Qual a função de uma Contabilidade e seus benefícios para a empresa

A contabilidade é a parte que registra e estuda fenômenos direto relacionados ao legado de uma entidade. Assim, no artigo de hoje, esclareçamos melhor esse assunto. Então, continue acompanhamento a leitura para ficar por dentro de tudo sobre Qual a função da Contabilidade. Saiba mais!

Sobre a contabilidade

A Contabilidade é a ciência do estudo e exercício das funções de direção, controle e registro relacionados aos atos e fatos da administração econômica, de acordo com o Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Além disso, a contabilidade é uma ciência teórica e prática, métodos de cálculo e registro da movimentação financeira de uma empresa ou firma conforme a Oxford Languages. Teoricamente, a contabilidade é uma ciência social que estuda e prática as funções de registro e controle relacionadas às ações e fatos econômicos e administrativos.

Especificamente, estuda e controla o patrimônio de uma companhia através do registro contábil dos fatos e das respectivas demonstrações de lucros e perdas resultantes. Portanto, auxilia no processo de gestão de uma empresa, desempenhando um papel fundamental na tomada de decisões.

São os relatórios e as informações que os contadores entendem e orientam os empreendedores no melhor caminho a seguir para alcançar maior lucratividade e sucesso nos negócios.

Qual a função da Contabilidade?

A contabilidade é responsável ​​por medir os dados financeiros de uma companhia, como despesas, custos, receitas, entre outros. Aliás, você deverá analisar eles e comunicar eles no formato de relatórios ao gerente ou a quem for preciso.

Dessa forma, a contabilidade proporciona às companhias uma variedade de informações que também são convenientes para a tomada de decisões seguras. Deste modo, um gestor ou líder é capaz de analisar as informações precisas antes de realizar uma escolha.

Com isso, podem prever situações de risco, por exemplo. Aliás, as práticas contábeis auxiliam na gestão dos negócios, do fluxo de caixa ao balanço, na busca pela manutenção de uma posição financeira positiva e estável.

Os benefícios de uma contabilidade adaptada

Ajuda os gerentes a tomar decisões decisivas: uma das características dos bons líderes é confiar nos dados para tomar decisões. Neste ponto, a contabilidade é bem útil para que você possa ver os custos e a saúde financeira da sua companhia durante o processo de tomada de decisão.

 

A companhia corre menos riscos: quando os gerentes analisam os dados contábeis antes de tomar decisões ou planejar, as empresas correm menos riscos. Por exemplo, cobrar de uma empresa despesas que ela não consegue arcar pode ser um erro para um gestor que não analisa dados financeiros.

Diminuição de custos desnecessários: às vezes, uma companhia gasta mais do que pode, mesmo em itens de que não precisa. Quando os dados financeiros são medidos, as organizações têm informações financeiras detalhadas e podem cortar essas despesas.

 

Saúde financeira e econômica: a contabilidade adaptada poderá salvar a saúde financeira e econômica da sua companhia, apresentando informações e previsões em tempos de crise aos gestores para que as ações necessárias possam ser tomadas em tempo hábil.

 

Auxilia no planejamento estratégico: o planejamento tático também depende da situação financeira da companhia. Por exemplo, com a contabilidade gerencial detalhando as informações contábeis de cada departamento, um planejamento mais confiável e adequado pode ser feito.

Por que a contabilidade é importante para as companhias?

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das companhias fecham com menos de 5 anos de atividade. Existem duas razões principais para que isso aconteça: ausência ou ineficácia da gestão financeira e falta de planejamento.

Gerenciar as finanças é fundamental para que as empresas se mantenham no mercado e ainda atuem de acordo com a lei e da Receita Federal. Caso contrário, o risco de ser punida ou fechar é maior.

Pois, com isso, o departamento de contabilidade consegue garantir a precisão e agilidade que o negócio da sua companhia exige, além de proporcionar controle e segurança em sua gestão.

Ele mantém as informações seguras e subsidia um bom planejamento empresarial que reduz despesas, analisa todos os seus ativos e mantém suas contas em dia. Do propósito da contabilidade, podemos mencionar que ela possui um papel crucial em qualquer companhia.

No entanto, quando executado de forma correta, pode dar aos gestores bem mais segurança de que o negócio está em ordem e que não existem risco de não pagamento de impostos e multas.

Contabilidade: qual é o seu conceito?

Para fins de estudo da contabilidade, as mudanças quantitativas e qualitativas que ocorrem no patrimônio líquido estão relacionadas ao seu conceito.

Em outras palavras, um conjunto de obrigações, bens e direitos, o conceito de contabilidade refere-se a um conjunto de procedimentos, técnicas e normas para controlar os ativos e auxiliar na gestão de modo eficiente.

Por exemplo, a escrituração contábil é um meio específico dessa ciência de registro de eventos patrimoniais, as demonstrações financeiras são declarações descritivas que reúnem fatos para adquirir mais informações.

E a análise de balanço é um método que permite a decomposição, comparação e interpretação do conteúdo das demonstrações contábeis, proporcionando informações analíticas.

Contabilidade: qual é a sua finalidade?

A contabilidade tem um papel importante e é uma ciência da riqueza, em outras palavras, os dados coletados são analisados ​​na gestão de uma companhia com potencial para tomar decisões em que são influenciadas por meio dos resultados.

Além disso, são dados econômicos coletados, medidos, registrados e organizados na maneira de relatórios e comunicações, criados por contadores especialistas na área para ajudar a orientar a estratégia de uma companhia.

Dessa forma, utilizar a contabilidade para medir o desempenho de uma empresa, avaliar o desempenho do negócio e, a partir daí, fornecer orientações para a tomada de decisões, deixando claro qual é o objetivo da contabilidade da empresa.

Contabilidade: mais que uma obrigação, uma estratégia

Enfim, a contabilidade para companhias é um elemento fundamental no controle de ativos, coletando dados para traduzir estrategicamente em procedimentos e ações que orientam as decisões de negócios, e é de extrema importância para a análise do lucro e prejuízo de uma companhia.

Rolar para cima