa em apenas 7 anos.
  • 52% das empresas da Fortune 500 foram adquiridas ou falidas desde 2000.
  • Conhecimentos e habilidades que eram importantes há 10 anos estão obsoletos em relação às tendências do novo modelo de mundo.
  • A expectativa de vida das grandes empresas já diminuiu 1,5 vezes.
  • 1/3 das 20 maiores empresas serão prejudicadas por novas plataformas de tecnologia.
  • Há 10 anos, a mídia levava um dia ou mais para divulgar a notícia. Hoje, basta um “clique” do mouse.
  • 60% das novas vagas de emprego no mercado exigem habilidades que apenas 20% da população possui.

Digitalização das comunicações

As tecnologias de infocomunicação estão mudando os modelos de comunicação entre pessoas, bem como entre pessoas e organizações (autoridades, pequenas e grandes empresas, varejo, organizações de perfil social).

Estabelecer e manter contatos está se tornando mais fácil, interagir instantaneamente uns com os outros é possível a qualquer distância. A disseminação das tecnologias digitais está acontecendo de forma rápida e mais uniforme do que a distribuição de renda.

Indivíduos recebem ferramentas para interação diretamente, ignorando intermediários. A migração online está ocorrendo em áreas que antes estavam disponíveis apenas offline, como serviços governamentais e educação.

Pessoas em todo o mundo estão se tornando viciadas em dispositivos inteligentes, como telefones celulares e tablets. Com a ajuda deles, você pode realizar muitas tarefas em qualquer lugar e a qualquer momento – desde comunicação, compras, entretenimento e verificação de correio até pagamentos bancários, educação e navegação GPS.

Há uma evolução do comportamento do usuário: há 10 anos, o Facebook revelava o perfil das pessoas, mudando suas vidas. Então Instagram e Twitter foram incentivados a compartilhar informações sobre si mesmos a cada segundo. Hoje chegou a era do trekking: a que horas acordamos, quanto tempo andamos, como andamos com o cachorro, etc. Os consumidores passam quase todo o seu tempo livre com gadgets que aceleram uma vida já veloz e tornam a troca de informações instantânea.

Exemplos de digitalização de comunicações:

  • Na Alemanha, 37% da comunicação diária ocorre por meio de dispositivos digitais.
  • Quase 80% dos consumidores em todo o mundo têm smartphones.
  • O Omnichannel está desenvolvendo ativamente: a capacidade de fazer compras em diferentes modos: no ponto de venda, no celular, no computador, com a possibilidade de uma transição perfeita.
  • Um dos canais de promoção mais importantes são os formadores de opinião nas redes sociais. 60% dos consumidores dizem que ouvem recomendações.
  • As empresas orientadas para o crescimento procuram criar oportunidades de aprendizagem para os seus colaboradores. O volume do mercado global de educação online em 2016 ultrapassou US$ 50 bilhões e deve aumentar 5 vezes até 2022.

Transformação social

A sociedade está em constante movimento. Os principais vetores das mudanças demográficas globais são: o declínio constante da taxa de natalidade e mortalidade da população com o desenvolvimento econômico e a urbanização, o crescimento da população mundial, o aumento da expectativa de vida e a migração acelerada da população de menos desenvolvidos para mais países desenvolvidos.

As atitudes em relação ao envelhecimento estão mudando, os papéis de gênero e o conceito de família estão mudando. A proporção de idosos está aumentando. Os hábitos de consumo dos idosos diferem dos mais jovens. O aumento do acesso à formação e a crescente participação das mulheres nos negócios estão influenciando profundamente as mudanças na infraestrutura social. O papel da mulher na sociedade está mudando, a igualdade de gênero está se desenvolvendo, o que abalou a posição do homem como o primeiro arrimo da família. Um dos principais fatos que determinam a sociedade do futuro é a mudança de gerações. A geração X será substituída pelas gerações Y e Z, com um conjunto diferente de valores.

Exemplos de transformação social:

  • A população mundial aumentará 15% até 2030.
  • A idade média das mulheres ao nascimento do primeiro filho aumentou de 26 anos em 1995 para 29 anos em 2015 e continuará a aumentar.
  • O número médio mundial de filhos por mulher será de 2,47 até 2020, acima dos 3 em 1995.
  • No Reino Unido, o número de homens em licença de maternidade aumentou 10 vezes em comparação com 10 anos antes.
  • Dois terços das pessoas de 14 a 34 anos dizem que o gênero não define mais o estilo de vida ou o comportamento como antes.

Tecnologia e inovação

Um dos fatores mais importantes que influenciam o comportamento do consumidor moderno é o rápido desenvolvimento da tecnologia. Por um lado, a tecnologia amplia as possibilidades de consumo, abrindo o acesso à mais ampla gama de bens e serviços.

Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia complica nossa vida e a transforma. Às vezes, não conseguimos acompanhar o ritmo e a complexidade da tecnologia e até nos tornamos viciados nela. Portanto, a chamada usabilidade – conveniência e facilidade intuitiva de uso da tecnologia – está se tornando o requisito mais importante do consumidor.

As tecnologias atuais possuem um grande potencial para o desenvolvimento de negócios. No futuro, as tecnologias se tornarão mais acessíveis, inclusive para os consumidores. A tecnologia é percebida como um objeto de eficiência, mas também permite criar experiências de consumo, novas fontes de renda.

Exemplos de desenvolvimento e inovação tecnológica:

  • Internet das Coisas: a tecnologia não é mais apenas objetos. Hoje, a geladeira, a chaleira e o aspirador de pó podem ser fontes de informação.
  • Hoje, nenhuma empresa de alta tecnologia se vê sem tecnologias de nuvem. Problemas com servidores sobrecarregados, o perigo de ataques cibernéticos e grandes investimentos financeiros são coisa do passado.
  • Você pode pagar suas compras por telefone. As tecnologias Apple Pay, Android Pay e LG Pay facilitaram a vida dos consumidores e tornaram as transações baseadas na tecnologia de comutação magnética disponíveis para todos.  

 




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