Quais são os serviços contábeis oferecidos por um escritório contábil

Os serviços contábeis realizados por um escritório de contabilidade são variados, vai desde uma abertura de negócio a uma consultoria financeira.

Desse modo, cada atividade realizada por um escritório de contabilidade é essencial para manter um negócio dentro da legalidade e para garantir o sucesso do mesmo no mercado.

Além disso, um escritório de contabilidade precisa fornecer bons serviços contábeis para aumentar os lucros.

Ademais, ter conhecimento das possibilidades para um escritório de contabilidade, permite fornecer diferentes possibilidades aos clientes, alguns operacionais e outros estratégicos.

Confira os serviços contábeis que um escritório contábil pode oferecer.

Abrir e fechar empresa

Abrir e fechar empresa é um dos serviços contábeis mais comuns, por mais que às vezes possa ser um serviço complicado.

Nesse sentido, na maioria das vezes, formalizar o negócio requer a ajuda de advogados, contadores e outros profissionais.

Além de realizar algumas formalidades legais para o futuro empresário, o contador é importante no negócio.

Desse modo, determinar o regime tributário e tipo empresarial mais adequado, e determinar os códigos das atividades feitas pela negócio são serviços contábeis prestados nesse contexto.

Ademais, determinar indicadores financeiros para administrar o negócio e elaborar o plano de serviços contábeis mas adequados também integra as atribuições do contador no momento de abrir uma empresa.

Serviços contábeis para pessoa física

As contas de pessoa física e pessoa jurídica são separadas, no entanto, estão presentes na rotina da pessoa.

Desse modo, você pode ofertar serviços contábeis personalizados para os empresários, na esfera de pessoa física.

Além disso, é uma oportunidade de ganhar o cliente, pois além de cuidar de seus negócios, você o ajudaria a cuidar das finanças pessoais.

Mas, para isso, você deve estar atento as principais queixas do cliente, e se ele reclamar de desorganização financeira em suas finanças pessoais, é uma oportunidade de você fornecer serviços contábeis para pessoa física.

Ademais, esse serviço pode ser válido principalmente para quem está abrindo um pequeno negócio agora e está compreendendo a necessidade de separar as contas.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é um dos serviços contábeis que deve ser realizado todos os anos pelas empresas, para assegurar o enquadramento no regime tributário adequado.

Nesse sentido, o trabalho abarca a análise de mapa fiscal, operações com o Exterior, revisão de tributos federais, incentivos fiscais, revisão previdenciária e reengenharia societária – incorporação, cisão ou fusão de novas empresas.

Ademais, o processo é essencial para descobrir qual o valor será aproximadamente devido de impostos mensais e otimizar a estratégia tributária do negócio.

No entanto, poucas empresas realizam esse planejamento, por isso é uma ótima oportunidade quanto aos serviços contábeis.

Mudanças contratuais

Os negócios estão sempre mudando, e dependendo da mudança ela deve ser feita no contrato social também.

As mudanças contratuais são um dos serviços contábeis que os contadores preferem não fazer, mas pode ser feita sem o auxílio de uma advogado, inclusive.

Além disso, entre as mudanças contratuais mais rotineiras, estão: sócios, razão social, capital social, nome fantasia, objeto social, endereço empresarial.

E é possível realizar integralmente a tramitação na Junta Comercial, na Receita Federal e nos outros órgãos competentes, além de mudar o contrato social.

Ademais, essas alterações podem ter custos fixos ou podem ser cobrados conforme a necessidades dos clientes.

Controle patrimonial

O controle patrimonial é um dos serviços contábeis, onde é realizado sempre que acontece um compra de imobilizado.

Nesse sentido, o empresário manda as notas fiscais para iniciar a depreciação e imobilizar itens.

No entanto, o controle patrimonial abarca todos os ativos intangíveis e intangíveis da empresa.

Além disso, esse serviço é pouco fornecido pelos escritórios, então é uma grande oportunidade.

Ademais, é possível determinar uma política de controle e baixa de imobilizados, recuperar tributos, economizar tempo do cliente.

Contabilidade digital

As novas tecnologias tem feito parte de qualquer negócio, inclusive tem se tornado decisivas quanto aos avanços de serviços contábeis, com ênfase para a computação em nuvem e inteligência artificial.

Ademais, ambas as inovações podem ser combinadas em um único sistema, que possibilita o acesso integral online a dados dos clientes e acompanhamento das rotinas contábeis em tempo real.

Desse modo, a contabilidade digital é uma solução para clientes que precisam um atendimento prático e ágil e desejam estar conectados diretamente com seus contadores.

Além disso, é uma forma de conseguir mais clientes de outros locais, pois com a correria do cotidiano, resolver tudo em um local online é prático para o profissional e para o cliente.

Possuir uma plataforma em nuvem, facilita o processo de envio de dados e trabalhar de qualquer lugar, a única coisa necessária é a internet.

Outra coisa importante, é que é mais fácil conceder informações que apoiam a tomada de decisão, através de gráficos que são compreendidos pelo cliente facilmente.

Inclusive, por meio de plataformas de contabilidade online, é possível transformar números em informações valiosas para o cliente em alguns cliques.

Isso, prova ao cliente o valor dos serviços contábeis prestados por você como profissional e seu escritório de contabilidade.

Emitir documentos para participação em licitações

Se o seu cliente participar de licitações, você pode fornecer os serviços contábeis de emissão de documentos.

Porque, são pedidos diversos documentos que tomam o tempo do empresários e esses documentos precisam ser enviados por correio ou entregues pessoalmente.

Além disso, a emissão de certidões de regularidade, é sem dúvidas o mais trabalhoso e o que causa mais dúvidas nos clientes.

Por isso, é possível optar por fornecer apenas certificações ou documentações completas para somar aos seus serviços contábeis.

Consultoria financeira empresarial

A consultoria financeira empresarial é um dos serviços contábeis mais importantes, principalmente se considerarmos que em 2017 o Brasil alcançou o recorde de empresas endividadas.

Desse modo, essa informação comprova a dificuldade das empresas em gerenciar suas finanças em geral.

Além disso, onde há demandas financeiras, há chances para ofertas serviços contábeis e lucrar.

Ademais, a contabilidade conta com muitos dados financeiros sobre a empresa, então, fornecer uma consultoria de qualidade para a empresa administrar melhor seus negócios é uma boa.

Rolar para cima