Demonstrações Contábeis

Quanto custa para abrir uma empresa

Demonstrações contábeis e financeira.  

Nossa especialidade empresarial. 

Nesse artigo vamos ajudar você entender o que são as demonstrações contábeis e principalmente para as de capital aberto.

A contabilidade por meio da análise das demonstrações financeiras propõe uma melhor condução de sua empresa, orientando o processo de análise de desempenho. Este é um aspecto importante para você ter em mente! A contabilidade revela muito sobre o potencial da sua empresa.

As demonstrações contábeis, também conhecidas como demonstrações financeiras, são relevantes porque fornecem métricas valiosas que podem orientar a gestão da empresa.

As demonstrações financeiras são documentos preparados e divulgados por uma empresa para refletir seus fluxos contábeis e financeiros ao longo de um determinado período.

De acordo com a Lei 6.404/76, a divulgação dessas declarações é obrigatória para as sociedades anônimas, aos de interesse do público, como acionistas ou sócios.

Qual é o objetivo das demonstrações contábeis?

No apoio à gestão da empresa, como ferramenta facilitadora, as demonstrações financeiras podem fornecer aos gestores dados valiosos, permitindo a construção de um “mapa” de desempenho.

Por exemplo, os administradores podem tomar decisões com maior confiança comparando os dados atuais com as métricas de um período anterior. Em suma, as demonstrações financeiras podem ser uma ferramenta de gestão para a sua empresa.

Além disso, a divulgação dessas declarações permite que sócios e acionistas avaliem o crescimento da organização e considerem a possibilidade de investir na empresa.

Definição do IBRACON (NPC 27): “O objetivo das demonstrações financeiras genéricas é fornecer informações sobre o patrimônio e a posição financeira de uma entidade, resultados e fluxos financeiros que sejam úteis para uma ampla gama de decisões do usuário. o resultado da gestão de seus recursos.”

Demonstrações financeira e para o controle gerencial

Quando uma empresa adota as demonstrações financeiras como parte de seu controle gerencial, passa a entender mensalmente o desempenho e a rentabilidade de seus negócios. Em outras palavras, é muito melhor fazer isso mês a mês do que arquivar as demonstrações financeiras no final do ano apenas para cumprir as exigências legais.

Vejamos um exemplo de uma declaração de renda anual (DRE). Este relatório mostra o desempenho mensal em relação às contas e despesas. Dessa forma, além de apoiar a elaboração dos planos orçamentários, auxilia os gestores nos processos e na tomada de decisões.

o que é o balanço patrimonial

Demonstração do Resultado do Exercício "DRE"

Portanto, a partir do DRE pode-se estimar o valor das despesas e receitas nos próximos meses. Com isso, os gestores podem planejar investimentos, despesas e metas de vendas para cada período.

Em resumo, o principal objetivo do relatório financeiro é dar uma imagem real da saúde financeira do seu negócio, dando aos gestores e potenciais investidores um indicador preciso para a tomada de decisões.

Quais são as demonstrações contábeis?

De acordo com a legislação, toda empresa pública é obrigada a divulgar suas demonstrações financeiras no final do período de relatório.

Assim, ao final de cada ciclo, os departamentos administrativo e contábil ficam encarregados de organizar os documentos e preparar toda a papelada para seus acionistas, governo e auditores.

No entanto, mesmo que sua empresa não seja uma S/A, elaborar demonstrações financeiras é uma forma eficaz de mensurar sua gestão.

Afinal, a composição desses relatórios garante maior transparência e compreensão da situação da empresa.

Empresas com capital aberto e demonstrações contábeis

Para as empresas de capital aberto, a divulgação é uma forma de prestação de contas aos stakeholders e acionistas das operações.

Assim, é possível entender o posicionamento da empresa no mercado.

No entanto, as informações fornecidas pelas demonstrações financeiras são muito mais imersivas do que parecem.

Isso porque não é apenas um documento ou outro que constitui uma ação de prestação de contas.

É esta apresentação diversificada que enriquece sua interpretação dos atuais cenários de negócios e permite melhores previsões para o futuro.

Vantagens das Demonstrações contábeis

Você já sabe que o processo de elaboração das demonstrações financeiras é muito importante para uma gestão empresarial confiante. Mas você sabia que pode ser mais?

É função das demonstrações financeiras que vai além do entendimento de sua situação financeira e práticas contábeis.

A seguir, apresentaremos algumas das novas vantagens e potencializaremos as demais vantagens que essa prática oferece ao seu negócio. Verificar!

Auxiliar no processo de obtenção de crédito

Encontrar uma linha de crédito para uma empresa é uma questão constante e pode ser a vez da sua organização a qualquer momento.

Você sabia que as demonstrações financeiras são uma ferramenta essencial no processo de obtenção de crédito?

Isso mesmo: as instituições financeiras costumam pedir a declaração dos documentos exigidos na hora de avaliar o pedido de crédito de uma empresa!

Entre os arquivos mais necessários, temos BP e DRE!

Relatório e suas métricas por período

Garanta a transparência do negócio

Como mencionamos, não há relatório mais completo para usar métricas para moldar sua estratégia de gestão do que as demonstrações financeiras.

São documentos completos que não apenas informam sua empresa, mas também contam a história do período.

 

Aumenta a transparência dos resultados do negócio, identificando áreas-chave para melhorias e sucessos!

ajuda na tomada de decisão

Suas decisões de negócios não podem ser tomadas com base em suposições. Para ajudar a cumprir essa missão, as demonstrações financeiras são uma ótima fonte de dados e insights.

 

Isso é especialmente possível porque esses relatórios podem ajudá-lo a medir com precisão o desempenho de sua organização.

 

Então, basta encontrar os pontos mais críticos para sua estratégia e, com base nos resultados apresentados, projetar melhorias que realmente impactem suas operações.

 

Atrair investidores para o negócio

Ao procurar novos investidores nos mercados financeiros, alguns relatórios de comentários (como DRAs) são necessários.

 

Dessa forma, o titular do capital pode analisar a divisão do patrimônio da empresa.

 

Esses relatórios ajudam as partes interessadas a entender o tipo de investimento que sua empresa representa (arriscado, conservador, etc.), bem como a entender a estabilidade do negócio e seu potencial de mercado.

 

Rolar para cima