O que é DARF: como pagar, emitir e quando o investidor deve arrecadar

o que é Darf, para que serve esse documento da receita federal.

Trabalhamos com contabilidade desde de 2008.

Somos apaixonado por contabilidade!

Vamos lá, vou explicar sobre o que é  Darf, esse documento de arrecadação de imposto que precisa pagar em algumas situações.

Você vai ler sobre um tutorial, que fala sobre esse para recolher as taxas de investidores.

o que é, e para que serve essa guia de arrecadação de investidores

O DARF é um guia de arrecadação de impostos, contribuições e taxas embutidos em operações financeiras. 

Este documento é uma das principais ferramentas para a tributação do IRS. Portanto, seu uso é obrigatório no dia a dia de indivíduos e empresas.

No DARF são pagos importantes tributos como IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), IRPJ (IRPJ), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social Lucro Líquido), IOF (Crédito, taxa de câmbio e negócios de seguros) e outras despesas.

Por isso, os empresários devem ficar atentos na emissão e no pagamento dessa cobrança, mantendo assim seus negócios em sintonia com a receita.

A presença de um bom contador é essencial para acertar esse processo e não ter dores de cabeça depois. Simples e Normal. Verifique as diferenças entre os seguintes modelos e qual modelo você deve usar no pagamento de impostos corporativos:

O que é Darf: Informações e dicas

Darf é a sigla para “Declaração Anual do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte”, O que é Darf: que é um documento utilizado no Brasil para declarar e pagar o imposto de renda sobre os rendimentos recebidos durante um ano fiscal. 

A declaração de imposto de renda é obrigatória para todas as pessoas físicas e jurídicas residentes no Brasil que tenham rendimentos tributáveis, exceto para aqueles cuja renda total anual seja inferior ao limite de isenção estabelecido pelo governo. 

A declaração de imposto de renda deve ser feita anualmente e entregue até o final de abril do ano seguinte ao ano fiscal em questão, mas muitos tem dúvida sobre o que é Darf. É importante lembrar que o atraso na entrega da declaração de imposto de renda pode resultar em multas e juros

Qual a importância do DARF para os investidores?

Ao investir qualquer valor, seja em bolsa de valores ou outras opções do mercado, seus lucros podem ser tributados e você deve reportá-los no seu imposto de renda.

Os investimentos em renda fixa são recebidos diretamente na fonte, ou seja, o lucro líquido recebido foi retido e repassado diretamente ao governo. 

 Quando a operação é de curtíssimo prazo (day trading), apenas 1% do valor do ganho é retido na fonte e, para as posições, esse percentual é de 0,005% do valor de alienação do ativo, devendo o restante ser declarado. 

A partir da emissão e pagamento do DARF, os investidores podem cumprir a lei e evitar serem notificados da apuração. O DARF garante que os investidores cumpram a lei e evitem inspeções.

DARF simples

Criado em 1997, esse modelo é utilizado por empresas que se enquadram em regime tributário especial para pagar impostos como IRPJ, CSLL, PIS e CONFINS de forma única. Com a criação do Simples Nacional em 2022, esse tipo de arrecadação foi substituído pelo DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

DARF Universal

Ao contrário dos modelos simples, esse tipo ainda funciona. 

Este guia destina-se ao uso de pessoas físicas e jurídicas para cobrança de tributos como impostos aduaneiros sobre mercadorias importadas do exterior, PIS para notas fiscais de empresas e imposto de renda na fonte de pagamento.

Pessoa Física Emissora do DARF

A impressão Darf de todas as cotas fiscais podem ser feita no programa que gera a declaração de IRPF, calculando o valor dos juros Selic para a data de vencimento correspondente. Além disso, para Darfs emitidos em atraso, a sobretaxa estatutária devida também será calculada.

Você também pode imprimir o Darf usando uma das seguintes opções:

Meu Imposto de Renda (Extrato DIRPF) – Serviços de Pagamento: Consulta Débitos, Liberação de DARF e Alteração de Cotas. O status de cada cota será exibido. Clique no ícone “Imprimir” para emitir o Darf para o mês desejado;

Programa Darf que calcula e publica cotas de IRPF;

A segunda parcela é paga em dia e os juros aumentam em 1%. 

As demais ações, ainda que pagas em dia, incidirão juros equivalentes à taxa Referencial do sistema especial de compensação e Custódia de Títulos Federais (Selic), acumulados mensalmente, de 1º de julho de 2020 até o mês anterior ao pagamento, acrescidos do mês do pagamento 1% (um por cento). Ao usar as opções 1 e 2, o Darf será impresso e a taxa apropriada será calculada automaticamente.

Para muitos médicos pode pagar suas guias de DARF como pessoa físicas.

Sobre o DARF Online

O DARF (Documento de Arrecadação de Tributos Federais) é o principal guia de tributação administrado pela Receita Federal do Brasil. 

O modelo de documento nasceu no final da década de 1990 para facilitar a arrecadação de tributos federais, permitindo que os pagamentos fossem feitos por meio de uma única etiqueta, enquanto o valor arrecadado era repassado diretamente para o cofre. Não há intermediário.

Desde então, o DARF continua sendo amplamente utilizado para tributação de pessoas físicas (principalmente para pagamento de cotas de imposto de renda) e pessoas jurídicas devido à Receita Federal do Brasil (RFB). 

Quando falamos de DARF online, estamos nos referindo a um programa que distribui documentos pela Internet. Opções que combinam comodidade e segurança. 

Em suma, alguns campos serão preenchidos automaticamente pelo programa fornecido pela receita, reduzindo a margem de erro.

Como preencher o DARF?

Para emitir um documento, existem alguns dados à mão para o preenchimento correto do formulário. Incluindo:

nome do contribuinte e fundo de previdência do indivíduo;

CNPJ e razão social, como pessoa jurídica;

Competência tributária (meses relevantes para o cálculo do período de tributação);

Código de pagamento (disponível na RF neste endereço);

número de referência (dependendo da operação fiscal);

data de validade;

Quantidade de carga;

Multas e juros (se aplicável);

O valor total calculado automaticamente (incluindo multas e juros, se houver).

 

As informações necessárias para preencher variam de acordo com o modelo DARF. Informações adicionais obrigatórias estão no modelo DARF fornecido pela Receita Federal em seu site.

Como emitir DARF?

A emissão de DARF é mais simples do que parece. A própria Receita Federal disponibiliza algumas ferramentas para facilitar esse processo:

A forma mais comum de distribuir este arquivo é através de um software específico criado pela RF. Nesse método, você deve baixar e instalar o programa em seu computador ou laptop para publicar o guia e realizar outras operações relacionadas ao DARF. 

Um dos benefícios da utilização desse sistema é que ele é atualizado no primeiro dia útil de cada mês para acompanhar o índice Selic, que calcula com precisão o imposto cobrado.

A Renda também disponibiliza uma plataforma online para calcular e imprimir documentos. Nesse caso, você pode visitar o site e preencher campos de identificação como estado, cidade, código da receita, etc. 

Ao usar esta rota, você deve pagar pela etiqueta em um banco aprovado. Ao pagar um banco, você pode utilizar os diversos serviços oferecidos – dependendo da instituição – como quiosques de autoatendimento, internet, débito em conta (talvez apenas para parcelamento da dívida), gerenciadores financeiros ou até mesmo por meio de um aplicativo.

 Tudo isso mesmo sem códigos de barras DARF.

Rolar para cima