Quais os cuidados para abrir um posto de combustível

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Você está pensando em iniciar no ramo de combustível, precisa saber quais cuidados para abrir um posto de combustível

Abaixo vamos mostrar informações importantes para você montar seu próprio negocio

Fique aqui para entender sobre esse assunto!!

Com o aumento de carros circulando pelas cidades do país, abrir um posto de gasolina pode ser uma boa ideia para quem busca investir em um novo negócio. No entanto, para que um negócio seja bem-sucedido, é essencial ter uma compreensão clara de todas as informações que devem ser fornecidas antes de colocar o plano em ação.

São mais de 65,8 milhões de veículos circulando nas estradas do Brasil. Só em São Paulo, são 7,4 carros para cada 10 habitantes, segundo a Transportation Engineering Corporation (CET). Com números tão grandes, é fácil ver por que abrir um posto de gasolina é visto como um bom negócio!

Por exemplo, setores de necessidades básicas, como alimentos, são mais resistentes a crises econômicas. Com o aumento da população motorizada, o combustível também se tornou uma necessidade na vida das pessoas.

Mas, claro, isso não é tudo o que você pode fazer para simplesmente investir de olhos fechados. Você já se perguntou quais serviços adicionais você fornecerá em seu negócio? Qual o valor do seu investimento? Você sabe quanto tempo vai demorar para voltar?

Então, para o seu sucesso, vamos mostrar cinco coisas que você precisa saber antes de abrir um posto de gasolina.

Escolha com cuidado a localização do seu posto.

Concordamos que a principal meta dos donos de postos de gasolina é ver suas lojas cheias de clientes, afinal é isso que garante o sucesso desse tipo de negócio.

Mas para que isso aconteça, ele precisa ser instalado em uma boa localização – próximo a partes movimentadas e bem iluminadas da cidade – onde tenha placas de fácil visualização e os motoristas possam acessá-lo com segurança sem precisar revisar sua estrada.

Uma das vantagens deste segmento é que você pode apostar em localizações estratégicas dentro do quarteirão quando o investimento em áreas centrais ou avenidas e ruas de alto tráfego de veículos não for alto, pois este é um produto que está em alta demanda em quase todos os lugares.

A localização deve atender às diretrizes do plano diretor urbano de sua cidade. É este documento que define que tipos de empresas podem ser instaladas em determinados recantos da cidade, obedecendo a padrões socioeconômicos e principalmente ambientais.

Observe aspectos legais e ambientais para a construção.

Agora, em relação às leis obrigatórias para abrir um posto de gasolina, você deve registrar seu posto na Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado, obter alvará de funcionamento da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, e realizar os procedimentos necessários na Federação Caixa Econômica e União.

Além disso, devem ser observadas as leis do Conselho Nacional do Meio Ambiente, as normas da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biodiesel e todas as legislações e exigências estaduais e municipais que regem as atividades dos postos de combustíveis. 

Quando você abre um posto de gasolina, você tem que cumprir as leis existentes. Afinal, você não quer fazer negócios da maneira errada, não é? Portanto, siga todas as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP)

Quais são os demais requisitos necessários, além de consultar a prefeitura ou governo estadual.

Após a identificação do projeto, é importante verificar com a prefeitura se a área escolhida é adequada para a construção de um posto de gasolina.

Então, avalie o terreno. É perto de um córrego ou um córrego? Os municípios têm regulamentos muito específicos para postos de gasolina próximos a fontes naturais de água.

Incubadora ou Aceleradora

Escolha entre posto embandeirado e posto bandeira branca.

Em relação à bandeira, atualmente existem duas formas de escolher antes de abrir um posto de gasolina: escolher uma bandeira branca ou usar a bandeira exclusiva do revendedor.

Na primeira opção, você terá que arcar com todos os custos de construção do negócio, mas terá a flexibilidade de escolher o fornecedor que abastece sua bomba de combustível.

Ao adotar uma marca específica, os custos de montagem e manutenção do seu negócio (parcial ou total) serão subsidiados pela distribuidora, ganhando assim o direito exclusivo de fornecimento de gasolina, álcool e diesel vendidos em seus postos.

Vale ressaltar que ao optar por esta opção, você terá maior segurança na qualidade do combustível fornecido aos seus clientes, além de poder prever oscilações de preços.

Conheça o mercado e enfrente a concorrência.

Os empreendedores que desejam abrir um negócio no setor de combustíveis precisam estar bem informados e atualizados com as novas informações com o passar do tempo. 

Eles precisam estudar alguns fatores-chave inicialmente, como o público que sua loja atenderá, os concorrentes próximos, os preços que planejam cobrar e, o mais importante, as perspectivas econômicas e de dados do segmento naquele país.

Monte uma conveniência com vários produtos e faça o diferencial

Um empreendedor precisa fazer a diferença em sua loja de conveniência, se destacar da concorrência, oferecer produtos exclusivos e prestar serviços que atualmente não estão disponíveis nessa área. 

Embora haja uma grande demanda por combustível no Brasil, ainda existem muitos postos de combustíveis espalhados pelo país.

Um empreendedor tem que reter seus clientes fazendo a diferença com sua loja. Conhecer as necessidades do seu público e os problemas dos seus concorrentes é fundamental para identificar oportunidades.

As pessoas querem resolver todas as suas necessidades em um só lugar, então, além da venda de combustível, é preciso estar atento a outras possibilidades. 

Agregar mais valor ao posto com serviços exclusivos

Adicionar serviços adicionais ao seu posto, como troca de óleo, lavagem de carros, reparos elétricos e conserto de pneus, é importante para atrair mais clientes. 

Seu posto deve estar operando com uma bandeira branca ou com uma bandeira sinalizada.

Caso opte por uma bandeira sinalizada, você pode trabalhar para negociar com um concorrente da região que distribui postos de atendimento. 

Se houver um posto de gasolina BR perto da área que você quer trabalhar, procure por Ale, Ipiranga ou Shell. 

Seu projeto pode ser avaliado por distribuidores, e se eles perceberem que seu posto pode competir em novos mercados, sua empresa pode assinar um contrato com um dos distribuidores, e parte do seu trabalho pode ser financiado.

Monte uma equipe extremamente preparada.

Uma razão é clara: um serviço de alta qualidade pode reter mais clientes do que preços baixos. 

Porque, quando não houver promoções no mercado, os clientes com uma experiência positiva optarão por voltar à sua agência novamente e o indicarão para pessoas que conhecem.

Por isso, é fundamental treinar sua equipe para que ela desenvolva habilidades de atendimento ao cliente, conhecimento específico do setor de combustíveis e habilidade dos frentistas em realizar reparos mecânicos básicos. 

O frentista é a alma de uma empresa e um cartão de visita. Por isso, eles precisam ser treinados para atender bem os clientes. Isso contém:

  • Entusiasmo pelo serviço; 
  • Possuir o conhecimento técnico para vender outros produtos não combustíveis;
  • Sempre forneça serviços que sejam adicionados ao seu site, como troca de óleo ou filtro, limpeza, inspeções de pneus e quaisquer outros serviços que você possa fornecer.
  • Se você está pensando em um sistema de fidelização de clientes, esse tipo de tratamento dado aos clientes pelos frentistas e demais funcionários é fundamental para o sucesso do projeto.

 

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